Entertainment

‘Gaslighting’ é eleita palavra do ano pelo dicionário Merriam-Webster

Termo surgiu em referência ao filme 'Gaslight', de 1944, e passou a ser utilizado como sinônimo para relacionamentos abusivos e violência psicológica. O dicionário norte-americano Merriam-Webster elegeu “gaslighting” como palavra do ano. O título veio após um aumento de 1.740% nas buscas pelo termo no site do dicionário em 2022, em comparação com 2021.
Segundo o dicionário, gaslighting é “o ato ou prática de enganar alguém grosseiramente, especialmente para [obter] vantagem pessoal”.
Em português, o termo não tem uma tradução equivalente, mas é comumente traduzida como manipulação e é associado a abuso emocional, como um tipo de violência psicológica.
Isso tem nome: entenda o que é 'gaslighting', um tipo de violência psicológica
Algo curioso apontado pelo Merriam-Webster é que não houve um acontecimento específico que tenha causado ou estimulado a busca pelo significado do termo.
“Nesta era de desinformação – de fake news, teorias da conspiração, trolls do Twitter e..

Publicado

em

Termo surgiu em referência ao filme 'Gaslight', de 1944, e passou a ser utilizado como sinônimo para relacionamentos abusivos e violência psicológica. O dicionário norte-americano Merriam-Webster elegeu "gaslighting" como palavra do ano. O título veio após um aumento de 1.740% nas buscas pelo termo no site do dicionário em 2022, em comparação com 2021.
Segundo o dicionário, gaslighting é "o ato ou prática de enganar alguém grosseiramente, especialmente para [obter] vantagem pessoal".
Em português, o termo não tem uma tradução equivalente, mas é comumente traduzida como manipulação e é associado a abuso emocional, como um tipo de violência psicológica.
Isso tem nome: entenda o que é 'gaslighting', um tipo de violência psicológica
Algo curioso apontado pelo Merriam-Webster é que não houve um acontecimento específico que tenha causado ou estimulado a busca pelo significado do termo.
"Nesta era de desinformação – de fake news, teorias da conspiração, trolls do Twitter e deepfakes – gaslighting surgiu como uma palavra para o nosso tempo", diz a publicação.
Dicionário Cambridge elege 'Homer' como palavra do ano
Colegiais de Kirkman: o problema que fascina matemáticos há 172 anos
Como o termo surgiu
O site do Merriam-Webster lembra que o termo foi usado pela primeira vez em referência ao filme norte-americano "Gaslight", de 1944. O suspense, traduzido como "À meia luz" no Brasil, mostra o relacionamento abusivo de um casal, em que o marido manipula a esposa e a trata como louca.
Neste contexto, a definição adotada foi a seguinte:
"Manipulação psicológica de uma pessoa geralmente durante um longo período de tempo que faz com que a vítima questione a validade de seus próprios pensamentos, percepção da realidade ou memórias e normalmente leva à confusão, perda de confiança e autoestima, incerteza de seu emocional ou estabilidade mental, e uma dependência do perpetrador".
'Homer' é a palavra do ano do Cambridge Dictionary
Para o britânico Cambridge Dictionary, "Homer" é a palavra do ano em 2022. O termo no inglês informal americano é a abreviatura de "home run", que é uma jogada no beisebol quando se rebate a bola para fora do campo de jogo e os jogadores são capazes de passar correndo em todas as bases.
Diferente de 'Gaslighting', o termo levou o título após um enorme pico nas pesquisas pela palavra no site do Cambridge Dictionary, com mais de 65 mil num único dia.
A onda significativa de buscas ocorreu em 5 de maio, quando o termo "homer" foi a palavra vencedora no jogo de palavras sensação do momento: "Wordle". O passatempo é um game de navegador em que o jogador precisa acertar a palavra do dia, com cinco letras, em seis tentativas e nenhuma pista.
O dicionário explicou que "homer" é usado de forma muito diferente no inglês britânico, o que explicaria a necessidade dos jogadores de Wordle de pesquisar o significado.
No inglês americano, "homer" é substantivo e é utilizado no contexto do beisebol em referência à jogada que é como um gol do futebol.
Já em textos britânicos, o termo está relacionado ao poeta grego Homero, e é utilizado acompanhado de verbos como traduzir, citar e ler. Nestes casos, o substantivo é grafado com uma letra maiúscula em referência ao nome do poeta.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile