Conecte-se Conosco

MARANHÃO

Perícia que diz ambiente da sala de cinema que pegou fogo foi alterado; não há previsão para reabertura de shopping

Alteração foi identificada durante inspeção realizada por peritos do Instituto de Criminalística (ICRIM) nesta segunda-feira (13). Incidente matou duas pessoas. Perícia diz que não há previsão para reabertura do shopping Rio Anil em São Luís
Peritos do Instituto de Criminalística (ICRIM) continuam realizando a coleta de dados para ajudar a esclarecer as causas do incêndio em uma sala do cinema Cinesystem, no Rio Anil Shopping, na última terça-feira (7). Devido aos trabalhos no local, ainda não há previsão para a reabertura do shopping.
Durante a inspeção, a perícia identificou um grave problema. De acordo Erica Brito, perita criminal do ICRIM, o ambiente da sala de cinema foi alterado. A situação foi constatada durante inspeção nesta segunda-feira (13).
“A gente não encontrou o local como a gente deixou, dia 8, porque a gente começou pela parte externa tendo o garantismo que a parte interna estaria preservada, mas não foi como a gente encontrou hoje. Isso é fraude processual, isso va..

Publicado

em


Alteração foi identificada durante inspeção realizada por peritos do Instituto de Criminalística (ICRIM) nesta segunda-feira (13). Incidente matou duas pessoas. Perícia diz que não há previsão para reabertura do shopping Rio Anil em São Luís
Peritos do Instituto de Criminalística (ICRIM) continuam realizando a coleta de dados para ajudar a esclarecer as causas do incêndio em uma sala do cinema Cinesystem, no Rio Anil Shopping, na última terça-feira (7). Devido aos trabalhos no local, ainda não há previsão para a reabertura do shopping.
Durante a inspeção, a perícia identificou um grave problema. De acordo Erica Brito, perita criminal do ICRIM, o ambiente da sala de cinema foi alterado. A situação foi constatada durante inspeção nesta segunda-feira (13).
"A gente não encontrou o local como a gente deixou, dia 8, porque a gente começou pela parte externa tendo o garantismo que a parte interna estaria preservada, mas não foi como a gente encontrou hoje. Isso é fraude processual, isso vai estar bem especificado no nosso laudo pericial', disse a perita.
Nesta segunda-feira, foi a primeira vez que os peritos recolheram material de dentro da sala do cinema. Após um trabalho minucioso na área externa, a espuma acústica, o forro e os restos do estofado das cadeiras serão analisados.
Rio Anil Shopping continua fechado desde o dia do incêndio em cinema de São Luís
Reprodução/TV Mirante
O parecer do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) está pronto, entretanto, o Instituto de Criminalística disse que não há previsão de conclusão da perícia.
A liberação de funcionamento do shopping só será feita após avaliação técnica criteriosa. A intenção é isolar somente a área atingida pelo fogo e liberar as demais, mas enquanto isso, apenas alguns funcionários têm acesso ao shopping.
Em nota, o Rio Anil Shopping informou que aguarda que as autoridades possam esclarecer eventuais alterações na cena pós-incêndio, caso tenham ocorrido. O estabelecimento diz que tem procurado seguir, estritamente, as orientações das autoridades policiais desde os acontecimentos.
O incêndio
Incêndio em shopping de São Luís deixa duas pessoas mortas e 13 feridas
Ao menos 21 pessoas ficaram feridas no incêndio e duas ainda seguem internadas em hospitais particulares, em São Luís. Além delas, duas jovens morreram.
Uma das vítimas era Yasmin Gomes Campos, de 21 anos, que estava desaparecida e era tida como uma das vítimas do incêndio no Shopping Rio Anil. Nesta sexta-feira (10), um lado do Instituto Médico legal confirmou a identificação da vítima por meio de um exame de DNA feito a partir de uma amostra do fêmur, já que o corpo foi encontrado bastante deteriorado.
Evellyn Gusmão Gomes Silva e Yasmin Gomes Campos foram vítimas do incêndio em shopping de São Luís
Arquivo pessoal
Além de Yasmin, a jovem Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, também morreu durante o incêndio nas salas de cinema do shopping. Ela foi velada e enterrada na quarta-feira (8), em São Luís.
Causas do incêndio
Imagens mostram como ficou a sala de cinema que pegou fogo em São Luís
Ainda em relação ao que causou o incêndio no cinema, várias hipóteses são levantadas, como curto circuito. No entanto, Célio Roberto afirma que a principal suspeita no momento é de que a causa foi provocada pelas atividades de manutenção no teto. Testemunhas afirmam que ouviram o barulho de uma suposta 'explosão', em uma das salas do cinema.
"Pra sabermos o que houve, depende do que iniciou o incêndio. Pode ser um curto circuito durante a manutenção, assim como uma fonte externa de calor. Agora uma indagação nossa é como o incêndio eclodiu de forma tão instantânea, da forma como foi".
O g1 Maranhão entrou em contato com o Shopping Rio Anil, que disse ter aberto um procedimento interno para investigar as causas do incêndio. Em nota, disse ainda que está prestando atendimento às vítimas e colaborando na investigação das autoridades (veja a nota na íntegra no final da reportagem).
Por outro lado, o Corpo de Bombeiros informou também que as ações de combate a incêndio, por parte do shopping, foram feitas de forma adequada.
"Combatemos o incêndio com 100% de água do shopping, usamos pressão ideal. Água não faltou. A primeira equipe que foi acionada teve um tempo de resposta de 4 minutos e já encontraram uma equipe de brigadistas do shopping atuando. Mas, mesmo que se faça o trabalho e exija que tudo funcione adequadamente, se tiver um agente externo, pode acontecer o sinistro. Normalmente uma falha acontece onde falha a prevenção", confirmou o coronel.
LEIA MAIS
Shopping Rio Anil contratou empresa para reparar goteiras no dia do incêndio no cinema, diz polícia
'A gente só sabia que queria sair dali': diz sobrevivente
Adolescente vítima de incêndio em shopping morreu asfixiada, aponta IML
Ministério Público abre inquérito para investigar as causas do incêndio
Quinze feridos no incêndio recebem alta médica
O que diz o shopping
Em nota, o Shopping Rio Anil disse que acompanha as investigações e lamenta o acidente, assim como afirmou estar prestando atendimento às vítimas.
"Neste momento de consternação, o Rio Anil Shopping está concentrando todos os esforços para apoiar as famílias das duas jovens que faleceram durante o incêndio e transferir as demais vítimas para um hospital particular, prestando toda a assistência necessária às famílias. Após acompanhar o trabalho incansável do Corpo de Bombeiros, no socorro e primeiro atendimento às vitimas, o shopping vem colaborando com os órgãos competentes, empenhado e comprometido em identificar as causas do incêndio", diz a nota da empresa.
O Shopping Rio Anil afirmou ainda, nesta quinta-feira (9), que está tentando localizar familiares das vítimas que ainda não são atendidos pela empresa, que estaria oferecendo atendimento médico e despesas nos cuidados com a saúde.
Para isso, o Shopping Rio Anil disponibilizou um telefone para atendimento às vítimas e suas famílias: 0800 300 4591.
"As razões do que se passou não estão claras. Abrimos um procedimento interno para analisar com rigor todas as hipóteses relacionadas pelos peritos sobre o incêndio na sala do cinema e sobre a manutenção que acontecia no telhado, em um ponto no lado oposto ao espaço. Permanecemos à disposição das autoridades a fim de colaborar ativamente com as investigações, e das vítimas e suas famílias, em um momento tão difícil como este", finaliza o shopping, em nota.
O que diz o Cinesystem
Em nota, a Rede Cinesystem Cinemas também afirmou que lamenta o ocorrido e que o socorro às vítimas e o combate aos focos de incêndio foram feitos pela equipe local, assim como, pelo SAMU e Corpo de Bombeiros
"Não estão sendo medidos esforços para que seja prestada assistência e solidariedade aos feridos, suas famílias e demais pessoas atingidas, com auxílio de todas as formas possíveis para que sejam atendidos de maneira digna pelos serviços de saúde. Manifestamos nosso pesar, profunda tristeza e eterno lamento pelas vítimas fatais e vamos contribuir para tentar amenizar o sofrimento dos familiares, direcionando nossas orações a todos, mas sabendo que não há como mensurar a dor daqueles que perdem um ente querido. A causa do incêndio já está sendo apurada e estamos acompanhando as investigações junto às autoridades competentes", diz a empresa.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

SAIBA MAIS

Tendência