Conecte-se Conosco

MARANHÃO

Imagens exclusivas mostram operários aplicando manta asfáltica no telhado do shopping Rio Anil em São Luís

As imagens são da câmera de monitoramento do shopping e foram obtidas pelo JM2. Funcionários usaram um um botijão de gás que alimenta o equipamento utilizado para aquecer a manta asfáltica. Imagens mostram serviço de colocação de manta asfáltica em teto de shopping
Imagens obtidas com exclusividade, pelo JM2, mostram o trabalho de colocação de manta asfáltica no telhado do shopping Rio Anil, em São Luís, onde uma sala do cinema Cinesystem pegou fogo, na última terça-feira (7).
As imagens são da câmera de monitoramento do shopping. Às 15h30, quatro operários faziam o trabalho no local. A área em que eles estavam fica exatamente na direção do parquinho, perto da Praça de Alimentação do shopping. Esses espaços não foram atingidos pelo fogo.
As salas de cinema, onde segundo as investigações da Polícia Civil, o fogo poderia ter começado, ficam na área oposta à que os homens realizavam o trabalho. Eles usavam um botijão de gás que alimenta o equipamento utilizado para aquecer a manta, que ..

Publicado

em


As imagens são da câmera de monitoramento do shopping e foram obtidas pelo JM2. Funcionários usaram um um botijão de gás que alimenta o equipamento utilizado para aquecer a manta asfáltica. Imagens mostram serviço de colocação de manta asfáltica em teto de shopping
Imagens obtidas com exclusividade, pelo JM2, mostram o trabalho de colocação de manta asfáltica no telhado do shopping Rio Anil, em São Luís, onde uma sala do cinema Cinesystem pegou fogo, na última terça-feira (7).
As imagens são da câmera de monitoramento do shopping. Às 15h30, quatro operários faziam o trabalho no local. A área em que eles estavam fica exatamente na direção do parquinho, perto da Praça de Alimentação do shopping. Esses espaços não foram atingidos pelo fogo.
As salas de cinema, onde segundo as investigações da Polícia Civil, o fogo poderia ter começado, ficam na área oposta à que os homens realizavam o trabalho. Eles usavam um botijão de gás que alimenta o equipamento utilizado para aquecer a manta, que geralmente é um maçarico.
Funcionários usam botijão de gás para ajudar no trabalho
Reprodução/TV Mirante
Como a câmara não faz um giro de 360 graus, não é possível perceber o momento exato em que o maçarico é utilizado.
Por volta das 16h, imagens mostram os sinais de fumaça no ar. Na sequência, uma fumaça muito forte e escura começa a sair exatamente da área onde os operários trabalhavam.
Em meio à fumaça, sem parecer assustados, eles pegam o material de trabalho para deixar o local. Quando a imagem volta novamente para o telhado, eles já estão na área que fica sobre as salas de cinema, próximo à escada. Em pouco tempo, a fumaça se espalha e o registro é interrompido.
Imagens exclusivas mostram funcionários aplicando manta asfáltica em telhado de shopping
Reprodução/TV Mirante
Investigações
As imagens estão sendo analisadas pela Polícia Técnica e pelo Corpo de Bombeiros, que também trabalham com um conjunto de material que foi resultado das vistorias e perícias realizadas no local do incêndio.
Os vídeos devem ser utilizados pela defesa do Rio Anil Shopping que sustenta a versão de que, a área em que os operários trabalhavam, fica longe do cinema, cerca de 40 metros.
Entretanto, a Perícia Criminal avalia se o fogo pode ter começado onde a manta asfáltica estava sendo instalada e se espalhado até as salas de cinema.
Shopping interditado
Peritos do Instituto de Criminalística (ICRIM) identificaram que, a sala de cinema que pegou fogo, teve o ambiente alterado. A situação foi constatada durante inspeção nesta segunda-feira (13) e devido aos trabalhos no local, ainda não há previsão para a reabertura do shopping.
"A gente não encontrou o local como a gente deixou, dia 8, porque a gente começou pela parte externa tendo o garantismo que a parte interna estaria preservada, mas não foi como a gente encontrou hoje. Isso é fraude processual, isso vai estar bem especificado no nosso laudo pericial', disse a perita Erica Brito.
Nesta segunda-feira, foi a primeira vez que os peritos recolheram material de dentro da sala do cinema. Após um trabalho minucioso na área externa, a espuma acústica, o forro e os restos do estofado das cadeiras serão analisados.
Rio Anil Shopping continua fechado desde o dia do incêndio em cinema de São Luís
Reprodução/TV Mirante
A liberação de funcionamento do shopping só será feita após avaliação técnica criteriosa. A intenção é isolar somente a área atingida pelo fogo e liberar as demais, mas enquanto isso, apenas alguns funcionários têm acesso ao shopping.
Em nota, o Rio Anil Shopping informou que aguarda que as autoridades possam esclarecer eventuais alterações na cena pós-incêndio, caso tenham ocorrido. O estabelecimento diz que tem procurado seguir, estritamente, as orientações das autoridades policiais desde os acontecimentos.
O incêndio
Incêndio em shopping de São Luís deixa duas pessoas mortas e 13 feridas
Ao menos 21 pessoas ficaram feridas no incêndio e duas ainda seguem internadas em hospitais particulares, em São Luís. Além delas, duas jovens morreram.
Uma das vítimas era Yasmin Gomes Campos, de 21 anos, que estava desaparecida e era tida como uma das vítimas do incêndio no Shopping Rio Anil. Nessa sexta-feira (10), um lado do Instituto Médico legal confirmou a identificação da vítima por meio de um exame de DNA feito a partir de uma amostra do fêmur, já que o corpo foi encontrado bastante deteriorado.
Evellyn Gusmão Gomes Silva e Yasmin Gomes Campos foram vítimas do incêndio em shopping de São Luís
Arquivo pessoal
Além de Yasmin, a jovem Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, também morreu durante o incêndio nas salas de cinema do shopping. Ela foi velada e enterrada na quarta-feira (8), em São Luís.
Causas do incêndio
Imagens mostram como ficou a sala de cinema que pegou fogo em São Luís
Ainda em relação ao que causou o incêndio no cinema, várias hipóteses são levantadas, como curto circuito. No entanto, Célio Roberto afirma que a principal suspeita no momento é de que a causa foi provocada pelas atividades de manutenção no teto. Testemunhas afirmam que ouviram o barulho de uma suposta 'explosão', em uma das salas do cinema.
"Pra sabermos o que houve, depende do que iniciou o incêndio. Pode ser um curto circuito durante a manutenção, assim como uma fonte externa de calor. Agora uma indagação nossa é como o incêndio eclodiu de forma tão instantânea, da forma como foi".
O g1 Maranhão entrou em contato com o Shopping Rio Anil, que disse ter aberto um procedimento interno para investigar as causas do incêndio. Em nota, disse ainda que está prestando atendimento às vítimas e colaborando na investigação das autoridades (veja a nota na íntegra no final da reportagem).
Por outro lado, o Corpo de Bombeiros informou também que as ações de combate a incêndio, por parte do shopping, foram feitas de forma adequada.
"Combatemos o incêndio com 100% de água do shopping, usamos pressão ideal. Água não faltou. A primeira equipe que foi acionada teve um tempo de resposta de 4 minutos e já encontraram uma equipe de brigadistas do shopping atuando. Mas, mesmo que se faça o trabalho e exija que tudo funcione adequadamente, se tiver um agente externo, pode acontecer o sinistro. Normalmente uma falha acontece onde falha a prevenção", confirmou o coronel.
LEIA MAIS
Shopping Rio Anil contratou empresa para reparar goteiras no dia do incêndio no cinema, diz polícia
'A gente só sabia que queria sair dali': diz sobrevivente
Adolescente vítima de incêndio em shopping morreu asfixiada, aponta IML
Ministério Público abre inquérito para investigar as causas do incêndio
Quinze feridos no incêndio recebem alta médica
O que diz o shopping
Em nota, o Shopping Rio Anil disse que acompanha as investigações e lamenta o acidente, assim como afirmou estar prestando atendimento às vítimas.
"Neste momento de consternação, o Rio Anil Shopping está concentrando todos os esforços para apoiar as famílias das duas jovens que faleceram durante o incêndio e transferir as demais vítimas para um hospital particular, prestando toda a assistência necessária às famílias. Após acompanhar o trabalho incansável do Corpo de Bombeiros, no socorro e primeiro atendimento às vitimas, o shopping vem colaborando com os órgãos competentes, empenhado e comprometido em identificar as causas do incêndio", diz a nota da empresa.
O Shopping Rio Anil afirmou ainda, nesta quinta-feira (9), que está tentando localizar familiares das vítimas que ainda não são atendidos pela empresa, que estaria oferecendo atendimento médico e despesas nos cuidados com a saúde.
Para isso, o Shopping Rio Anil disponibilizou um telefone para atendimento às vítimas e suas famílias: 0800 300 4591.
"As razões do que se passou não estão claras. Abrimos um procedimento interno para analisar com rigor todas as hipóteses relacionadas pelos peritos sobre o incêndio na sala do cinema e sobre a manutenção que acontecia no telhado, em um ponto no lado oposto ao espaço. Permanecemos à disposição das autoridades a fim de colaborar ativamente com as investigações, e das vítimas e suas famílias, em um momento tão difícil como este", finaliza o shopping, em nota.
O que diz o Cinesystem
Em nota, a Rede Cinesystem Cinemas também afirmou que lamenta o ocorrido e que o socorro às vítimas e o combate aos focos de incêndio foram feitos pela equipe local, assim como, pelo SAMU e Corpo de Bombeiros
"Não estão sendo medidos esforços para que seja prestada assistência e solidariedade aos feridos, suas famílias e demais pessoas atingidas, com auxílio de todas as formas possíveis para que sejam atendidos de maneira digna pelos serviços de saúde. Manifestamos nosso pesar, profunda tristeza e eterno lamento pelas vítimas fatais e vamos contribuir para tentar amenizar o sofrimento dos familiares, direcionando nossas orações a todos, mas sabendo que não há como mensurar a dor daqueles que perdem um ente querido. A causa do incêndio já está sendo apurada e estamos acompanhando as investigações junto às autoridades competentes", diz a empresa.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

SAIBA MAIS

Tendência