Conecte-se Conosco

MARANHÃO

Campanha de conscientização sobre HIV/AIDS é lançada em São Luís

1 de 1
HIV/Aids — Foto: Pexels HIV/Aids — Foto: Pexels
Com o tema “H.I.VIDA: Solidariedade, Sociedade e Prevenção Combinada”, a campanha de controle e conscientização ao HIV/Aids é iniciada nesta sexta-feira (1º) em São Luís. A campanha é promovida pela Prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Compartilhe esta notícia no WhatsAppCompartilhe esta notícia no Telegram Neste ano, a mobilização tem como foco a importância do debate sobre prevenção combinada para a..

Publicado

em

1 de 1
HIV/Aids — Foto: Pexels

HIV/Aids — Foto: Pexels

Com o tema “H.I.VIDA: Solidariedade, Sociedade e Prevenção Combinada”, a campanha de controle e conscientização ao HIV/Aids é iniciada nesta sexta-feira (1º) em São Luís. A campanha é promovida pela Prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Neste ano, a mobilização tem como foco a importância do debate sobre prevenção combinada para a redução do risco de infecções.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp

A abertura oficial da campanha está prevista para acontecer neste domingo (3), na Feirinha São Luís, situada na Praça Benedito Leite, no Centro Histórico da capital, com a formação do Laço Vermelho pelos profissionais de saúde e população em geral. Além do ato simbólico, fazem parte da programação, a distribuição de preservativos, execução de testes rápidos e orientações em saúde

Durante o mês de dezembro, equipes da Semus vão reforçar as atividades de prevenção e conscientização em locais estratégicos com grande fluxo de circulação de pessoas, como por exemplo, praças, terminais de integração, rodoviária e aeroporto. E ainda, a execução de ações educativas, nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As testagens, na rede municipal, estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do Município sem necessidade de pré-agendamento, sendo que os atendimentos nas unidades de urgência são específicos para casos de exposição a situações de risco e nas maternidades são voltados para gestantes. O tratamento para HIV é feito nos Centros de Testagem e Aconselhamento dos bairros Anil e Lira, enquanto o tratamento para a AIDS é ofertado no Centro de Saúde do Bairro de Fátima.

Aids

A Aids é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados.

Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para Aids. Os sintomas da Aids incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.

Não existe cura para a Aids, mas uma adesão estrita aos regimes antirretrovirais (ARVs) pode retardar significativamente o progresso da doença, bem como prevenir infecções secundárias e complicações.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1! Agora não Ativar

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

SAIBA MAIS

Tendência