Conecte-se Conosco

MARANHÃO

Exposições de arte, fotografia e shows: saiba o que curtir de graça em São Luís no mês de dezembro

1 de 3
Maranhão: Terra Indígena, em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão — Foto: Divulgação/CCVM Maranhão: Terra Indígena, em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão — Foto: Divulgação/CCVM
Em dezembro, São Luís vai contar com uma programação cultural com opções de espetáculos de dança, shows, exposições e diversas opções gratuitas. O g1 Maranhão fez uma seleção de alguns dos eventos que serão ofertados ao público, sem custos, durante o mês.
Compartilhe esta notícia no WhatsAppCompartilhe..

Publicado

em

1 de 3
Maranhão: Terra Indígena, em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão — Foto: Divulgação/CCVM

Maranhão: Terra Indígena, em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão — Foto: Divulgação/CCVM

Em dezembro, São Luís vai contar com uma programação cultural com opções de espetáculos de dança, shows, exposições e diversas opções gratuitas. O g1 Maranhão fez uma seleção de alguns dos eventos que serão ofertados ao público, sem custos, durante o mês.

Exposição 'Maranhão: Terra Indígena'

A exposição apresenta os povos indígenas do Maranhão por meio de suas culturas materiais tradicionais, cosmovisões, territórios e línguas.

Serão abordados rituais, mitos e heranças orais ligados à produção exposta, bem como aspectos da vida cotidiana dos povos originários Awa Guajá, Canela Rankokamekrá, Canela Apanyekrá, Gavião Kykatejê, Gavião Pykopjê, Ka'apor, Guajajara Tenentehar, Tupinambá, Krikati, Tembé, Krepun Katejê, Akroá Gamella, Kreniê, Tremembé, Apapuru Muypurá e Warao.

  • Quando: aberta à visitações até fevereiro de 2024
  • Horário: de 10h às 19h
  • Local: Centro Cultural Vale Maranhão, no Centro de São Luís

Sunsplash Festival com grandes nomes do reggae

Para celebrar o título de capital do reggae, São Luís realiza, neste sábado (2), no Centro Histórico de São Luís, o Sunsplash Festival. O evento vai contar com apresentações de grandes nomes do reggae como Kevin Issacs, Lloyd Parks, Johnny Clarke, Sly Foox e Tribo de Jah, além de bandas de radiolas de reggae.

A entrada é livre. O evento está previsto para começar às 16h com as apresentações de radiolas de reggae do Maranhão como a Mega Itamaraty, Super Jah Life Prime, além da Tenda Roots e Capital Roots.

Os shows estão previstos para começar à noite. A ideia é que o público possa apreciar grandes artistas do cenário roots do mundo todo em uma festa que celebra a cultura maranhense.

  • O quê: Sunsplash Reggae Festival, uma celebração em homenagem ao título de Capital do Reggae
  • Onde: Centro Histórico de São Luís, próximo do Terminal da Praia Grande
  • Quando: Sábado, dia 2 de dezembro
  • Horário: 16h, com entrada franca

Festival de Natal da Equatorial Energia

2 de 3
Seu Jorge, Maria Gadu e Vitor Kley são atrações do Festival de Natal da Equatorial Energia — Foto: Divulgação

Seu Jorge, Maria Gadu e Vitor Kley são atrações do Festival de Natal da Equatorial Energia — Foto: Divulgação

São Luís recebe, nos dias 15 e 16 de dezembro, a segunda edição do Festival de Natal Equatorial, com grandes nomes do cenário musical brasileiro que prometem animar o público que comparecer a Praça Maria Aragão, na capital maranhense. Os shows são gratuitos e acontecerão a partir das 19h.

Entre as atrações, estão os cantores e compositores Seu Jorge e Vitor Kley, as cantoras Maria Gadú e Flávia Bittencourt. Além disso, a programação contará com a apresentação dos artistas maranhenses como a Orquestra Big Band, da Escola de Música do Maranhão e o tradicional Coral São João.

O primeiro dia de apresentações acontece em 15 de dezembro (Sexta-feira) e contará com a performance do Coral São João que apresentará um concerto de Natal, em seguida, é a vez do cantor Vitor Kley que deve animar o público com sucessos como “O Sol”, “Morena” e “A Tal Canção pra Lua”. E para encerrar a noite, será a vez de Seu Jorge e sua voz marcante, que vai celerar no palco seus 23 anos de carreira como cantor, compositor e multi-instrumentista de MPB, R&B, samba e soul, traz um repertório de hits como “Burguesinha” e “Amiga da Minha Mulher".

O segundo dia de apresentações será realizado em 16 de Dezembro (Sábado). As apresentações começam com o show da Orquestra Big Band, da Escola de Música do Maranhão. Em seguida, é a vez da cantora maranhense Flávia Bittencourt que fará um show especial com a participação das também cantoras Emanuele Paz e Enme Paixão, além da artista indígena Djuena Tikuna.

Maria Gadú encerra a segunda noite de apresentações, levando para o público o show da turnê '‘Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor’, do recém-lançado quarto álbum de estúdio.

O Festival de Natal é patrocinado pela Equatorial Maranhão por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de São Luís.

  • O quê: Festival Natal Equatorial
  • Quando: 15 e 16 de dezembro
  • Horário: 19h
  • Local: Praça Maria Aragão – Centro/ São Luís – MA

Programação

Exposição Caçador de Mim

O artista maranhense Éder Luna abre, nesta terça-feira (5), a exposição 'Caçador de Mim', que expressa a ancestralidade africana e afro-brasileira. A mostra poderá ser vista pelo público no no Espaço de Arte Ilzé Cordeiro, do Centro Cultural do Ministério Público, em São Luís, a partir das 16h, e vai permanecer aberta à visitação até 30 de janeiro de 2024.

Natural de Pedreiras, cidade a km de São Luís, essa será a primeira exposição individual do artista maranhense. Suas obras, tem como característica, apresentar cenas da da cultura popular e das brincadeiras tradicionais, como o bumba-meu-boi, o tambor de crioula, das procissões.

A exposição também retrata orixás, divindades da tradição de matriz africana, cultuados no Brasil e no mundo. O trabalho de curadoria das peças vem sendo desenvolvido há cinco anos.

  • O quê: Exposição 'Caçador de Mim', por Éder Luna
  • Quando: 5 de dezembro de 2023 a 30 de janeiro de 2024
  • Local: Espaço de Arte Ilzé Cordeiro, do Centro Cultural do Ministério Público, no Centro de São Luís.

Show 'Josias Sobrinho em Canção'

3 de 3
Fachada do Teatro João do Vale, na Praia Grande, em São Luís — Foto: Arquivo/O Estado

Fachada do Teatro João do Vale, na Praia Grande, em São Luís — Foto: Arquivo/O Estado

O cantor Josias Sobrinho realiza, na terça-feira (5), o mega show 'Canção em Canção', com um repertório de músicas que faz um passeio pela sua carreira na música. A apresentação acontece, a partir das 19h, no Teatro João do Vale, no Centro Histórico de São Luís.

A entrada é solidária mediante a troca do ingresso por um 1 kg de alimento não-perecível. A troca do ingresso pode ser feita a partir das 17h, no Teatro João do Vale.

Além de Josias Sobrinho, também participam da performance os cantores Gabriela Marques, Sérgio Habibe, Roberto Brandão, Lenita Pinheiro, Beto Ehongue, Aziz Jr., Cassiano Sobrinho, Elisa Lago, Lucas Sobrinho e Lobato (do Boi de Morros). O cantor e compositor Zeca Baleiro também estará presente, de modo virtual.

Considerado um dos mais importantes compositores de sua geração, Josias Sobrinho é um dos cantores que tem reconhecimento nacional, sendo referência na história da Música Popular Brasileira.

Feirinha São Luís faz homenagem ao Dia do Samba

Neste domingo (3), a tradicional Feirinha São Luís conta com uma programação especial celebrando o Dia Nacional do Samba, comemorado dia 2 de dezembro. Nos dois palcos montados nas praças João Lisboa e Benedito Leite, no Centro da capital, os visitantes vão ter a oportunidade de ver nomes de destaque da cena sambista ludovicense.

No palco montado na Praça Benedito Leite, as apresentações serão comandadas pelos grupos Samba de Rua e Samba de Mina e seus convidados, que devem subir ao palco a partir das 11h. O grupo Samba de Rua segue até às 15h e também terá participações do grupo Samba de Mina e vários sambistas convidados como Neto Peperi, Quirino e Eraldo Ébano, encerrando com o Bloco do Cacique.

Na praça João Lisboa, o Bloco da Imprensa que dará o ritmo as festividades, assinando a folia com a festa “Não deixe o samba morrer”. A programação está marcada para iniciar a partir das 10h, com o grupo Fuzileiros da Fuzarca, seguido do Grupo Golpe do Baú, Bloco Afro Ayê Amadé, bateria da Flor do Samba, grupo Espinha de Bacalhau e show de Carnaval de Gabriel Melônio. O encerramento ficará por conta das marchinhas de Carnaval, que serão entoadas pela Banda Mara Ritmos.

A Feirinha São Luís também conta com espaços dedicados para a exposição artísticas, artesanato local e culinária regional.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1! Agora não Ativar

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

SAIBA MAIS

Tendência