
Documento reúne as principais informações sobre o cenário educacional do ensino superior do país. Apresentação dos dados acontece na sede do Inep, em Brasília. Sede do Inep em Brasília.
Carolina Cruz/g1
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentam nesta quinta-feira (3) os dados são do Censo da Educação Superior 2023.
O documento reúne as principais informações sobre o cenário educacional do ensino superior do país, com dados sobre perfil dos estudantes, número de cursos, programas de acesso à universidade, índices de abandono e de conclusão nas graduações, formação dos professores etc.
Na edição de 2022, o censo revelou que 72% dos alunos aprovados no ensino superior privado optaram por estudar à distância. O número era ainda maior nas licenciaturas (cursos de formação de professor), com índice de 93,2% dos estudantes em EAD.
Esta reportagem está em atualização.
Related Posts
O que é a projeção de Mercator e por que países africanos querem parar de usá-la para criar mapas do mundo
A projeção de Mercator mostra o continente africano menor do que realmente é.
BBC
A União Africana, a organização que reúne todos os Estados africanos, aderiu nesta segunda-feira (18/8) a uma campanha para que se deixe de utilizar a projeção de Merca..
Por que o ‘paradoxo do enforcamento inesperado’ é tão surpreendente
É um paradoxo que vem sendo discutido há décadas, sem que se tenha chegado a uma conclusão satisfatória. Às vezes a realidade não obedece à lógica
Getty Images
“Um novo e poderoso paradoxo veio à tona.”
Isso foi escrito por Michael Scriven na revista de filosofia Mind em 1951, em um artigo intitulado Anúncios Paradoxais. E se um estudioso como Scriven ficou entusiasmado com isso, vale a pena prestar atenção, embora – como ele mesmo indicou – outros acadêmicos tenham considerado esse paradoxo “um tanto frívolo”.
No entanto, observou ele, eles não levaram em conta uma reviravolta no final.
Assim, tornou-se um dos paradoxos mais comentados por ilustres filósofos e matemáticos. Apesar disso, ainda não foi alcançado um consenso sobre a solução correta.
De acordo com várias fontes, incluindo a Oxford Reference, o paradoxo foi descoberto pelo matemático sueco Lennart Ekbom (nascido em 1919) depois de ouvir um anúncio da empresa pública de radiodifusão em 1943 ou 1944.
Foi alertado que seria f..
60% das universidades federais não têm políticas de combate ao assédio, diz TCU
Segundo relatório da Corte de Contas, 41 das 69 universidades não têm instâncias para acolhimento de vítimas de assédio. Tribunal determinou que instituições adotem providências. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) não tem políticas contra assédio
Além da Banca/UFSC
A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que 60% das universidades federais não têm políticas de prevenção e combate ao assédio. Isso representa 41 das 69 instituições federais.
De acordo com o relatório, aprovado em sessão nesta quarta-feira (12), a falta de política voltada ao assédio nas universidades faz com que não haja instâncias responsáveis pelo acolhimento e orientação das vítimas.
O TCU afirma que as universidades estão contrariando orientações da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Audiências públicas debatem sobre assédio sexual em universidades
Além disso, entre as 28 universidades que possuem política de prevenção, a Corte de Contas constatou que há lacunas em 19 delas. ..
