Entertainment
Homeschooling: entenda o que diz o projeto de lei aprovado pela Câmara sobre ensino domiciliar
Proposta segue para análise do Senado, que pode fazer alterações no texto. Entidades do setor criticam a prática, que atualmente não é permitida no país. STF discute sobre a educação domiciliar, o homeschooling, nesta quinta (30)
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (19) um projeto de lei que autoriza o ensino domiciliar (homeschooling) no Brasil. Atualmente, a prática não é permitida no país por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O projeto ainda precisa ser analisado pelo Senado, onde poderá sofrer mudanças. Se for alterado, o texto volta à Câmara. Caso contrário, segue para sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro.
Entidades do setor criticam a medida por, entre outros pontos, entenderem que representa um risco à garantia do direito fundamental à educação, além de restringir a troca de ideias e visões de mundo contraditórias e impactar na socialização dessas crianças e jovens
O Código Penal também condena a adoção da educação domiciliar, consid..

Entertainment
Irineu Manoel de Souza é nomeado reitor da UFSC
Professor foi primeiro colocado em consulta informal feita na universidade no final de abril. Souza e vice-reitora, Joana Célia dos Passos, tiveram primeiro dia de trabalho nesta terça-feira (5). Nomeação de Irineu Manoel de Souza e Joana Célia dos Passos aconteceu nesta terça-feira (5)
Henrique Almeida/ Agecom/ Divulgação
O professor Irineu Manoel de Souza foi nomeado reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para um mandato de quatro anos. Um decreto com a nomeação foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (5).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Souza fez parte da lista tríplice enviada pelo Conselho Universitário ao Ministério da Educação (MEC) com os nomes para os cargos de reitor e vice-reitor da UFSC. O professor foi escolhido em primeiro lugar em uma consulta informal feita na universidade no final de abril, junto com a agora vice-reitora Joana Célia dos Passos.
Os dois estiveram nesta terça na reitoria da UFS..
Entertainment
‘Não posso abandonar meus alunos’: os professores ucranianos que viraram soldados e continuam dando aulas
Muitos professores entraram na guerra pela necessidade de defender seu país. Alguns deles retomaram suas aulas por celular nas trincheiras. Fedir Shandor dá suas aulas nas trincheiras no leste da Ucrânia.
VICTOR SHCHADEY
É uma manhã comum de segunda-feira na Ucrânia e Fedir Shandor está iniciando a sua conexão com a internet para dar as suas aulas online.
O professor universitário tem ensinado de forma virtual desde o início da pandemia de covid-19. Nos últimos meses, Shandor continuou lecionando de modo online também por outro motivo: ele está na linha de frente do conflito com a Rússia.
O homem de 47 anos se inscreveu no Exército após a invasão russa, mas estava preocupado porque queria que seus alunos continuassem estudando.
O resultado disso? Ele dá aulas duas vezes por semana em seu celular sobre temas como turismo e sociologia diretamente das trincheiras.
“Tenho ensinado há 27 anos. Não posso simplesmente abandonar isso. É nisso que sou bom”, diz ele à BBC.
Shandor tem ensinad..
Entertainment
Pism 2023: UFJF retifica edital e divulga novas datas de inscrição
O edital foi divulgado na segunda-feira (4) e as inscrições começam no dia 18 de julho a partir das 15h. Saiba mais. Imagem de arquivo mostra alunos no Pism
Carolina de Paula/UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta terça-feira (5) a retificação do edital para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2023. A nova data para as inscrições começa no dia 18 de julho a partir das 15h e vai até às 18h de 5 de setembro.
De acordo com a instituição, serão 2.263 oportunidades, distribuídas entre 75 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus de Juiz de Fora e 360 para o de Governador Valadares (MG).
Já a isenção da taxa de inscrição deve ser solicitada pelo candidato no ato do cadastramento on-line da inscrição, a partir das 15h do dia 18 de julho até às 15h do dia 5 de agosto, impreterivelmente, pelo site da Copese. O resultado da solicitação será divulgado a partir das 15h do dia 16 de agosto.
O programa, que prevê provas ao final de cada ano do Ensino Médio,..
Entertainment
Enem 2022: candidato poderá apresentar documentos digitais, como CNH e e-Título, nos dias de prova
Não serão aceitas capturas de telas dos aplicativos. Exame será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro. Redação do Enem em 1 Minuto: jovem que tirou nota mil dá dicas para escrever um bom texto
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 vai ser aplicado nos dias 13 e 20 de novembro em todo o país e, pela primeira vez, será possível apresentar documentos digitais de identificação nos locais de prova, em alternativa à versão física do documento com foto.
Para isso, o candidato poderá levar:
e-Título;
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; ou
RG Digital.
Mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, reforça que o candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal. Não serão aceitas capturas de telas dos aplicativos.
Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado e o aparelho deverá permanecer desligado e guardado até o final da prova.
LEIA TAMBÉM
LEIA REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM 2021
RAIO X..
Entertainment
Escândalo do MEC: ‘Só Milton Ribeiro pode dizer o que aconteceu’, diz atual ministro da Educação
Victor Godoy participou nesta terça (5) de audiência pública das comissões de Educação e Fiscalização e Controle da Câmara. Ex-ministro da Educação Milton Ribeiro é investigado por suposto envolvimento em um esquema de liberação de verbas do MEC. Victor Godoy Veiga, novo ministro da Educação, em comissão da Câmara nesta terça-feira (5).
Alan Rones/Câmara dos Deputados
O ministro da Educação, Victor Godoy, disse nesta terça-feira (5) que apenas Milton Ribeiro, ex-ministro da pasta investigado por suposto envolvimento em um esquema de liberação de verbas no Ministério da Educação (MEC), “pode dizer o que aconteceu” no caso chamado de escândalo do MEC.
A declaração foi dada durante uma audiência pública das comissões de Educação e Fiscalização e Controle da Câmara. O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, também estava presente.
Os ministros foram convidados a apresentar esclarecimentos sobre o suposto tráfico de influência e corrupção para liberação de re..
-
Fashion5 anos ago
These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
-
Entertainment5 anos ago
The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season
-
Fashion5 anos ago
According to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back
-
Entertainment5 anos ago
The old and New Edition cast comes together to perform
-
Sports5 anos ago
Phillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play
-
Sports5 anos ago
Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors
-
Negócios5 anos ago
Uber and Lyft are finally available in all of New York State
-
Entertainment5 anos ago
Disney’s live-action Aladdin finally finds its stars
-
Entertainment5 anos ago
Mod turns ‘Counter-Strike’ into a ‘Tekken’ clone with fighting chickens
-
Entertainment5 anos ago
10 Artists who retired from music and made a comeback
-
Fashion5 anos ago
Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends
-
Fashion5 anos ago
A photo diary of the nightlife scene from LA To Ibiza