A arte dos abridores de letras do Pará é tema de debate na Semana Criativa de Tiradentes, em Minas Gerais, e posiciona a cultura ribeirinha na vitrine nacional do design.
A cultura popular da Amazônia é destaque na programação da Semana Criativa de Tiradentes, que acontece até dia 20 em Minas Gerais, e reúne diversos artistas, especialistas em decoração e designers de todo o país. O mestre José Raimundo “Biduia” é convidado da programação e vai falar sobre a arte dos abridores de letras, saber tradicional que colore os rios da Amazônia e demonstra a autenticidade das letras decorativas ribeirinhas.
Há 30 anos, José Raimundo “Biduia” cria letras multicoloridas e paisagens que ocupam a proa das embarcações e murais das regiões ribeirinhas. Um ofício que aprendeu ainda garoto, aos 13 anos, em Igarapé-Miri, nordeste do Pará.
No bate-papo “Letras de barco e arte mural: como o cotidiano amazônico inspira o uso da cor”, “Biduia” vai falar sobre seu trabalho como abridor de letras em um encontro ao lado de Érica Saraiva, arquiteta e artista visual especializada em grandes murais. Em comum, eles têm o Pará, as cores e a arte.
“É a primeira vez que saio do Pará e a minha expectativa é a melhor possível. Vou mostrar a nossa arte em Tiradentes. É muito importante porque é uma forma de apresentar o nosso trabalho, a nossa cultura, a nossa arte ribeirinha. A gente precisa de mais visibilidade no mundo das artes. E o Instituto nos ajuda a mostrar para o Pará, para o Brasil e até mesmo para o mundo essa arte que é tão valiosa e tão diversa. São oportunidades para gente expor nossa obra e estamos muito felizes porque tem uma importância gigantesca em nossa profissão”, celebra o mestre.
A Semana Criativa de Tiradentes é um projeto cultural e social, que acontece em Tiradentes, MG, com o objetivo de divulgar e valorizar saberes de tradição, evitando que se percam e levem consigo a nossa história. O projeto é realizado pela jornalista Simone Quintas e pelo produtor cultural Júnior Guimarães.
Uma das curadoras da programação, a jornalista paraense Trisha Guimarães fala da importância de posicionar a arte popular ribeirinha na vitrine nacional do designer e da cultura. “É importantíssimo ter um mestre da nossa cultura no debate, trazendo esse contexto, porque o público é majoritariamente de outras regiões do país. Então será uma rica experiência para falar sobre as realidades da Amazônia”, diz.
“Biduia” é convidado da Casa Pará, espaço que integra a Semana Criativa de Tiradentes. Fernanda Martins, criadora e presidente do Instituto Letras que Flutuam também participa da programação, e ministra palestra no Centro Yves Alves, onde serão exibidos dois documentários sobre os abridores de letras da Amazônia paraense.
Serviço: Confira aqui a programação da Semana Criativa de Tirantes e da Casa Pará. Clique aqui para conferir informações a respeito do Instituto Letras que Flutuam e dos abridores de letras do Pará.
Related Posts
Polícia Civil prende homem suspeito de tentativa de feminicídio no Maranhão
Suspeito, que não teve a sua identidade revelada, foi preso nessa terça-feira (3) na cidade de Anajatuba. Ele foi levado à Unidade Prisional de Itapecuru-Mirim, onde vai ficar à disposição da Justiça. Faca de cozinha (imagem ilustrativa).
Arquivo/iKLICK/Creative Commons
A Polícia Civil prendeu nessa terça-feira (3) um homem, que não teve a sua identidade revelada, suspeito de tentativa de feminicídio contra a sua ex-companheira em Anajatuba, a 130 km de São Luís.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo as investigações, na segunda-feira(2), o suspeito desferiu um golpe com uma arma branca na região do pescoço da sua ex-companheira, causando perigo de vida, conforme exame de corpo de delito. Ainda segundo com dados policiais, o agressor é suspeito de tramar e executar uma emboscada para a vítima.
O homem foi preso na cidade de Anajatuba por investigadores da Delegacia de Polícia da cidade. Após as formalidades ele foi levado à Unidade Prisional..
Aprovados no concurso da PM-AL serão nomeados de uma só vez em abril e não mais em duas etapas
Governo tinha anunciado antes que convocação seria dividida em dois grupos, mas medida provocou insatisfação entre os aprovados. Nesta segunda, Paulo Dantas anunciou mudança no calendário. Paulo Dantas anunciou convocação dos aprovados no concurso da PM e dos Bombeiros de Alagoas em etapa única
Marco Antonio/Secom
O governador Paulo Dantas (MDB) anunciou nesta segunda-feira (13) que vai convocar de uma só vez, em abril, todos os aprovados no concurso de 2022 para a Polícia Militar. Em janeiro, o governador havia anunciado que a convocação seria feita em duas etapas por questões fiscais, mas a medida provocou insatisfação entre os aprovados.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A convocação única, anunciada por meio de uma transmissão nas redes sociais momentos antes de um evento para entrega de viaturas à Segurança Pública no Palácio do Governo, em Maceió, também vale para os aprovados no concurso para bombeiro militar.
“Chegamos a um denominador comum que beneficie os aprov..
Delegado promete ação contra homem que ameaçou Cássio
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O delegado César Saad, responsável pela apuração do caso relacionado às ameaças direcionadas ao goleiro Cássio, do Corinthians, prometeu uma ação contra o autor da mensagem, que se comunicou no Instagram com um amigo de Janara Sackl, esposa do atleta.
Em entrevista a José Luiz Datena no programa “Brasil Urgente” desta quinta-feira (7), Saad confirmou que o goleiro buscou ajuda policial e classificou a ameaça como “covardia”.
“A máscara da covardia é a internet. Ele não ameaçou nem o atleta, ameaçou a mulher do jogador. A nossa unidade de inteligência do Dope (Departamento de Operações Policiais Estratégicas) está fazendo o levantamento do perfil de quem mandou esse áudio e essa foto via Instagram”, iniciou.
“O Cássio já está registrando boletim de ocorrência com a gente. Nós estamos usando nossas ferramentas e, em breve, vamos dar uma resposta. Um cara desse não pode falar o que está falando e nem mandar foto do jeito que fez, principalmente para fam..
