
Sucessor do Papa Francisco apresentado nesta quinta-feira (9) no Vaticano é o 14º pontífice eleito a utilizar o título de Leão. Entenda como funciona o uso da numeração. Papa Leão XIV faz primeira aparição pública no Vaticano
Yara Nardi/Reuters
Robert Francis Prevost acaba de ser eleito o novo Papa da igreja católica e escolheu para si o nome de Leão XIV (14 em algarismo romano). Isso significa que ele é o 14º pontífice eleito a utilizar o título de Leão.
A escolha de um nome pelo qual vai ficar conhecido é uma das tradições de eleição de um novo papa e indica as prioridades espirituais e até o direcionamento político do pontífice eleito.
Leão XIV utiliza números romanos para indicar sua ordem de ocupação do cargo em relação aos antecessores que utilizaram o mesmo nome papal. Outros papas também utilizaram o mesmo sistema de numeração:
Pio X (1903-1914)
Bento XV (1914-1922)
Pio XI (1922-1939)
Pio XII (1939-1958)
João XXIII (1958-1963)
Paulo VI (1963-1978)
João Paulo I (1978)
João Paulo II (1978-2005)
Bento XVI (2005-2013)
Francisco (2013-2025, até então o primeiro de seu nome).
Os números romanos
Por volta do 4º ano do ensino fundamental, começamos a aprender sobre números romanos, um sistema de numeração que surgiu na Roma Antiga e ainda é utilizado em algumas situações modernas.
Esse sistema utiliza letras do alfabeto romano (ou alfabeto latino) para representar valores numéricos específicos:
I para 1.
V para 5.
X para 10.
L para 50.
C para 100.
D para 500.
M para 1000.
Uma das situações em que os algarismos romanos são utilizados é na designação de reis, como aconteceu com Charles III da Inglaterra, coroado em 2023 após a morte da rainha Elizabeth II.
Na história do Brasil, o sistema aparece quando estudamos sobre Dom Pedro I e Dom Pedro II, por exemplo.
Utilizando números romanos
Para formar outros números a partir dos algarismos iniciais, as letras são combinadas seguindo certas regras. Entender como elas se organizam e a lógica de adição e subtração associada a elas é fundamental.
Por exemplo, o número 14, que é o numeral associado ao novo papa, é escrito como XIV. Isso ocorre porque X representa 10, e IV representa 4 (5 – 1). Quando uma letra de menor valor precede uma de maior valor, subtrai-se o menor valor do maior. Assim, XIV é a combinação de 10 + 4, resultando em 14.
Além disso, quando uma letra de menor valor segue uma de maior valor, os valores são somados. Por exemplo, o número 16 é escrito como XVI, onde X representa 10, V representa 5 e I representa 1, somando-se para formar 16. Essa lógica de adição e subtração é fundamental para entender a formação dos números romanos.
Dessa forma:
1 é I
2 é II
3 é III
4 é IV
5 é V
6 é VI
7 é VII
8 é VIII
9 é IV
10 é X; e assim sucessivamente.
A utilização do sistema de algarismos romanos também pode ocorrer para referenciar datas ou acontecimentos históricos, por exemplo.
VÍDEOS DE EDUCAÇÃO E PODCAST
Related Posts
Matrículas em creches ‘desaceleram’ e ficam distantes da meta do MEC em 2024, diz Censo
De 2023 para 2024, houve um aumento de apenas 1,5% no número de crianças de 0 a 3 anos em creches. Crescimento precisa ser mais acentuado para chegar ao menos perto da meta estabelecida pelo Plano Nacional da Educação (PNE). Creches deixaram de ser vistas como locais com foco somente nos cuidados básicos. Na foto, bebês da CEI Indianópolis tomam café da manhã.
Marcelo Brandt/G1
De 2023 para 2024, o número de crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches (públicas e privadas) aumentou apenas 1,5% (de 4,12 milhões para 4,18 milhões), de acordo com dados do Censo de Educação Básica, divulgados nesta quarta-feira (9).
➡️É um ritmo muito abaixo do que seria necessário para que o país atingisse a meta de 5 milhões de alunos, mencionada pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado.
“O Plano Nacional de Educação (PNE) propõe que, no seu horizonte [2024], o atendimento chegue a 50% dessa população [de 0 a 3 anos], o que representa uma ampliação dos atuais 4,1 milhões em 2023 para algo em..
Enem 2025: após ampliação do prazo, pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até hoje
Provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Quem não tem isenção deve pagar taxa de R$ 85 via boleto, cartão de crédito ou PIX. Cadernos de prova do 2º dua do Enem 2024
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
O prazo de pagamento da taxa de inscrição do Exa..
‘Não consigo ver as horas no relógio ou decorar meu telefone’: a rotina de quem vive com discalculia
Intitulado discalculia, o transtorno de aprendizado consiste em uma dificuldade fora do normal da pessoa entender e manipular números e conceitos matemáticos. Estima que entre 6% e 7% dos brasileiros em idade escolar possuem discalculia.
Getty Images (via BBC)
A incapacidade de ver a hora no relógio de ponteiro, de contar certo o troco do supermercado e de decorar o próprio número de telefone levaram a psicóloga Larissa Pessoa a descobrir que sua dificuldade com os números, a qual acreditava ser comum, era, na verdade, um transtorno de aprendizado.
Intitulado discalculia, o transtorno de aprendizado diagnosticado em Larissa consiste em uma dificuldade fora do normal da pessoa entender e manipular números e conceitos matemáticos. E, por mais, que possa parecer raro é cada vez mais comum entre os brasileiros. Para se ter uma ideia, estudo estima que, entre 6% e 7% dos brasileiros em idade escolar possuem discalculia.
Larissa, de 26 anos, já perdeu as contas de quantas vezes tentou entend..
