
Justiça determina que Prefeitura de São Luís conclua obras de acessibilidade na Praça da Bíblia A.Baeta/Agência São Luís A Justiça condenou o município de São Luís a concluir, em até três meses, as obras necessárias para garantir acessibilidade plena na Praça da Bíblia, localizada na capital. A decisão atende a um pedido do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), que apontou diversas irregularidades no local. Além de realizar as adequações exigidas em relatório técnico, a Prefeitura terá que pagar R$ 10 mil por danos morais coletivos ao Fundo Estadual de Direitos Difusos. A sentença foi assinada pelo juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 1 mil. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do MA em tempo real e de graça Irregularidades na praça Durante vistoria técnica, o MP-MA identificou falhas que dificultam o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Entre os problemas estão a ausência de rebaixamento nas calçadas nas partes nordeste e oeste da praça, o que impede a passagem segura de pedestres. Também foram encontradas falhas em monumentos, como informações fora dos padrões de acessibilidade e rampas com inclinação inadequada, contrariando normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como as NBR 9050 e NBR 16537. A sinalização tátil no piso, por exemplo, tem cor semelhante à do chão, o que compromete a visibilidade. Defesa da Prefeitura Em sua defesa, o município pediu a suspensão do processo por 90 dias, alegando que a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semosp) já havia iniciado as correções. Um relatório técnico anexado ao processo confirmou a adequação da rampa na lateral leste da praça, mas não comprovou outras melhorias. O Ministério Público contestou, afirmando que as demais irregularidades continuam sem solução e que o próprio Município reconheceu pendências em outras áreas da praça.
Related Posts
Sefaz prorroga prazo para pagamento de dívidas do ICMS, IPVA, ITCD e de Natureza Não Tributária com redução de multas e juros
1 de 1
Concurso é para 50 vagas na Sefaz-MA — Foto: Maurício Araya/G1 Concurso é para 50 vagas na Sefaz-MA — Foto: Maurício Araya/G1
A Secretaria de Fazenda do Maranhão prorrogou para até 30 de agosto, o prazo para contribuintes pagarem dívidas IPVA, ICMS, ITCD e de Natureza Não Tributária com redução de multas e juros.
Segundo o secretário de Fazenda, Marcellus Ribeiro, a medida visa garantir aos contribuintes que possuem inadimplência, maior prazo para regularização junto ao estado aproveitando as condições de pagamento, à vista ou parcelado, com descontos que chegam a redução de até 100% das multas e dos juros.
Cada imposto possuem regras específicas para pagamento e adesão. Confira abaixo.
Benefício para o IPVA Contribuintes com débitos de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente ao exercício de 2023 e anos anteriores, terão redução de até 100% das multas e juros.
O desconto total vale para o pagamento à vista e quem optar pelo parcelamento do..
Vídeos mostram 4ª semana de buscas pelas crianças desaparecidas no Maranhão
Buscas pelos irmãos Ágatha e Allan completam 26 dias sem novos indícios As buscas pelos irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, completam 26 dias nesta quinta-feira (29), sem qualquer vestígio do paradeiro deles. Imagens obtidas pel..
Justiça autoriza mudança de nome e sexo de adolescente trans no Maranhão
A decisão foi divulgada nessa segunda-feira (7). A adolescente foi registrada com prenome e sexo masculinos, mas ao longo do tempo se identificou como mulher e entrou com o pedido de mudança nos registros sociais para o gênero que correspondesse a sua identificação. Justiça autoriza mudança de nome e sexo de adolescente trans no Maranhão
Brendan McDermid/Reuters/Arquivo
Uma adolescente transgênero, de 16 anos, representada na Justiça pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA), teve o pedido de alteração de nome e sexo considerado procedente, após parecer favorável do Ministério Público, pela 2ª Vara Cível de São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A decisão foi divulgada nessa segunda-feira (7). A adolescente foi registrada com prenome e sexo masculinos, mas ao longo do tempo se identificou como mulher e entrou com o pedido de mudança nos registros sociais para o gênero que correspondesse a ..
