
Imperatriz precisa de até 80 mil árvores para melhorar ambiente urbano Um estudo realizado pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) aponta que Imperatriz, cidade localizada a 626 km de São Luís, precisa plantar entre 60 e 80 mil árvores para melhorar as condições urbanas. Segundo a pesquisa, o município enfrenta altas temperaturas e não possui histórico de investimentos eficientes em arborização. 📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp De acordo com o engenheiro florestal Dalton Ângelo, o estudo teve início em 2014 e tem como objetivo avaliar o crescimento das árvores existentes na cidade, além de identificar as espécies mais adequadas para garantir conforto térmico e benefícios à saúde da população. “Esse estudo começou em 2014 e o que fazemos é remedir, a cada ano, o crescimento das árvores, quais espécies existem, se elas estão em conflito com o mobiliário urbano, se são espécies tóxicas ou recomendadas para o plantio na arborização, para calcular todos os índices necessários para trazer conforto térmico e saúde à população.” explicou o engenheiro. Ainda segundo Dalton Ângelo, grande parte das árvores presentes em Imperatriz é formada por espécies exóticas ou consideradas tóxicas para o ser humano. Além disso, muitas apresentam problemas causados por podas inadequadas ou danos provocados pela própria população. “Hoje, grande parte das árvores de Imperatriz é exótica ou tóxica para o ser humano e muitas ainda estão doentes, seja por podas inadequadas ou por injúrias da população. Para diminuir enchentes, garantir conforto térmico, bem-estar psíquico e movimentar a economia de Imperatriz, precisamos de árvores nativas bem cuidadas.” disse Dalton. Imperatriz (MA) Divulgação/Prefeitura de Imperatriz O estudo também ressalta que o Maranhão possui mais de 5 mil espécies diferentes de árvores. Destas, cerca de 500 podem ser utilizadas na arborização urbana, com diferentes portes, desde que o plantio seja realizado de forma planejada. “Temos, se contarmos no Maranhão, mais de 5 mil espécies diferentes de árvores. Dessas, pelo menos 500 podem ser utilizadas, com diferentes tamanhos. Mas é preciso cuidado: área de vivência para infiltração da água, podas adequadas e outros cuidados essenciais. Há locais em que não é possível plantar árvores por causa da largura da calçada, mas é possível manter outro tipo de vegetação.” disse Dalton Ângelo. Para que essas ações sejam colocadas em prática, o engenheiro reforça a importância de os municípios seguirem um Plano Diretor Municipal, alinhado à Política Nacional de Arborização Urbana, criada recentemente, que estabelece diretrizes para o planejamento ambiental das cidades. Levantamento da UemaSul destaca déficit de arborização na cidade e aponta a necessidade de uso de espécies nativas para reduzir o calor e melhorar a qualidade de vida Reprodução/TV Mirante
Related Posts
Você viu? Festival São João da Thay, morto ‘banhado’ em rio, suspensão de taxa para os Lençóis Maranhenses e outras notícias da semana no g1 MA
Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 2 a 8 de junho.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (2) VÍDEO: Motorista embriagado invade bar com carro contra família em Imperatriz
Um motorista com sinais de embriaguez invadiu um bar com o carro no bairro Vila Lobão, em Imperatriz, na região Sudoeste do Maranhão.
Um vídeo (veja acima) gravado por uma câmera de segurança mostra o momento em que o carro branco atinge as pessoas que estão sentadas na mesa. Houve correria, a cobertura do bar ficou destruída e cadeiras foram quebradas.
Testemunhas afirmaram que o homem jogou o carro contra os próprios familiares e a esposa do motorista ficou ferida.
Após o atropelamento, o motorista fugiu, mas se envolveu em um acidente em uma rua que dá acesso à BR-010. A polícia foi acionada e o homem acabou preso e encaminhado para a delegacia.
Segunda-feira (3) Morto em caixão 'toma banho de rio' ..
Operação Captura combate tráfico de drogas e comércio de armas no sul do Maranhão
A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), a Operação Captura em Balsas, no sul do estado. Divulgação/ Polícia Civil A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), a Operação Captura em Balsas, ..
Bazar solidário com produtos da Receita Federal começa neste sábado (12) em São Luís; lucros irão para entidades sociais
A ação segue até próxima segunda-feira (14), das 8h às 17h, no Ceprama no bairro da Madre Deus. Bazar solidário com produtos da Receita Federal começa neste sábado (12) em São Luís; lucros irão para entidades sociais Divulgação/ Ceprama O Bazar Solidário com produtos apreendidos pela Receita Federal inicia neste sábado (12) e segue até a próxima segunda-feira (14), no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), na Madre Deus, em São Luís. A ação acontece das 8h às 17h, com centenas de produtos novos, como roupas femininas, mochilas, bolsas, perfumes, eletrônicos, brinquedos e materiais diversos, ofertados a preços acessíveis. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp Os itens apreendidos pela Receita Federal serão repassados para instituições beneficentes estarão disponíveis para venda exclusiva a pessoas físicas maiores de 18 anos, com limite de compra de R$ 2 mil por CPF. A entrada no evento custará R$ 10 por pessoa e toda a renda a..
