
Maranhão é o primeiro estado do nordeste a realizar transplante hepático intervivos entre adultos Divulgação/GOV-MA O Maranhão foi o primeiro estado do nordeste a realizar transplante hepático intervivos entre adultos. O procedimento ocorreu no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), com um homem de 55 anos, com estado avançado de cirrose hepática. Ele recebeu parte do fígado do próprio irmão, doador vivo e saudável. Ambos moradores do município de Jatobá, aproximadamente 435 km de São Luís. A cirurgia foi um sucesso tanto para o receptor quanto para o doador. 🔎 O transplante intervivos é um procedimento cirúrgico de alta complexidade em que uma pessoa saudável (doador) doa parte de um órgão, comumente o fígado, a um paciente com doença em estágio avançado. Segundo o governo do Maranhão em transplantes intervivos, que exigem protocolos ainda mais rígidos, a atuação da Central Nacional de Transplantes assegurou a segurança, transparência e conformidade com as normas do Sistema Nacional de Transplantes. A equipe local contou com o suporte técnico-científico de profissionais de fora do estado. Ainda de acordo com o governo, o Maranhão registrou aumento de 600% no número de doadores efetivos e crescimento de 370% nos transplantes de órgãos sólidos. Em 2025, o estado alcançou o recorde, com 657 transplantes realizados, sendo 525 de córneas, 95 de rins, 32 de fígado, um de coração e quatro de medula óssea, conforme dados da Central Estadual de Transplantes, vinculada à SES. Veja os vídeos que estão em alta no g1
Related Posts
São Luís registra a segunda maior inflação do Brasil no mês de maio, aponta IBGE
1 de 1
Itens como batata, tomate, perfume, gasolina e energia elétrica residencial contribuíram para colocar São Luís como a segunda maior inflação do país, conforme relatório do IBGE — Foto: Reprodução/TV Mirante Itens como batata, tomate, perfume, gasolina e energia elétrica residencial contribuíram para colocar São Luís como a segunda maior inflação do país, conforme relatório do IBGE — Foto: Reprodução/TV Mirante
Itens como batata, tomate, perfume, gasolina e energia elétrica residencial contribuíram para colocar São Luís como a segunda capital com maior inflação do país no mês de maio. Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa terça-feira (11).
Segundo o levantamento, a capital maranhense apresentou a segunda maior variação percentual de preços no mês de maio, registrando 0,63%, ficando atrás apenas de Porto Alegre, capital gaúcha afetada pelas enchentes.
✅ Clique aqui ..
Gaeco inicia operação contra facção criminosa que atua no Maranhão e em outros estados
1 de 2
Gaeco inicia operação contra facção criminosa que atua no Maranhão e em outros estados — Foto: Reprodução Gaeco inicia operação contra facção criminosa que atua no Maranhão e em outros estados — Foto: Reprodução
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) iniciou, nesta segunda-feira (12), uma operação para desarticular uma facção criminosa que atua no Maranhão e no estado do Piauí.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A operação também acontece, de forma simultânea, no estado do Mato Grosso. De acordo com o Gaeco, esse grupo criminoso é responsável por crimes que envolvem narcotráfico, lavagem de dinheiro, homicídios, roubos a instituições financeiras e de veículos, entre outros delitos.
Segundo a corporação, foram presos líderes da facção criminosa e pessoas responsáveis pela guarda e ocultação de bens e valores. Além disso, foram cumpridos mandados de prisão a pessoas já em situação de cárcere que comandavam o crime ..
Três pessoas ficam gravemente feridas em acidente na BR-316, em Caxias
A colisão frontal envolveu dois veículos e resultou em lesões graves para todos os ocupantes. Três pessoas ficam gravemente feridas em acidente na BR-316, em Caxias Divulgação/ PRF Três pessoas ficaram gravemente feridas, em um acidente ocorrido ness..
