Na Escola Estadual Professor Paulo Rolim Rosa, na zona leste de São Paulo, os professores Carla e Gilvan usam criatividade para apresentar Machado aos alunos. Machado de Assis nas escolas: abordagens criativas apresentam obras do século 19 para os jovens
O Globo Repórter desta sexta-feira (1º) destacou a influência de Machado de Assis para os jovens do século XIX.
Pelo Brasil, é fácil encontrar escolas batizadas com o nome de Machado de Assis, mas será que a juventude ainda lê suas obras? O autor é presença certa em provas do Enem, vestibulares e concursos públicos.
Na Escola Estadual Professor Paulo Rolim Rosa, na zona leste de São Paulo, os professores Carla e Gilvan usam criatividade para apresentar Machado aos alunos.
O ginásio de esportes também tem aula de filosofia sobre o conto "O Espelho".
“E essa degustação às vezes depende de pequenas mostras, de pequenas pílulas que a gente vai apresentando para eles, às vezes com meme, às vezes com a brincadeira, às vezes com uma música", diz o professor de filosofia, Gilvan Albuquerque Lima.
Ginásio de esportes em escola em SP tem aula de filosofia sobre o conto "O Espelho", de Machado de Assis
Reprodução/TV Globo
Em uma outra abordagem, os alunos fazem teatros para encenar os contos.
"Para que você pegue um conto, transforme em outro gênero textual completamente diferente, que é o da dramatização, você precisa mergulhar na obra", ressalta a professora de português, Carla Lucatto.
Alunos fazem teatro para encenar contos de Machado de Assis
Reprodução/TV Globo
Nem mesmo na sala de aula o assunto é tratado de forma convencional. Em uma roda de conversa, os alunos tiram cartas que instigam a falar sobre as obras. A descontração ajuda os estudantes a expor o que entenderam sobre o personagem central.
"Ele trabalha muito aquela questão da dualidade, da dúvida. Estava fazendo uma crítica sobre as pessoas da época e que é cabível as pessoas da nossa época. A gente vê essa importância não só para o vestibular, mas para a vida", destaca uma aluna.
Em roda de conversa, alunos tiram cartas que instigam a falar sobre as obras de Machado de Assis
Reprodução/TV Globo
Os resultados são evidentes: "A literatura tem o dom de moldar o ser humano. Ele é um aluno muito mais crítico, que consegue enxergar as coisas de outro jeito. Eu não estou falando só dentro da escola. Eu estou falando na vida", ressalta a professora Carla.
Abordagens criativas levam obras do escritor do século 19 para dentro das escolas
Reprodução/TV Globo
O professor Agostinho Dias acredita ainda que é necessário apresentar aos alunos não só a obra, mas também a pessoa por trás dela.
“Se eu chegar com um texto de Machado de Assis e der para os meus alunos de 12, 13, 14 anos, eles não vão se empolgar. É preciso apresentar quem ele foi e de onde veio. Machado não é só um grande escritor, ele precisa ser tratado como exemplo humano e literário", diz o professor.
Abordagens criativas levam obras do escritor do século 19 para dentro das escolas
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
Related Posts
Candidatos enfrentam tempo chuvoso no primeiro dia de provas do Enem 2024 em Pres. Prudente
Ao todo, mais de 12 mil pessoas se inscreveram no Oeste Paulista. Ao todo, 12.614 estudantes se inscreveram para o Enem de 2024 no Oeste Paulista
Isabela Gomes/g1
Guarda-chuva, canetas e alimentos para consumir durante a prova, esses foram alguns dos itens que os candidatos seguravam enquanto aguardavam a abertura dos portões para realizar uma das provas mais aguardadas do ano por muitos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A primeira fase da prova é aplicada neste domingo (3) em todo o Brasil e conta com 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de uma redação.
Em Presidente Prudente (SP), histórias de superação e esperança circulavam em meio ao misto de sentimentos dos estudantes, mostrando que, mesmo com dificuldades e imprevistos, um arco-íris ao fim da jornada poderia surgir e trazer esperança de um futuro melhor para todos.
Luz no fim do túnel 💡
Amanda Aparecida Silva de Almeida, de 20 anos, realiz..

Por que está cada vez mais difícil para estrangeiros estudar nas universidades do Reino Unido
Saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) e alta inflação tornaram os custos praticamente inviáveis para alunos de fora do país. São cerca de R$ 268 mil por ano. Desde o Brexit, houve uma queda significativa no número de estudantes provenientes de países da União Europeia
Getty Images/via BBC
O Reino Unido é o segundo país com maior número de ganhadores do Prêmio Nobel — e conta com quatro das 10 melhores universidades do mundo, de acordo com o renomado ranking QS World.
As instituições de ensino superior britânicas se orgulham de dizer que, em 2023, mais de um quarto dos países do mundo — 58, em particular — eram liderados por alguém educado no Reino Unido, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 65 líderes.
A alta qualidade do ensino, a reputação acadêmica e o prestígio dos seus cursos atraem todos os anos milhares de estudantes estrangeiros que competem com estudantes locais por uma vaga— e pagam uma mensalidade muito mais alta.
📢Mas as estatísticas revelam que o país est..
Estudante com Síndrome de Down realiza sonho de fazer o Enem e planeja carreira na música
Candidatos fazem provas de linguagens, ciências humanas e redação neste primeiro domingo (3) de Enem.
ENEM 2024 – DOMINGO (3) – JOÃO PESSOA (PB) – José Gabriel, que tem Síndrome de Down, vai fazer o Enem pela primeira vez
Ana Beatriz Rocha/TV Cabo Branco
José Gabriel, de 21 anos, vai fazer o Enem pela primeira vez. Estudante com Síndrome de Down, ele está concluindo o terceiro ano do ensino médio e não esconde a alegria pela oportunidade.
“Estou muito feliz, é meu primeiro Enem. Eu quero fazer música para realizar meu sonho”, disse o jovem com entusiasmo.
ENEM 2024 – DOMINGO (3) – JOÃO PESSOA (PB) – Pai de José Gabriel, que tem Síndrome de Down, e vai fazer o Enem pela primeira vez
Ana Beatriz Rocha/TV Cabo Branco
Seu pai, Alexandre César, também vive essa fase com emoção. Servidor público, ele conta que não conseguiu acompanhar os outros dois filhos no Enem, mas fez questão de estar ao lado de José Gabriel. “Estou feliz de acompanhar essa fase dele, principalmente porque ele tem uma..