
Se comparado a 2022, estado teve aumento de quase mil inscritos. Além de certificação, aprovados têm direito à redução de pena. Provas do Encceja/PPL acontecem nos dias 29 e 30 de outubro
Jorge Santos/Seris
A aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja/PPL) acontece nos dias 29 e 30 de outubro e Alagoas, mais uma vez, registrou um aumento de presos que participarão do exame. De acordo com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), 1.572 pessoas privadas de liberdade devem participar da certificação este ano.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O Encceja é uma prova do Governo Federal que atesta jovens e adultos a receberem o certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental. Além da certificação, o exame também serve para a redução de pena dos custodiados. Os aprovados no fundamental têm direito a 177 dias de redução, enquanto os aprovados no ensino médio têm 133 dias.
Em 2024 a prova foi adiada por decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com a Seris, esse é o terceiro ano consecutivo que Alagoas registra o aumento de presos participando do Encceja PPL. Em 2022 foram 682 inscritos, em 2023, 1.057; e esse ano 1.572.
Participe do canal do g1 AL no WhatsApp 📲
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Veja outras notícias da região no g1 AL
Alagoas tem mais de 1.5 mil presos inscritos em exame de certificação dos ensinos médio e fundamental
