Após fala de Bolsonaro sobre prova do Enem, candidato faz 12 redações em uma semana tentando ‘prever’ tema

Advertisements


Ele fez duas redações por dia para tentar "prever" o tema, após fala do presidente Jair Bolsonaro, de que "questões do Enem começam agora a ter a cara do governo". Enem Teresina 2021 – O estudante João Vitor dos Santos, de 17 anos, está fazendo a prova do Enem "valendo" pela primeira vez
Layza Mourão/g1
O estudante João Vitor dos Santos, de 17 anos, está fazendo a prova do Enem "valendo" pela primeira vez, já que no ano passado realizou como treineiro. Ele fez 12 redações na última semana – duas por dia – para tentar "prever" o tema, após fala do presidente Jair Bolsonaro, de que "questões do Enem começam agora a ter a cara do governo".
Para ele, a fala do presidente da república nos últimos dias, fez com que mudasse a sua concepção sobre a prova.
"Após a fala do presidente, a gente teve que mudar um pouco a visão do que seria abordado na redação, tanto que fiz 12 redações nos últimos dias tentando especular o tema após essa fala dele. Antes da fala eu vinha na ideia das tecnologias, stalking. Mas logo depois, vi que podia ser algo que o 'estado gosta', algo relacionado as forças armadas, por exemplo”, disse.
Ele disse que vai tentar uma vaga para o curso de engenharia mecânica e faz a prova no campus do IFPI no Centro de Teresina. Acompanhado de toda família, o estudante contou que fez a preparação para prova de forma presencial e de forma on-line.
Os pais e a irmã fizeram questão de esperar os portões abrirem para que o estudante entrasse para realizar o primeiro dia da prova.
“Na realidade é um suporte que a gente dá pra ele. Estamos vindo deixar, pra ele ficar mais calmo, a gente está mais ansioso que ele", disse o pai.
73 mil candidatos aptos no Piauí
No Piauí, mais de 73.155 candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos: dias 21 e 28 de novembro. Realizarão as provas impressas pouco mais de 72 mil candidatos e quase 1 mil farão a versão digital do Exame.
LEIA TAMBÉM
Leia dicas, responda quiz e veja se está preparado para o Enem 2021
Fuso horário, abertura e fechamento dos portões, início das provas e mais
Está com Covid? Saiba como pedir a reaplicação do exame
Estratégias para o primeiro dia de prova
Mais de 94 mil pessoas chegaram a se inscrever, mas apenas 73 mil tiveram as inscrições confirmadas e as taxas pagas ou com isenção garantida. Em janeiro de 2022, quase 8 mil pessoas poderão fazer o exame, como pessoas privadas de liberdade e novos inscritos.
Os números representam uma queda de cerca de 45% em relação ao ano anterior, onde mais de 133 mil candidatos se inscreveram. A queda aconteceu a nível nacional também. Um dos motivos apontados por especialistas foi a mudança nas regras para solicitação da isenção na taxa de inscrição.
Disciplinas e horários
Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos. No dia 21 de novembro os candidatos farão, durante 5h30min:
45 questões de linguagens;
45 questões de ciências humanas;
E redação.
Horários de aplicação
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
Veja as últimas notícias do g1 Piauí
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *