Foram 14 mandados de busca e apreensão cumpridos pelos agentes federais em quatro cidades paraenses. PF investiga desvios milionários da saúde em cidades do Pará.
Reprodução / PF-PA
Policiais federais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão, nesta quinta-feira (12), para investigar desvio de recursos da saúde e superfaturamento na compra de respiradores durante a pandemia de Covid-19 no Pará.
Foram nove mandados no município de Redenção; um em Pau D’Arco, um em Xinguara e outro em Conceição do Araguaia, no contexto da operação "Ouro de Hipócrates".
As investigações miram uma organização criminosa envolvida com desvio de recursos públicos em todo o estado, na área da saúde, utilizando empresas "fantasmas".
Seriam, ao menos, vinte procedimentos fraudados gerando milhões de reais de prejuízos aos cofres públicos. O valor desviado ainda deve ser calculado, segundo a PF.
Foram apreendidos armas, munições, computadores, comprovantes de transferências e celulares, em quantidades ainda não computadas.
O nome da operação faz referência a um médico grego da antiguidade, considerado uma das figuras mais marcantes da história da medicina.
Investigações miram associação criminosa que atuou com empresas fantasmas durante a pandemia.
Reprodução / PF-PA
Investigações
Segundo a PF, a ação é resultado de três investigações por irregularidades em licitações na área da saúde.
A primeira investigação foi denúncia do Ministério Público do Pará (MPPA) apontando descumprimento da Prefeitura de São Felix do Xingu de recomendações para implementação e disponibilização de todas as informações geradas por contratações públicas no combate à Covid-19.
Foram constatadas semelhanças entre todas as empresas contratadas no período, incluindo sedes inexistentes ou incompatíveis com trabalho desempenhado; ausência de funcionários; mesmo e-mail de registro na Junta Comercial e responsáveis com condições financeiras incompatíveis com as de proprietários das empresas vencedoras de licitações milionárias.
A segunda investigação apurava compra de respiradores superfaturados em Redenção, também durante a pandemia.
Foram identificados indícios de montagem nos procedimentos licitatórios e as mesmas similaridades citadas em São Félix do Xingu, indicando se tratar de mais uma empresa de fachada.
Já na terceira investigação, a ausência de médicos plantonistas em Santana do Araguaia, apesar de contratação pública.
Na apuração, constatou-se que o representante no contrato já havia falecido à época da assinatura, além da ausência de sede física da empresa e as demais similaridades citadas.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Related Posts

Feriado de Natal: veja o que abre e fecha em São Luís
Nesta domingo (25) alguns serviços essenciais e não essenciais devem ter alteração no horário de funcionamento em São Luís. SÃO LUÍS (MA) – Algumas poucas pessoas ainda circulavam na Rua Grande, principal centro de comércio de São Luís, na manhã desta terça-feira (12).
Adriano Soares/Grupo Mirante
Por conta do feriado de Natal, celebrado neste domingo (25), alguns serviços essenciais e não essenciais devem ter alteração no horário de funcionamento em São Luís.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O g1 listou as principais mudanças. Confira:
Saúde
Os serviços de urgências e emergências das unidades de Pronto – Atendimento (UPA), do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) e Dr. Clementino Moura (Socorrão II), unidades mistas continuam atendendo a população normalmente.
Tribunal de Justiça
O Recesso Forense do Poder Judiciário do Maranhão tem início nesta terça-feira, 20 de dezembro de 2022, e se estende até o dia 6 de janeiro de 2023, sexta-fei..

Policial militar é identificado como autor dos disparos que atingiram carro de advogada em São Luís
Em depoimento, o PM alegou ter desferido os tiros para tentar conter três homens, que o haviam assaltado. A versão do policial está sob investigação, e a Polícia Civil do Maranhão não descarta a hipótese de motivações políticas. Polícia identifica suspeito de disparar oito tiros contra veículos, em São Luís
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) identificou, nessa terça-feira (25), o suspeito de disparar oito tiros contra o veículo de uma advogada, no último fim de semana, no bairro do Cohajap, em São Luís. De acordo com a PC-MA, um policial militar seria responsável pelo disparos no carro.
Imagens de câmeras de segurança, situadas nas imediações da região onde a ação aconteceu, e o depoimento de testemunhas, foram os principais recursos utilizados na investigação. O policial militar compareceu nessa terça no 4º Distrito Policial do Vinhais para prestar depoimento.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O delegado Maurício Matos afirmou que o suspeito, ..
Eleições em Açailândia (MA): Veja como foi a votação no 2º turno
Saiba como os eleitores do município votaram na disputa entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) pela Presidência da República. Eleições em Açailândia (MA): Veja como foi a votação no 2º turno
Açailândia (MA) já definiu os votos para presidente no segundo turno das eleições 2022, realizado neste domingo (30).
Os candidatos mais votados na cidade não foram necessariamente eleitos, já que esta é uma eleição de âmbito nacional. Os números abaixo se referem apenas aos votos em Açailândia (MA)
Jair Bolsonaro (PL) foi o candidato mais votado para a Presidência da República em Açailândia (MA). Ele recebeu 31.734 votos, o equivalente a 53,99% do total da cidade. Já Lula (PT) foi a escolha de 46,01% dos eleitores e recebeu 27.046 votos
Jair Bolsonaro teve mais número de votos que no primeiro turno, quando recebeu 28.942 (49,66%). Lula recebeu mais número de votos que no outro pleito, em que registrou 26.316 votos, o equivalente a 45,16%.
Ao todo, 2,11% dos eleitores do município votaram branco ou nulo ..