
Bloco comemora 52 anos de existência e 50 anos de desfile. Organização diz que Império Romano abre Carnaval no país. Bloco Império Romano sai às ruas de Belém no dia 25 de dezembro
Arquivo Pessoal
O bloco Império Romano percorre às ruas de Belém a partir de 15h deste domingo (25), dia de Natal. De acordo com a organização do evento, é o bloco que abre o Carnaval brasileiro há 50 anos. A expectativa é receber 80 mil brincantes.
Este ano, a bateria do Mestre Meia-Noite, Trio Açaí e o Trio Pegada serão responsáveis por animar o público. Além da tradicional banda de fanfarra, que será composta por vários músicos que sempre brincam no bloco.
As novidades novidades de 2022 estão na implementação do cordão de isolamento em torno do trio-elétrico para garantir a segurança dos foliões e a parceria com a empresa de coleta de lixo de Belém, que vai estar trabalhando pra recolher o lixo logo após a passagem do bloco, como é feito no Círio de Nazaré.
Veja o novo trajeto do bloco:
O percurso deste ano será alterado atendendo à solicitação do Centro Integrado de Segurança Pública, que quer evitar que o bloco passe próximo as áreas onde há hospitais. A concentração permanece na Travessa Soares Carneiro, às 13h.
Concentração: Tv. Soares Carneiro (esquina com a Rua Municipalidade, no bairro do Umarizal) – 13h
O cortejo segue na Soares Carneiro e vira na Av. Senador Lemos
Av. Visconde de Souza Franco (Doca) até Av. Marechal Hermes
O bloco terá chegada na Praça Waldemar Henrique
52 anos de de via e 50 anos de desfile
Há 52 anos, quatro amigos decidiram sair no dia de Natal pelas ruas de Belém. Com lençóis nos corpos e um rádio, saíram como se fosse um Carnaval. A brincadeira pegou gosto e agora milhares de pessoas saem as ruas na tarde do dia 25 de dezembro para abrir a temporada de Carnaval. Anteriormente o bloco aceitava somente homens, hoje, o bloco reúne todos os públicos.
O bloco deixou de percorrer às ruas de Belém por dois anos por causa da pandemia da Covid-19. Porém, em 2022, será um ano de celebração total pela marca de 50 edições do desfile.
"Não há nenhum outro bloco que saia no dia de Natal, por isto podemos afirmar que é o bloco que abre o Carnaval do Brasil. Mais uma vez vamos levar um desfile irreverente, antifóbico, sem teor político. Nosso partido é a alegria", diz o imperador do bloco, Herlander Andrade.
Além dele, a organização é composta por "senadores", os quais escolheram o tema "Mesmo com Covid, sem medo de ser feliz".
"O nosso grande fundador, Taylor Collier, foi acometido de Covid e morreu, assim como outros integrantes, então o Império vai fazer uma união no dia de Natal", comenta Herlander.
Assista às principais notícias do Pará:
Bloco Império Romano desfila neste domingo de Natal pelas ruas de Belém
