Sarah Aguiar Monteiro Borges é uma das vencedoras do Sophia Freund Prize 2025, concedido apenas a estudantes que alcançam o mais alto desempenho acadêmico da turma. A goiana Sarah Aguiar Monteiro Borges acaba de se formar em Psicologia como bolsista da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. E não bastou conquistar o diploma de uma das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo: ela ainda foi a primeira brasileira a ganhar o Sophia Freund Prize, prêmio reservado a quem tira a nota final mais alta da turma e conclui o curso summa cum laude.
O que isso significa? Nos Estados Unidos, especialmente em universidades como Harvard, o summa cum laude é o mais alto nível de honra acadêmica que um estudante pode receber ao terminar a graduação. É preciso atingir um padrão de excelência muito rigoroso, geralmente relacionado a um GPA (média de notas) elevadíssimo.
Na turma de 2025, segundo o comunicado oficial de Harvard, Sarah e outros 62 alunos ganharam esse reconhecimento (entre quase 2 mil estudantes). Cada um receberá mil dólares (cerca de 5.500 reais) — além do imenso destaque no currículo.
A brasileira, por exemplo, já conquistou uma bolsa disputadíssima no doutorado da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, para estudar Psiquiatria a partir do 2º semestre.
"Meu eu de 17 anos, que sequer tinha escrito uma redação em inglês, jamais imaginaria um dia se formar em Harvard com a maior nota da turma", postou Sarah.
"Depois de quatro anos que transformaram minha vida de formas que ainda não posso entender, saio com a convicção reforçada no poder de uma boa educação em abrir portas (e mentes) — e na importância de mantê-las abertas para todos."
O que Sarah estudará no doutorado?
Ao longo da infância em Goiânia, Sarah percebeu como fatores estruturais e sociais frequentemente desencadeiam e perpetuam o sofrimento psicológico.
Durante a graduação em Harvard, ela direcionou seu interesse pela psicologia para entender como o estigma em torno das doenças mentais afeta a busca por serviços de saúde. Seu foco eram os jovens vulneráveis.
Na pesquisa, a brasileira concluiu que são essas pessoas que significativamente ficam menos propensas a procurar e receber tratamento.
Em Cambridge, no doutorado, Sarah planeja dar continuidade a esse trabalho, com assistência da professora Dra. Sharon Neufeld. Ela quer saber: quais tipos de atendimento de saúde mental são mais eficazes para os jovens? E em quais contextos?
"Como a primeira do meu estado a estudar em Harvard College, e agora a primeira bolsista Gates Cambridge, sinto uma forte responsabilidade de usar minhas oportunidades para melhorar o bem-estar daqueles que frequentemente são deixados de fora da pesquisa e da política", escreveu Sarah.
Destaque desde o início do curso
Sarah foi a primeira mulher brasileira a presidir a Associação de Harvard para a Democracia nas Américas, sucedendo o brasileiro Eduardo Vasconcelos.
"Ela levou a conferência anual do Summit of the Americas pela primeira vez ao Brasil depois de 30 anos. Sarah é um exemplo vivo de que a criatividade, a curiosidade intelectual, a dedicação e a persistência de jovens não têm limites no mundo", escreveu Eduardo, em um longo texto de homenagem à colega.
Related Posts

Como prédios altos podem resistir a terremotos tão fortes? Veja 4 estratégias adotadas por engenheiros
O 'básico' da engenharia sísmica é seguir as normas sismorresistentes, que determinam os materiais e as dimensões ideais para não haver desabamento. Técnicas mais avançadas também usam molas amortecedoras, pêndulos gigantes e sistemas computadorizados. Como prédios altos podem resistir a terremotos tão fortes?
Um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta semana mostrou que, mesmo diante do terremoto de magnitude 7,7, que devastou Bangkok em 28 de março, dois prédios altos da capital tailandesa resistiram aos tremores e não colapsaram.
“As pessoas estudam engenharia civil por um motivo, gente”, escreveu uma das usuárias do X, em post com quase 3 milhões de visualizações.
➡️Mas, afinal, o que explica o fato de um edifício não desabar durante um abalo sísmico? O g1 conversou com três especialistas da área e resumiu abaixo as principais estratégias:
estrutura resistente, nas dimensões e materiais corretos;
sistemas de isolamento sísmico de três tipos diferentes, que incluem a..
Prouni do 2º semestre: inscrições começam nesta terça; saiba quem pode pedir bolsa
Edição busca preencher quase 244 mil vagas em 367 cursos de 901 instituições privadas de ensino superior. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso durante o período de inscrição. Inscrições do Prouni do 2º semestre de 2024 começam em
Luana Silva/g1
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 2º semestre de 2024 começam nesta terça-feira (23). Os interessados devem se inscrever até a sexta-feira (26) pelo portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni), utilizando o login gov.br com CPF e senha.
O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais (cobrem 100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior.
Para se inscrever, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ou 2023, ter obtido média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação. (Veja os critérios detalhados mais abaixo.)
📅 D..

Jovens fazem faculdade de ‘influencer digital’ na Irlanda
Curso “Criação de conteúdos e redes sociais” tem duração de 4 anos; com aulas de empreendedorismo, narração de histórias, análise de dados e produção de podcasts. Denisa Lacinova, de 19 anos, participa de aula de 'influencer digital' na Irlanda
Paul Faith/AFP
“Muitos pensam que ser 'influencer' é fácil, que basta publicar vídeos no TikTok. É muito mais que isso!”, assegura Marta Hughes, aspirante a viver dessa profissão contemporânea e que se prepara para isso em uma universidade irlandesa.
Desde setembro, a jovem acompanha as aulas dessa nova formação, chamada “Criação de conteúdos e redes sociais”, ministrada durante quatro anos na Universidade Tecnológica do Sudeste (Setu), em Carlow, a 80 km de Dublin.
A carreira de “influencer” apareceu recentemente, mas atrai muitos jovens da Geração Z, nascidos entre 1997 e 2012.
A ex-produtora de televisão Irene McCormick contou à AFP que começou oferecendo um curso intensivo de verão ministrado por tiktokers, que atraiu ..