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Bumba meu boi de orquestra: O caçula dos sotaques que encanta e se reinventa

Misturando ritmos e instrumentos musicais ao conto do boi, grupos têm conseguido mais adeptos e já são maioria dentro dos arraiais no São João. Bois de orquestra têm brilho e mistura de sons e cores
Centro Cultural da Vale
Caçula dos sotaques e misturando sons de diversos instrumentos à raiz da brincadeira de bumba meu boi, aos poucos o sotaque de orquestra foi conquistando adeptos e se tornando um dos mais apreciados por maranhenses e turistas.
É o sotaque com maior crescimento numérico durante os últimos anos e mais difundido entre os municípios do Maranhão. Dentre os principais grupos de bois de orquestra, estão o Boi de Nina Rodrigues, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Brilho da Ilha, Boi Novilho Branco, Boi Upaon-Açu, Boi de Sonhos, dentre outros.
Veja também:
Bumba meu boi de costa de mão: História, grupos e tradição no Maranhão
Sotaque de Zabumba: Ancestralidade e resistência no bumba meu boi do MA
Em um levantamento preliminar feito pela pesquisadora da Comissão Maranhense de F..

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Misturando ritmos e instrumentos musicais ao conto do boi, grupos têm conseguido mais adeptos e já são maioria dentro dos arraiais no São João. Bois de orquestra têm brilho e mistura de sons e cores
Centro Cultural da Vale
Caçula dos sotaques e misturando sons de diversos instrumentos à raiz da brincadeira de bumba meu boi, aos poucos o sotaque de orquestra foi conquistando adeptos e se tornando um dos mais apreciados por maranhenses e turistas.
É o sotaque com maior crescimento numérico durante os últimos anos e mais difundido entre os municípios do Maranhão. Dentre os principais grupos de bois de orquestra, estão o Boi de Nina Rodrigues, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Brilho da Ilha, Boi Novilho Branco, Boi Upaon-Açu, Boi de Sonhos, dentre outros.
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Bumba meu boi de costa de mão: História, grupos e tradição no Maranhão
Sotaque de Zabumba: Ancestralidade e resistência no bumba meu boi do MA
Em um levantamento preliminar feito pela pesquisadora da Comissão Maranhense de Folclore, Lilian Brito, foram localizados pelo menos um grupo, entre ativos e inativos, de sotaque de orquestra em aproximadamente em 56 das 217 cidades do Maranhão, dentre as quais é possível citar:
Alto Alegre do Pindaré
Apicum Açu
Araioses
Arari
Axixá
Bacabeira
Balsas
Barreirinhas
Bequimão
Cachoeira Grande
Cajapió
Caxias
Central do Maranhão
Chapadinha
Codó
Coroatá
Cururupu
Governador Edison Lobão
Grajaú
Guimarães
Humberto de Campos
Icatu
Imperatriz
Itapecuru Mirim
Matões do Norte
Miranda do Norte
Mirinzal
Morros
Nina Rodrigues
Nova Olinda do Maranhão
Paço do Lumiar
Palmeirândia
Paulino Neves
Penalva
Peri Mirim
Pindaré Mirim
Pinheiro
Presidente Juscelino
Primeira Cruz
Raposa
Rosário
Santa Helena
Santa Rita
Santo Amaro
São Benedito do Rio Preto
São Bento
São José de Ribamar
São Luís
Sucupira do Norte
Timon
Turilândia
Tutóia
Urbano Santos
Vargem Grande
Viana
Vitória do Mearim
História
Boi de Axixá é um dos principais bois de orquestra do Maranhão
Divulgação/Prefeitura de São Luís
Contam os pesquisadores que o ritmo de orquestra nasceu na região do Munin, mais especificamente nos municípios de Rosário e Axixá, entre as décadas de 50 e 60 .
Segundo a professora e pesquisadora Lady Selma Ferreira Albernaz, a origem desses grupos é curiosa e marcada pela casualidade por volta dos anos de 1920 e 1930, quando orquestra do bordel da cidade de Rosário saiu pelas ruas tocando seus instrumentos.
Em certa apresentação dessa orquestra, durante a noite, o grupo encontrou, por acaso, com um Boi de Zabumba e aí começaram a tocar juntos. O resultado foi tão satisfatório que gerou uma nova festa e um novo estilo de brincar bumba meu boi.
Bom Dia Mirante recebe parte dos brincantes do Boi de Axixá, sotaque de orquestra
No dossiê de registro do bumba meu boi como Patrimônio Cultural do Brasil, Manoel de Jesus Desterro (do bumba meu boi de Peri de Cima e mais conhecido como Manoel Tetéu) deu mais informações sobre a origem do sotaque de orquestra.
Para ele, em primeiro lugar, os instrumentos de sopro – presentes somente no sotaque de orquestra – não são os principais na musicalidade do boi. Na verdade, a base rítmica desse estilo de bumba meu boi é feita pelo bumbo, pelo tambor-onça e pelo banjo.
Se os instrumentos de sopro não são os principais instrumentos na orquestra, isso comprova, de certo modo, a hipótese do boi de orquestra ter sido originado de outro estilo, provavelmente de base percussiva, tendo a orquestra sido inserida com a função de realçar o sotaque.
Outras características
Veja a beleza do Boi Bonito de Matões do Norte sotaque de orquestra
Já no que diz respeito ao ritmo das músicas, chama a atenção a base constituída pelo bumbo, pelo tambor onça, pelo banjo e o maracá, acompanhado por instrumentos de sopro como saxofone, trompete, trombone.
No entanto, para Lilian Brito, existem variações conforme cada grupo, o que torna possível a presença do violão, cavaquinho, clarinete, flauta, tamborim e até a sanfona, no qual alguns pesquisadores dizem que o som produzido é semelhante ao do xote.
"Atualmente, principalmente na Ilha de São Luís, alguns grupos tem inserido outros instrumentos na composição de sua orquestra como o baixo, contrabaixo, guitarra, teclado, agogô, conga, ganzá, cowbell, roca e até mesmo a bateria", explica Lílian.
Bois com sotaque de orquestras são queridos no Maranhão
Divulgação/Prefeitura de São Luís
Na apresentação, é comum os grupos desse estilo se apresentarem em formato semicircular com o boi no centro. No entanto, mais recentemente, grupos como o Boi de Axixá têm prefeito a formação em em fileiras, com um ou mais bois dançando em torno dos brincantes.

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