
Carlos Nobre, no Festival LED – Luz na Educação, em Belém.
Nay Jinknss / Festival LED
Em Belém, participando do Festival LED – Luz na Educação, o climatologista Carlos Nobre analisou nesta terça-feira (2) os resultados da COP 30, realizada em novembro na capital paraense. Ele destacou a urgência climática e a necessidade de avanços na COP 31, especialmente na desaceleração rápida do uso de combustíveis fósseis e do desmatamento.
"Todos nós esperávamos que esta seria a mais importante de todas as COPs, porque nunca o planeta desde que nós existimos esteve com risco que estamos agora de emergência climática", afirmou, alertando que, "se não houver redução rápida de emissões dos gases do efeito estufa, Belém será inabitável em 2070, com a temperatura global chegando a 2,7°C a 2,8°C – e na cidade chegando a 5ºC".
Ele criticou a falta de consenso sobre os mapas do caminho para zerar combustíveis fósseis e desmatamento, apesar das expectativas iniciais do presidente Lula. "Infelizmente a gente não aprovou os mapas do caminho para zerar os combustíveis fósseis e o desmatamento rapidamente", disse Nobre, explicando que as COPs avançam por consenso, não por maioria, o que bloqueou esses pontos cruciais.
Festival LED – Luz na Educação começa em Belém
Avanços em adaptação e inclusão
Apesar das frustrações, Nobre apontou ganhos como a aprovação de 50 pontos de adaptação, criação do Comitê de Belém e um fundo de pelo menos US$ 300 bilhões anuais para populações vulneráveis.
"Foi também a primeira COP com grande número de indígenas. Foi a primeira COP que colocou no seu documento como nós temos que valorizar e proteger todos os afrodescendentes", destacou, elogiando a valorização do conhecimento tradicional pela primeira vez em 500 anos.
O "Pacote de Belém", aprovado por 195 países, incluiu esses itens, além de triplicar financiamentos para adaptação até 2035, embora os recursos imediatos fiquem abaixo da meta. Nobre viu otimismo na liderança brasileira contínua até novembro de 2026.
Desafio dos fósseis
Nobre enfatizou que 75% das emissões vêm de combustíveis fósseis, responsáveis por 7 milhões de mortes anuais por poluição urbana.
"Sem dúvida, o maior desafio é porque nós estamos numa emergência e 75% das emissões dos gases do efeito estufa são queima de combustíveis fósseis", declarou, defendendo o fim do uso até 2040, não ultrapassando 2045, apoiado por cientistas do Pavilhão de Ciência Planetária da COP 30.
Ele ainda citou a viabilidade econômica: "Os painéis solares hoje já são 1/4 do preço da energia termoelétrica, não geram poluentes, energia solar emprega 4 vezes mais pessoas que termoelétricas".
Ele mencionou a iniciativa da criação de painel científico para transição energética, proposto por Ana Toni, secretária executiva da COP 30; e lembrou das reuniões marcadas na Colômbia a fim de preparar relatório para COP 31.
Na próxima COP, sediada na Turquia/Austrália em 2026, Nobre aposta em avanços nos mapas do caminho. "O presidente da COP André Corrêa do Lago, a secretária executiva Ana Toni, eles estão muito motivados […] e eles querem levar muito essa discussão agora sem parar pra que toda a preparação para a COP 31 […] ela realmente seja para o que a COP 30 não foi", projetou.
Ele também defendeu a continuidade da presença de indígenas, quilombolas e jovens. "É importante que também na COP 31 em diante todos os povos indígenas, de comunidades locais estejam presentes porque isso marcou muito bem essa COP".
Related Posts
Unesp 2025: lista da quarta chamada de aprovados do vestibular é divulgada; consulte
Vestibular 2025 oferece 6.596 vagas em 24 cidades do estado de São Paulo. Unesp em Sorocaba
Unesp/Divulgação
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta terça-feira (18) a lista da quarta chamada do Vestibular 2025, com oferta de 6.596 vagas em 24 cidades.
ACESSE AQUI A LISTA DA QUARTA CHAMADA
A matrícula de quem tiver sido aprovado deve ser feita virtualmente esta terça e quarta-feira (19), pelo site da Vunesp ou pelo Sistema de Graduação da Unesp (Sisgrad).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Nas mesmas datas, também de forma virtual pelo Sisgrad, serão feitas as matrículas em quarta chamada do Processo Seletivo “Olimpíadas Científicas Unesp 2025”.
São, ao todo, 449 vagas adicionais em cursos de graduação para participantes e medalhistas de olimpíadas do conhecimento.
Fachada da biblioteca da Unesp Marília
Divulgação
Outras possibilidades
Há, ainda, o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP), que destina 50% das vagas d..
Lá Vem o Enem 2024 lança primeiro tema em plataforma de correção gratuita de redações
Estudantes podem escrever textos sobre 'O impacto das queimadas no equilíbrio ecológico'. Queimadas AM
Divulgação/Ibama
A plataforma de correções gratuitas de redações do Lá Vem o Enem já está recebendo textos. O primeiro tema deste ano, lançado nesta quinta-feira (5), é “O impacto das queimadas no equilíbrio ecológico”.
📝 Entre na plataforma de correção gratuita de redações
Veja 5 reportagens do g1 sobre o tema e que podem ajudar no repertório usado para escrever o texto:
➡️ CAUSAS: Entenda por que o Brasil registrou uma taxa inédita de queimadas neste 1º quadrimestre do ano
➡️ QUEIMADAS EM NÚMEROS: gráficos e mapas mostram tamanho da crise ambiental no país
➡️ Ibama: 100% das queimadas no Brasil são ação humana
➡️ PROTEÇÃO: máscaras protegem contra a fumaça das queimadas?
➡️ IMPACTOS: entenda como incêndios afetam o fornecimento de energia elétrica
Para ter acesso ao sistema, os candidatos devem se cadastrar no site oficial do projeto. Até o dia da prova, serão lançados qu..
O menino que enfrentou o câncer e doenças autoimunes e se tornou reitor nos EUA: ‘Quase não vivi para contar’
A partir de julho, Santiago Schnell será o presidente do Dartmouth College, uma das oito universidades de elite que compõem a Ivy League nos Estados Unidos. Santiago Schnell é especialista em Biologia e Matemática Computacional
Cortesia de Santiago S..
