Com quase mil casos de SRAG em cinco meses, Maranhão intensifica vacinação e reforça medidas preventivas contra a gripe. Gripe, resfriado ou alergia? Shutterstock Coriza, tosse, cansaço e dores no corpo estão entre os sintomas mais comuns da gripe, que costuma se espalhar com mais facilidade durante esta época do ano. Segundo o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório causada pelo vírus influenza, altamente transmissível. Atualmente, existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D. Os tipos A e B são os principais responsáveis por epidemias sazonais, sendo o tipo A também causador de grandes pandemias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão registrou, nos últimos cinco meses, 979 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). As maiores concentrações de notificações estão em São Luís, Imperatriz e Pinheiro. A faixa etária mais atingida vai de crianças com menos de 1 ano até os 11 anos de idade. Um boletim recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que 14 das 27 capitais brasileiras estão em nível de alerta ou alto risco para a SRAG, com tendência de crescimento a longo prazo. São Luís está entre elas. Ainda segundo o boletim, as internações causadas pelo vírus influenza cresceram em várias regiões do país, atingindo principalmente jovens, adultos e idosos. Em nota enviada ao g1, a Secretaria de Estado da Saúde ressaltou medidas para prevenir os casos leves da SRAG: “A SES recomenda a adoção de medidas não farmacológicas para a prevenção de casos leves e moderados de SRAG como o uso de máscaras e evitar locais fechados para pessoas com sintomas gripais, a higiene frequente das mãos e a ventilação adequada dos ambientes são fundamentais para reduzir a transmissão de vírus respiratórios — especialmente entre as crianças, que constituem um grupo mais vulnerável.” Vacinação é ampliada na capital Como estratégia para combater a gripe, o Dia D de vacinação contra a influenza foi realizado no último sábado (10) em todo o Maranhão. A campanha, que inicialmente contemplava apenas os grupos prioritários, foi ampliada para toda a população de São Luís no último dia 13. Doses da vacina da gripe serão liberadas para todos os públicos, em São Luís A vacinação continua sendo uma das principais formas de prevenção contra as formas graves da gripe e complicações respiratórias. *Estagiária supervisionada por Rafael Cardoso.
Related Posts

Mulheres denunciam médico por importunação sexual durante exames ginecológicos no MA: ‘Ele colocou a mão por dentro da minha calcinha e começou a mexer’
As investigações começaram após oito mulheres, entre elas duas grávidas, procurarem a polícia para denunciar o médico. Mulheres denunciam médico por importunação sexual durante exames ginecológicos no MA
Reprodução/TV Mirante
A Polícia Civil do Maranhão abriu um inquérito policial para investigar o médico ginecologista Kemuel Pinto Bandeira, suspeito de praticar importunação sexual durante exames ginecológicos. As investigações começaram após oito mulheres, entre elas duas grávidas, procurarem a polícia para denunciar o médico.
Kemuel Bandeira é ginecologista, com especialização em ultrassonografia, e é diretor médico de uma clínica de alto padrão na avenida dos Holandeses, na capital maranhense. Ele também atua em outra clínica em Açailândia, onde faz atendimento particular e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Mulheres denunciam médico por importunação sexual durante exames ginecológicos no MA
Reprodução/TV Mirante
Quatro mulheres, que moram em Açailândia, relataram à TV Mirante como..
Historiadora mostra glúteos e faz dança erótica em palestra na UFMA: ‘A pedagogia que eu proponho é essa’
O vídeo divulgado de Tertuliana Lustosa, que também é pesquisadora mestranda em Cultura e Sociedade, causou polêmica nas redes sociais. Em pronunciamento, Tertuliana disse que não é a primeira vez que causa comoção por causa do estudo, que já foi ministrado em outras universidades do Brasil. Historiadora mostra glúteos e faz dança erótica em palestra na UFMA: ‘ a pedagogia que eu proponho é essa’
Reprodução/Redes Sociais
Uma mesa redonda na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sobre gênero e sexualidade causou polêmica após uma das palestrantes, a historiadora da arte e cantora piauiense Tertuliana Lustosa, fazer uma performance erótica durante o evento, realizado nessa quinta-feira (17).
A historiadora, que é travesti, foi convidada para palestrar no seminário “Dissidências de gênero e sexualidades”, organizado pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep) (veja vídeo abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
His..

Polícia investiga assalto milionário a empresa de transporte de valores em Bacabal
Assalto aconteceu na noite de sexta-feira (18). Ao menos 15 homens armados teriam participado da ação criminosa. Polícia investiga assalto milionário no Maranhão
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) investiga um assalto milionário a Cefor, empresa especializada no transporte de valores, que aconteceu na noite de sexta-feira (18), em Bacabal, cidade a 249 km de São Luís. Estima-se que os bandidos tenham levado cerca de R$ 50 milhões da sede da empresa.
Clique e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Segundo as investigações, cerca de 15 homens armados teriam rendido os funcionários e em seguida, levado os valores da empresa. Durante a ação criminosa, os assaltantes agiram de forma silenciosa e nenhum dos funcionários reagiu.
Após o assalto, os bandidos fugiram em duas caminhonetes em direção ao povoado Palmeiral, situado na zona rural de Bacabal. Até o momento, os criminosos seguem foragidos.
De acordo com a polícia, denúncias anônimas apontaram que o grupo chegou a ocupar um..