
Com quase mil casos de SRAG em cinco meses, Maranhão intensifica vacinação e reforça medidas preventivas contra a gripe. Gripe, resfriado ou alergia? Shutterstock Coriza, tosse, cansaço e dores no corpo estão entre os sintomas mais comuns da gripe, que costuma se espalhar com mais facilidade durante esta época do ano. Segundo o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório causada pelo vírus influenza, altamente transmissível. Atualmente, existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D. Os tipos A e B são os principais responsáveis por epidemias sazonais, sendo o tipo A também causador de grandes pandemias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão registrou, nos últimos cinco meses, 979 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). As maiores concentrações de notificações estão em São Luís, Imperatriz e Pinheiro. A faixa etária mais atingida vai de crianças com menos de 1 ano até os 11 anos de idade. Um boletim recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que 14 das 27 capitais brasileiras estão em nível de alerta ou alto risco para a SRAG, com tendência de crescimento a longo prazo. São Luís está entre elas. Ainda segundo o boletim, as internações causadas pelo vírus influenza cresceram em várias regiões do país, atingindo principalmente jovens, adultos e idosos. Em nota enviada ao g1, a Secretaria de Estado da Saúde ressaltou medidas para prevenir os casos leves da SRAG: “A SES recomenda a adoção de medidas não farmacológicas para a prevenção de casos leves e moderados de SRAG como o uso de máscaras e evitar locais fechados para pessoas com sintomas gripais, a higiene frequente das mãos e a ventilação adequada dos ambientes são fundamentais para reduzir a transmissão de vírus respiratórios — especialmente entre as crianças, que constituem um grupo mais vulnerável.” Vacinação é ampliada na capital Como estratégia para combater a gripe, o Dia D de vacinação contra a influenza foi realizado no último sábado (10) em todo o Maranhão. A campanha, que inicialmente contemplava apenas os grupos prioritários, foi ampliada para toda a população de São Luís no último dia 13. Doses da vacina da gripe serão liberadas para todos os públicos, em São Luís A vacinação continua sendo uma das principais formas de prevenção contra as formas graves da gripe e complicações respiratórias. *Estagiária supervisionada por Rafael Cardoso.
Related Posts
Motorista com sinais de embriaguez é preso com pistola após acidente em São Luís
Motorista com sinais de embriaguez é preso com pistola após acidente em São Luís Reprodução/Redes Sociais Um motorista com sinais de embriaguez foi preso na noite de domingo (2) após se envolver em um acidente na Avenida dos Africanos, próximo ao bai..
Polícia Federal investiga esquema de pirâmide financeira operado por empresa em Natal
Seis mandados de busca são cumpridos nesta quarta (6) na capital do Rio Grande do Norte, além de Niterói (RJ) e São Luís (MA). Investigados teriam movimentado R$ 5 milhões em um 'curto espaço de tempo'. Polícia Federal cumpre mandados em Natal, Niterói e São Luís
PF/Divulgação
A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (6) para investigar um esquema de pirâmide financeira operado por uma empresa de Natal.
Os policiais cumprem seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Natal (RN), Niterói (RJ) e São Luís (MA).
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
A Operação Cadeia Financeira investiga uma empresa potiguar que operava o esquema prometendo retornos financeiros elevados e irreais para atrair investidores.
Segundo a Polícia Federal, a investigação teve início após várias denúncias de vítimas e revelou diversas irregularidades nas finanças da empresa, que chegou a movimentar mais de R$ 5 milhões em um curto período de tempo…
Quase 60 municípios estão em alerta de perigo para baixa umidade do ar no MA; veja lista
Em Imperatriz, segundo o Inmet, as temperaturas podem chegar aos 39ºC. Quase 60 municípios estão em alerta de perigo para baixa umidade do ar no MA
Divulgação/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (11), um alerta laranja, indicando perigo para a baixa umidade relativa do ar no Maranhão. O alerta teve início às 11h e vale até as 21h desta quarta.
De acordo com o Inmet, o alerta é válido para as regiões Sul, Oeste, Leste e Centro maranhense. (Veja a lista de municípios mais abaixo).
Em situações como esta, é recomendado que as pessoas bebam bastante líquido. Durante este período, atividades físicas não são recomendadas. É importante evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para a pele e umidificar os ambientes.
Quase 40ºC em Imperatriz
Em Imperatriz, uma das cidades em alerta de perigo, na região tocantina do estado, a temperatura, segundo o Inmet, pode chegar aos 39ºC na tarde desta quarta. No município, a umidade rel..
