IMA informou que colheu amostras da água para identificar possíveis causas da mortandade. Centenas de peixes aparecem mortos na Barra de Santo Antônio
Centenas de peixes mortos começaram a aparecer na praia da Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas. Há relatos de animais mortos na região desde o último domingo (15).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra uma extensa faixa de areia da praia tomada pelos peixes mortos (assista acima).
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) informou que colheu amostras de água para tentar identificar as possíveis causas da mortandade. Um relatório deve ser divulgado em até 10 dias.
Em nota, a Prefeitura da Barra de Santo Antônio informou que acionou os órgãos responsáveis assim que soube da morte dos peixes. Disse também que aguarda relatório do IMA.
Ufal conclui laudo sobre mortandade no Rio Santo Antônio
Essa não é a primeira vez que peixes aparecem mortos na cidade. No ano passado, pescadores encontraram vários peixes mortos na foz do Rio Santo Antônio. Em vídeo gravado por um deles é apontado o prejuízo que a mortandade desses peixes causa para comunidade, que sobrevive da pesca.
"Mais uma vez acontece isso, uma mortalidade grande de peixe. O pescador sofre e muito com isso. Há vários anos isso acontece aqui e ninguém dá uma solução. É um absurdo!".
Pesquisador da Ufal, o professor Emerson Soares disse que a universidade vem fazendo o monitoramento do local para tentar identificar os agentes poluentes que provocam esse tipo de fenômeno.
"Já estudamos esse rio há quatro anos. O Santo Antônio é um dos mais problemáticos, do ponto de vista de contaminantes. Vimos uma grande mancha de poluentes e a gente sabe que ali tem grandes fontes de contaminantes. Essa mancha espumosa passa e mata os peixes intoxicados", disse o professor.
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL
Related Posts

Arco Metropolitano de Maceió: duplicação da BR-424 é autorizada
Rodovia liga a AL-101, em Marechal Deodoro, à BR-316, entre Pilar e Satuba. Obra do Arco Metropolitano também prevê a duplicação da BR-316, de Maceió até Pilar. Projeto do Arco Metropolitano de Maceió prevê duplicações da BR-424 e da BR-316
Governo de Alagoas
A ordem de serviço para a duplicação da BR- 424 em Alagoas, obra que faz parte do projeto do Arco Metropolitano de Maceió, foi assinada nesta quinta-feira (17).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O trecho duplicado começará no entroncamento com a BR-316, entre Pilar e Satuba, e se estenderá até a AL-101 Sul, em Marechal Deodoro. O investimento total é de R$ 252,7 milhões.
Serão construídos três viadutos: um no entroncamento com a AL-101 Sul, nas imediações do posto do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV); outro no entroncamento do Polo Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro; e um no trevo da BR-316, no Pilar. Além disso, a ponte sobre o Riacho dos Remédios será duplicada.
“São investimentos que vão imp..

Pelo 4º ano consecutivo, Praia do Patacho recebe selo internacional Bandeira Azul
Certificação que comprova turismo sustentável, segurança e responsabilidade social. Praia do Patacho renova selo Bandeira Azul pelo segundo ano consecutivo
Lucas Meneses/Sedetur
Pelo 4º ano consecutivo, a Praia do Patacho, localizada no município de Porto de Pedras, recebeu a renovação do selo internacional Bandeira Azul. O selo internacional comprova que a praia garante um turismo sustentável, segurança e promove a responsabilidade social.
A premiação foi divulgada no site oficial do Programa Bandeira Azul Brasil, que publicou a lista de praias e marinas certificadas com o selo de sustentabilidade Bandeira Azul 24/25.
A praia recebeu pela primeira vez o selo em 2021, e agora recebe novamente. É a única praia de Alagoas a conseguir a certificação 2024-2025. Os critérios estabelecidos pelo programa devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente, para garantir a certificação da Bandeira Azul. Esta é a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de ..