
Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Reprodução/UEMA A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) aplica, neste domingo (30), as provas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2026. A edição deste ano teve 48.063 inscritos e será realizada em etapa única. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp A aplicação ocorre nos campi da UEMA e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASul). A prova será composta por questões objetivas de múltipla escolha e Produção Textual, no horário das 13h30 às 18h30. Os portões fecham às 13h, em ponto. Portanto, é importante chegar com antecedência e conferir previamente o local de prova. Veja os vídeos que estão em alta no g1 O que levar Os candidatos devem levar caneta esferográfica transparente azul ou preta e apresentar documento oficial com foto, que pode ser físico ou digital — como e-Título, CNH Digital ou RG Digital, cada um no aplicativo oficial. Vagas e novos cursos O PAES 2026 oferece 5.980 vagas, sendo 5.130 para a Uema e 850 para a Uemasul. Esta edição marca a ampliação da oferta de cursos com a criação de 20 novas graduações presenciais, distribuídas em 12 campi, nas áreas de saúde, tecnologia, ciências humanas e ciências sociais. Os novos cursos são: Administração (Pedreiras) Agronomia (Colinas) Ciências Econômicas (São Luís e Timon) Educação Especial Inclusiva (São Luís) Educação Física Bacharelado (Coroatá e São João dos Patos) Enfermagem (Zé Doca) Engenharia da Computação (Caxias) Fonoaudiologia (Caxias) Inteligência Artificial (São Luís) Letras em Libras (Colinas e Pedreiras) Nutrição (São Bento) Psicologia (São Luís, Balsas e Santa Inês) Serviço Social (São Bento) Terapia Ocupacional (Caxias e Itapecuru-Mirim) Novo sistema de reserva de vagas A edição deste ano passa a seguir o sistema de cotas previsto na Medida Provisória nº 497/2025, que determina: 50% das vagas destinadas a estudantes da rede pública; Dentro desse percentual, 50% reservados a candidatos com renda per capita de até dois salários mínimos; Reserva proporcional para pretos, pardos, indígenas e quilombolas, conforme dados do IBGE; 5% das vagas destinadas a pessoas com deficiência; 20% das vagas nos cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros reservadas a candidatos negros. O resultado final do PAES está previsto para 29 de janeiro de 2026.
Related Posts
Servidora do TJ é presa suspeita de fraudar alvarás e desviar dinheiro de contas públicas no MA
1 de 1
Superintendência Estadual de Investigações Criminais do Maranhão (SEIC-MA) — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão. Superintendência Estadual de Investigações Criminais do Maranhão (SEIC-MA) — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão.
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu, na quinta-feira (21), a secretária judicial da 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, Lívia Azevedo Veras Dias, por suspeita de liberações irregulares de alvarás de pagamento. Ela é servidora do Tribunal de Justiça do Estado e a suspeita.
Compartilhe esta notícia no WhatsAppCompartilhe esta notícia no Telegram De acordo com o delegado Augusto Barros, da Superintendência Estadual de Investigações Criminais do Maranhão (Seic), Lívia teria bloqueado quantias de quase R$ 500 mil de contas públicas do Estado do Maranhão e em seguida, transferindo o valor para uma advogada.
A advogada que, não teve o nome revelado e que recebeu os valores, seria conhecida da suspeita e não fazia parte dos process..
VÍDEO: Idoso é preso por abuso sexual ao ser flagrado com criança de dois anos em Peritoró; testemunha filmou crime
1 de 1
Polícia prende idoso que teria sido flagrado cometendo abuso sexual infantil em Peritoró — Foto: Reprodução/Redes sociais Polícia prende idoso que teria sido flagrado cometendo abuso sexual infantil em Peritoró — Foto: Reprodução/Redes sociais
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (25), um idoso que teria sido flagrado cometendo abuso sexual contra uma criança de apenas dois anos, em Peritoró, a cerca de 238 km de São Luís.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 MA no WhatsApp De acordo com as investigações, Diocrecio Aguiar, de 83 anos, foi visto por uma testemunha cometendo o abuso sexual em uma residência onde ele morava com o filho e a nora, na Rua da Palmeira, no bairro Filipinho.
A testemunha gravou o vídeo e mostrou a policiais, que foram até a residência e prenderam o idoso em flagrante, com a ajuda do Conselho Tutelar. Em um outro vídeo, Diocrecio aparece sendo levado de uma casa até a viatura (veja abaixo).
Idoso é preso por abuso sexual ..
Preso suspeito de participar de tentativa de latrocínio em SL; vítima foi baleada durante roubo a residência
1 de 1
Preso suspeito de participar de tentativa de latrocínio em SL; vítima foi baleada durante roubo a residência — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão Preso suspeito de participar de tentativa de latrocínio em SL; vítima foi baleada durante roubo a residência — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão
Um homem foi preso, nessa segunda-feira (15), suspeito de participar de um assalto a residência no bairro do Cohatrac, em São Luís. O crime aconteceu no dia 27 de junho de 2023 e terminou com uma vítima baleada.
Consta na investigação que o preso, na companhia de mais três comparsas, chegou na casa das vítimas em um veículo com placas “frias” (placas sem cadastro no Departamento Estadual de Trânsito – Dentran). O grupo invadiu a residência para roubar e, na hora da ação criminosa, uma das vítimas entrou em luta corporal com um dos assaltantes, sendo alvejada por um disparo de arma de fogo na região da virilha.
Em seguida, os criminosos roubaram alguns bens do local e emp..
