Ex-BBB, economista e pesquisador, Gil organizou um aulão para estudantes da rede pública do Recife, antes do Enem 2024. Dos 600 participantes, mais de 60 foram aprovados em universidades estaduais e federais. Gil do Vigor comemora aprovação de alunos e diz que sofre com ‘síndrome do impostor’
Quem vê o currículo de Gil do Vigor talvez não imagine que o pernambucano sofra com a “síndrome do impostor” (fenômeno em que a pessoa frequentemente duvida de sua própria competência).
Gil é amado pelo “Bra-silll”, apresentador de quadros em programas de variedades, rosto de dezenas de campanhas publicitárias, PhD pela Universidade da Califórnia e pesquisador na Universidade de Chicago. Mas, ainda assim, é acometido por pensamentos como “meu Deus, não sou capaz” ou “melhor sair correndo antes de passar vergonha!”.
“Acho que é um medo de ter a resposta de que não consegui fazer algo. Quando prestei o Enem, deixei o RG em casa. Minha mãe saiu correndo atrás de mim e disse: ‘você esqueceu o documento!’. Eu tentei me autossabotar, porque tinha medo de fazer a prova e não dar certo”, conta. “Mas aprendi que, independente da minha confiança, preciso ter coragem de ao menos tentar."
🧑🏫Aos 33 anos, Gil traçou um plano para evitar que alunos de baixa renda enfrentem a mesma insegurança que quase o afastou dos estudos. Depois de criar um canal no Youtube (“Matemática do Vigor”), ele ainda organizou o Aulão do Vigor em outubro de 2024: com transmissão on-line, o evento recebeu 600 jovens da rede pública do Recife para um dia inteiro de revisão de conteúdos.
Entre uma aula e outra, Gil buscou motivar os jovens a não desistirem dos estudos. Os resultados foram animadores: mais de 60 passaram em universidades públicas em 2025.
“Eu e minha mãe temos a educação na veia. Ela [Jacira Santanna] sempre foi uma grande apoiadora dos estudos e se esforçava ao máximo para me dar todo o suporte”, diz Gil.
“Eu precisava retribuir isso de alguma forma. Depois que ganhei mais dinheiro e mudei nosso status social, passei a me esforçar para que outras pessoas também dessem aquela vigorada.”
➡️Como funcionou o Aulão? Dona Jacira organizou todo o processo: com a ajuda de uma equipe, ela divulgou a abertura das inscrições, conversou com diretores das escolas públicas, planejou o transporte de todos os jovens até o evento, garantiu parcerias com marcas de materiais escolares e forneceu alimentação para os participantes.
“Eu tenho muito orgulho desses alunos”, diz Jacira. “A menina que ganhou o desafio de matemática no Aulão era tão esforçada, tão humilde e inteligente… Quando vi o nome dela lá em cima, no topo da lista de aprovados, me emocionei muito. Fiquei me lembrando do meu filho.”
'Gil mostrou que o futuro está nos estudos'
Júlia Ellen foi aprovada na Universidade Federal Rural de Pernambuco
Arquivo pessoal
É claro que o g1 conversou com a aluna em questão: Júlia Ellen, de 18 anos, foi selecionada para o curso de licenciatura em química na Universidade Federal Rural de Pernambuco. “Foi muito gratificante ter participado do Aulão, porque os professores fizeram com que até as matérias mais chatas atraíssem minha atenção”, diz. “Teve muito acolhimento, e o Gil mostrou para a gente que o futuro está nos estudos.”
Matheus Satiro, outro aluno do Aulão, já tinha enfrentado uma maratona de preparo para o Enem, escrevendo redações semanalmente e revisando todas as disciplinas. Ouvir o discurso de Gil do Vigor pessoalmente foi o toque final. “Fui aprovado em ciências econômicas, o mesmo curso que ele fez. Ver um cara que nasceu aqui onde nasci e que conseguiu estudar lá nos Estados Unidos é uma inspiração”, afirma.
Próximo passo: defesa na universidade
Gil do Vigor
Reprodução
Gil diz aos alunos que, quando é acometido por pensamentos “sabotadores”, tenta se lembrar da importância de tentar.
Ao g1, ele resumiu sua estratégia. “Não posso bloquear minha vida. Minha mãe sempre disse: ‘filho, vá, não olhe para o resultado, olhe para a jornada’”, conta. “E comecei a colocar isso em prática. Minha defesa [na Universidade de Chicago] está chegando. Vou falar que estou confiante? Estou é me cag***! Queria sair correndo. Mas, se eu não tentar, vou viver a vida inteira com medo? Não posso.”
Vídeos de Educação
Related Posts

Trump oficializa desmonte do Departamento de Educação; Senado precisa aprovar fechamento, e presidente não tem apoio suficiente
Pprocedimento prevê que secretária da pasta, tome 'todas as medidas necessárias para facilitar' o fechamento. Medida não tem apoio popular, segundo pesquisa de opinião. Trump planeja esvaziar departamento de educação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (20) uma ordem executiva para desmantelar o Departamento de Educação.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O procedimento prevê que Linda McMahon, secretária de Educação, tome “todas as medidas necessárias para facilitar o fechamento do Departamento de Educação e devolver a autoridade educacional aos estados”.
McMahon, que é cofundadora da franquia de luta livre profissional WWE defendeu os planos de Trump de abolir a agência, mas prometeu que o financiamento estudantil continuará existindo.
O papel principal da agência é financeiro. Anualmente, ela distribui bilhões de dólares para faculdades e escolas, além de administrar empréstimos estudantis fe..

Aniversário de Paulo Freire: veja 6 ensinamentos do educador que ainda são atuais
Conhecido desde 2012 como 'Patrono da Educação Brasileira', Freire atuou principalmente na educação de adultos em áreas proletárias de Pernambuco. Veja aspectos de seu legado que ainda podem ser aplicados nas escolas e universidades, segundo estudiosos. O educador e filósofo Paulo Freire posa para foto durante entrevista concedida para o Grupo Estado em SP, em 1993.
Clovis Cranchi/Estadão Conteúdo/Arquivo
Neste 19 de setembro de 2024, o recifense Paulo Freire completaria 103 anos. Segundo estudiosos ouvidos pelo g1, as ideias do educador continuam representando um norte para as escolas e universidades que veem a sala de aula como mecanismo de transformação social.
“Por vivermos tempos repressivos, o legado dele volta ainda com mais força”, afirma Walkyria Monte Mór, professora da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia.
Desde 2012, Freire passou a ser considerado por lei o “Patrono da Educação Bras..

Como preparar seu cérebro para uma prova
Cientistas dizem que novidades e histórias são ótimas estratégias para melhorar o processo de aprendizagem, enquanto sono e atividade física são cruciais para reduzir o estresse e reter informação. Os dias de prova geram nervosismo e ansiedade nos estudantes
Freepik
Neste domingo (3) e no próximo, 4,3 milhões de brasileiros farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (Enem) para tentar garantir uma vaga no ensino superior.
🎓 📚 Preparar-se para as provas pode ser desafiador, e muitos adotam rotinas intensas de estudo, repassando conteúdos por horas a fio.
GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM 2024 – (domingo, a partir das 18h30)
COBERTURA EM TEMPO REAL
🧠 Mas e se o segredo de uma boa revisão não for apenas mais horas de estudo, mas sim entender como o cérebro aprende e lembra das coisas?
Cada um aprende de um jeito
O neurocientista Bogdan Draganski, do Hospital Universitário Insel em Berna, na Suíça, diz que não existem truques rápidos ou “atalhos fáceis” para o sucesso escolar.
Segund..