Estima-se que 8.500 pessoas, incluindo indígenas e ribeirinhos, estejam afetados pela falta de chuvas. Fumaça toma conta do céu de São Félix do Xingu, no Sul do Pará
A Prefeitura de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, decretou estado de emergência devido à falta de chuvas que se agravou nos últimos três meses.
Com a extrema seca, São Félix do Xingu foi responsável por mais de 20% dos focos de incêndio registrados no estado nos primeiros dias de setembro.
Segundo o decreto da Prefeitura, publicado na terça-feira (10), 19 aldeias indígenas sofrem com a diminuição da oferta de água para consumo humano e animal.
Moradores da zona rural e ribeirinha estão afetados pela extrema seca.
A portaria informa ainda que mais de 8.500 estão sendo diretamente afetadas pela seca. A condição é considerada de nível dois.
O decreto tem prazo máximo de 180 dias. Nesta quarta-feira (11), o município tem previsão de céu claro e poucas nuvens, com temperatura máxima de 23º e máxima de 36º.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Related Posts

Sarau de lançamento do álbum da cantora Rosa Reis acontece em São Luís
Evento acontece nesta sexta-feira (5), no Casarão Laborarte, em São Luís. Cantora Rosa Reis
Biné Morais/O Estado
A cantora maranhense Rosa Reis, realiza nesta sexta-feira (5), a partir das 21h, no Casarão Laborarte, o evento de lançamento do álbum ‘Sarau de Bailados’. O casarão está localizado na Rua Jansen Muller, 42, no bairro Centro.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O evento marca o lançamento do álbum nas plataformas digitais de música e conta ainda com o show de Andrezinho do Acordeom. O show vai contar com canções e ritmos da música tradicional do Maranhão, como Bumba Boi; Danças do Côco e do Lelê; Tambor de Crioula e Mina e Quadrilha.
O espetáculo é dançante e embalado pela sonoridade dos tambores, pandeirões, zabumbas e caixas do divino em harmonia com instrumentos de cordas, metais e flauta. No palco, dois dançarinos reproduzem os bailados tradicionais das canções e interagem com o público.
O álbum
As canções do álbum ‘Sarau de Baila..

Veja a programação dos arraiais nesta quinta-feira (29) em São Luís
Programação conta com apresentações de grupos de bumba meu boi, tambor de crioula e shows de artistas regionais. O g1 reuniu todas as informações, confira. Grupo de Bumba Meu Boi se apresentando no Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, em São Luís.
Divulgação/Prefeitura de São Luís.
O feriado de São Pedro é uma ótima opção para curtir o fim da temporada junina em São Luís, nesta quinta-feira (29). A programação conta com muitas apresentações de grupos de bumba meu boi, tambor de crioula e shows de artistas regionais.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Veja, abaixo, a programação dos arraiais em São Luís:
ARRAIAL DA CIDADE (PRAÇA MARIA ARAGÃO)
18h – Tambor de Crioula Arte Nossa
19h – Cacuriá da Basson
20h – Grupo GDAM
21h – Gabriel Melônio
0h – Bumba Meu Boi de Sonhos
1h – Bumba Meu Boi da Maioba
ARRAIAL DO IPEM
17h30 – Dança Portuguesa Filhos de Lisboa
18h – Didara
19h – Bumba Meu Boi de Juçatuba
20h – Edu Godinho
21h – Cacuriá Filhas Herdei..

Sob pressão, e em queda na Série B, Sport demite Dal Pozzo
A sequência de quatro jogos sem vitórias e a saída do clube do G-4 do Brasileiro da Série B definiram o fim do ciclo de Gilmar Dal Pozzo no comando do Sport. O empate contra o Brusque no sábado, em plena Ilha do Retiro, acabou deixando a equipe pernambucana em quinto lugar na classificação. Preocupada com a baixa produtividade do time nos últimos jogos, a diretoria optou pela mudança. A demissão foi anunciada em postagem nas redes sociais do clube na manhã deste domingo.A cúpula do Sport trabalha agora para tentar anunciar logo um novo nome, já que o calendário reserva dois jogos complicados para o rubro-negro nas próximas rodadas. Na próxima terça, o encontro é com o líder Cruzeiro e, na sequência, o desafio é diante do Vasco. Os dois jogos são fora de Recife.
O empate de 0 a 0 com o Brusque azedou ainda mais a relação de Dal Pozzo com a torcida. Durante a partida, o técnico foi xingado e, ao final do confronto, deixou o campo sob vaias. Um dos pontos mais criticados da equipe é o set..