Nas redes sociais, viralizaram (mais uma vez) vídeos em que pessoas ficam absolutamente chocadas com resultado de experimento. A resposta está na física. Como espelho 'vê' mulher que está coberta por toalha?
Vídeos que viralizaram nas redes sociais nas últimas semanas parecem uma releitura daquela cena clássica do filme "Esqueceram de Mim" (1990) — Kevin (Macauley Culkin), o protagonista, olha para o próprio reflexo no espelho, coloca as mãos no rosto e dá um grito de desespero.
A diferença é que, nos posts, as mãos seguram uma toalha. E ninguém foi esquecido pelos pais em casa — o "pânico" é causado por… um fenômeno físico. Veja:
Reflexo no espelho, mesmo com toalha na frente, 'assusta' quem não conhece um princípio da física
Reprodução/Redes sociais
A pessoa fica bem em frente ao espelho e cobre uma parte dele com uma toalha.
Obviamente, ela não consegue se ver refletida. Mas quem está mais para o lado enxerga direitinho a imagem dela espelhada, mesmo com a toalha "no caminho".
Para explicar como isso é possível, o g1 conversou com dois professores de física: Madson Molina, do Curso Anglo, e Daniel Ávila, do Colégio e Curso AZ. Veja a resolução do mistério no vídeo que está no início da reportagem e leia o resumo abaixo:
💡O ambiente tem uma fonte de luz (pode ser o Sol ou a lâmpada, por exemplo).
✨Um objeto (ou o rosto da pessoa) reflete parte dessa luz em várias direções diferentes.
🪞Segundo a Lei da Reflexão, o ângulo de incidência da luz no espelho é sempre exatamente o mesmo ângulo de reflexão dela (imagine uma bola quicando na parede e voltando). Exemplo: se a luz atinge o espelho num ângulo de 40°, ela vai refletir também em 40° (em relação à linha perpendicular à superfície).
👀Para que uma pessoa consiga ver o objeto no espelho, ela precisa estar na direção de um desses raios refletidos.
🔎Aí é que entra a questão do campo de visão: o indivíduo que segura a toalha não está no caminho dos raios, então, não consegue ver o reflexo do objeto.
"Não tem nenhum raio que saia do objeto, reflita no espelho e atinja os olhos da pessoa que estiver em frente à toalha", explica Molina.
👁️Quem se posicionar um pouco mais distante, lateralmente, ficará exatamente na trajetória de uma das "setas de reflexão". Por isso, enxergará o objeto.
"Com o obstáculo [toalha], vários dos raios não serão refletidos no espelho. Só que outros, com ângulos diferentes, conseguem bater [na superfície] e refletir na câmera de quem está mais para o lado", afirma Ávila.
Portanto, fique tranquilo. Não há por que gritar como o Kevin: é só a física desempenhando seu papel.
Related Posts

‘Você sacrificaria 1 pessoa para salvar 5?’: como decidimos dilemas morais
Os dilemas morais apresentam situações hipotéticas diante das quais devemos agir. O fato de estarem em nosso idioma nativo ou em um segundo idioma pode influenciar o tipo de resposta que damos.
GETTY IMAGES via BBC
Você sacrificaria uma pessoa para salvar cinco? Esta é a pergunta do clássico dilema do bonde, no qual um trem desgovernado segue em direção a cinco pessoas que estão trabalhando nos trilhos.
Foi demonstrado que diferentes características dos dilemas morais levam a respostas diferentes.
Uma resposta que é aceitável para muita gente é puxar uma alavanca para desviar o trem para outro trilho, onde há apenas uma pessoa trabalhando.
Isso é o que se chama de resposta utilitarista, porque se baseia no menor mal. Aceitamos a morte de um trabalhador para evitar a morte de cinco.
O dilema do bonde tem outra versão, na qual as opções são deixar o trem seguir seu curso e atropelar as cinco pessoas que estão trabalhando nos trilhos, ou empurrar uma única pessoa nos trilhos para que o..
O que é a educação permissiva praticada por pais em casa e por que ela está ‘enlouquecendo’ professores?
Docente da rede pública publicou desabafo nas redes sociais e ganhou apoio de centenas de outros educadores: 'As crianças não sabem mais o que é regra e o que é autoridade', afirma. Especialistas explicam que a permissividade vem de uma interpretação errada de outra filosofia: a educação positiva. O que é educação permissiva?
“Está um inferno dar aula para o seu filho. Não dá para negociar com 30 ou 40 crianças ao mesmo tempo. Precisa ter ideia de respeito ao próximo, de igualdade.
➡️O desabafo é de uma professora da rede pública de São Paulo, que diz ter chegado ao seu limite: está desesperada por ter de lidar com crianças que não seguem regras nem aceitam a autoridade (mesmo que respeitosa) dos docentes.
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, Rebeca Café, de 29 anos, atribui esse caos à “educação permissiva”. É a aplicação malsucedida da “educação positiva”, que está em voga nas redes sociais por pregar noções de respeito, diálogo e negociação na educação dos filhos,..
46 universidades brasileiras caem em ranking das melhores do mundo por falta de investimento do governo; veja lista
Edição de 2025 da lista foi divulgada nesta segunda-feira (2). USP segue sendo a brasileira melhor colocada, mas tem queda em todos os critérios avaliados. Fachada de um dos prédios da UFRJ, brasileira segunda melhor colocada em ranking internacional..