
A escritora Ana Maria Gonçalves tomou posse na ABL
A escritora Ana Maria Gonçalves tomou posse na Academia Brasileira de Letras como a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na instituição.
Apesar da novidade que representa, ela cumpriu as tradições à risca: assinou o livro, vestiu o colar e, quando recebeu das mãos de Gilberto Gil o diploma oficial, foi cercada de uma emoção que parecia ter esperado mais de um século para vir à tona.
Ana Maria Gonçalves, a primeira escritora negra no rol dos imortais.
"Eu estou feliz essa noite, uma noite marcante não só para mim, mas para muita gente que tem expectativa sobre essa cadeira aqui", comenta Ana Maria Gonçalves.
"Ela é uma grande escritora e uma grande pensadora, uma grande militante da causa pela igualdade, pela liberdade", diz Gilberto Gil.
Ana Maria Gonçalves toma posse na ABL
Dani Paiva/Divulgação ABL
Aos 54 anos é também a mais jovem a tomar posse. Nasceu em Minas, fez carreira como publicitária, em São Paulo, e depois largou tudo para se dedicar à escrita e à pesquisa na Bahia.
"Um Defeito de Cor" é considerado um dos mais importantes deste século. Publicado em 2006, o livro é inspirado na trajetória de Luiza Mahin, figura mítica da liderança negra, envolvida na "Revolta dos Malês". Obra que foi tema do Carnaval da Portela em 2024. O fardão verde escuro usado na posse, aliás, foi confeccionado pelas costureiras da Azul e Branca.
A 13ª mulher a ser eleita para a ABL vai assumir a cadeira de número 33, que já teve 5 ocupantes ao longo da história — todos homens. Em seu discurso de posse, a escritora lembrou o talento de outras mulheres que tentaram em vão vencer resistências e ocupar uma vaga na academia.
"Assumo para mim como uma das missões promover a diversidade nessa casa e fazer avançar as coisas nas quais nela eu sempre critiquei, como a falta de diversidade na composição de seus membros, uma abertura maior para o público, o verdadeiro dono da língua que aqui cultivamos e um maior empenho na divulgação e na promoção da literatura brasileira."
LEIA TAMBÉM:
Ana Maria Gonçalves toma posse na ABL e se torna primeira mulher negra a ocupar cadeira na instituição
Ana Maria Gonçalves, a 1ª mulher negra na ABL
Related Posts
É obrigatório levar o cartão de confirmação do Enem?
Informação está disponível no cartão de confirmação, na Página do Participante. Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. Local de provas do Enem 2024 está disponível para consulta.
Reprodução
A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicada neste domingo (3).
👉 O local de prova está descrito no cartão de confirmação do participante, que pode ser acessado pela Página do Participante.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que NÃO é obrigatório levá-lo, mas com ele em mãos facilita para localizar o prédio e a sala onde fará a prova.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Enem no WhatsApp
Veja o passo a passo para consultar seu local de prova:
Passo 1: Acesse a Página do Participante e clique em “Entrar como gov.br”
Passo 1 – como consultar o local de provas no Enem.
Reprodução
Passo 2: Insira seu CPF e clique em “Continuar”
Passo 1: como consultar o local de provas do Enem
Reprodução
Pa..
Mãe acompanha filha até local de prova do Enem 2024 em Boa Vista para dar apoio: ‘do lado dela’
Para incentivar e apoiar a filha, Franscicleia Cunha, 49 anos, acompanhou Dâmarys Leandra Cunha, 16 anos, até o Instituto Federal de Roraima (IFRR), no bairro Pricumã. Ela ficou no local até abertura dos portões, às 11h (horário local). Franscicleia Cunha e a filha Dâmarys Leandra Cunha no local de prova do Enem 2024 em Roraima.
Yara Ramalho/g1 RR
Com questões de matemática e ciências da natureza, o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que ocorre neste domingo (10), é marcado por muita tensão entre os candidatos. Para incentivar e demonstrar apoio a filha, Franscicleia Cunha, 49 anos, acompanhou Dâmarys Leandra Cunha, 16 anos, até o local de prova do exame em Boa Vista.
“Trouxe ela aqui pra fazer a prova, porque eu quero que ela consiga uma bolsa para se formar. Eu tô aqui do lado dela, lutando, e tenho fé em Deus que ela consegue, vai ter um bom êxito e ser aprovada”, disse Franscicleia ao g1.
📱 Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Na entrada do Instituto..
