CoronaVac tem eficácia de 85% contra Covid grave em grávidas

Advertisements

Número de mortes de grávidas por Covid aumentou mais de 200% neste ano

Número de mortes de grávidas por Covid aumentou mais de 200% neste ano
Saulo Angelo/Estadão Conteúdo/12.5.2021

A CoronaVac foi capaz de prevenir a evolução para a forma grave da Covid-19 em 85% das grávidas que participaram de um estudo conduzido por pesquisadores do Brasil e do Reino Unido. Os resultados, ainda sem revisão por pares, foram publicados no último dia 12 na plataforma SSRN, vinculada à revista científica The Lancet.

Além de o imunizante evitar a evolução para quadros graves, o estudo observou que não houve mortes de gestantes que haviam recebido uma ou duas doses da vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Segundo os pesquisadores, no grupo analisado (7.424 casos positivos de Covid-19) seriam esperados quatro óbitos.

“Um regime completo de CoronaVac em gestantes foi eficaz na prevenção dos casos sintomáticos de Covid-19 e altamente eficaz na prevenção da forma grave da doença”, observam os autores do estudo.

Em 27 de abril, o Ministério da Saúde incluiu as gestantes como grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. A mortalidade desse grupo cresceu significativamente durante a segunda onda da pandemia, no começo deste ano.

O número de óbitos de grávidas e puérperas por Covid-19 cresceu 217% em 2021, na comparação com o ano passado, segundo dados do Observatório Obstétrico Brasileiro divulgados no começo deste mês.

" class="prev-article">Previous article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *