
Celular proibido nas escolas?
Crianças cujos pais têm regras rígidas sobre o uso de smartphones à noite dormem em média 40 minutos diários a mais, o que melhora sua saúde e rendimento acadêmico, aponta uma pesquisa recente da Universidade de Genebra, na Suíça.
O estudo, realizado mediante questionários aplicados em 329 estudantes suíços com idade entre 13 e 15 em 2021, mostrou que aqueles que eram proibidos pelos pais de usar o smartphone no quarto ou à noite chegavam a dormir mais de quatro horas e meia extras por semana.
Já outros tipos de restrições, como limitar o tempo diário em frente a uma tela ou estabelecer uma hora para deitar-se, não tiveram efeito significativo sobre a quantidade de horas dormidas.
Siga o canal do g1 Enem no WhatsApp
Um outro estudo, realizado em 2020 pela Unisanté, de Lausanne, também na Suíça, constatou que jovens de 14 anos tinham 12 vezes mais chances de passar mais de quatro horas por dia em frente a uma tela em 2020 que em 2012. Tal exposição excessiva afeta negativamente a duração e a qualidade do sono.
Criança brinca com celular em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Mais descansados e com melhores notas
Segundo os pesquisadores de Genebra, mais tempo de sono – numa idade em que o recomendado é dormir pelo menos nove horas – tem efeitos benéficos sobre a memória, a atenção e a estabilidade emocional, além de reduzir o risco de ansiedade e depressão.
"Os pais, portanto, têm um papel central a desempenhar. O envolvimento deles influencia diretamente a saúde e o sucesso da criança", pontuou o doutorando do Departamento de Neurociência Básica e principal autor do estudo, Kevin Mammeri, em declaração à Universidade de Genebra. "Esse limite precisa ser estabelecido antes dos 15 anos; depois disso, é mais difícil corrigir maus hábitos."
As escolas também devem se envolver nisso, trabalhando para conscientizar os estudantes sobre a importância do sono em um momento em que "muitos ficam na cama com o celular, sem uma distinção clara sobre onde eles dormem e onde acessam a internet", afirma a pesquisadora e neurocientista Virginie Sterpenich, que liderou o estudo.
LEIA TAMBÉM:
'Pim, pim, professora está a chegar!': educadora angolana é recebida pelos alunos com canto e festa; vídeo viraliza
Educadora angolana é recebida pelos alunos com canto e festa
Related Posts
Os estudantes chineses rejeitados nos EUA e na China por temores de que sejam espiões
A deterioração das relações entre os dois países já causou problemas para estudantes chineses em seu próprio país e nos EUA. Estudantes chineses caminham pela Grande Muralha da China
Louise Delmotte/AP Photo
Xiao Chen compareceu ao consulado american..
Questões do Enem 2024 – 1º dia: baixe o caderno com a prova de ciências humanas, linguagens e redação
Baixe PDF com caderno de questões com a prova branca; itens são idênticos para todos, mas ordem é alterada conforme a cor da prova. Reprodução da página de redação do Enem
Reprodução/Anglo
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado neste domingo (3), trouxe 90 questões de múltipla escolha de provas de linguagens, ciências humanas, além da redação.
Baixe AQUI neste link um pdf com o caderno de questões da prova verde do 1º dia do Enem 2024
Mesmo que a sua prova tenha sido de outra cor, basta procurar a questão correspondente nas demais cores.
O tema da redação deste ano foi “'Desafios para a valorização da herança africana no Brasil'”.
GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM 2024: Anglo mostra a correção extraoficial das questões do 1º dia
