
Foram atingidas casas nos bairros do São João e São José. Região foi evacuada e famílias desabrigadas foram levadas ao ginásio municipal. Deslizamento de terra atinge área ribeirinha de Abaetetuba, no Pará
Reprodução/Redes Sociais
Várias casas foram atingidas por um deslizamento de terra neste domingo (26), no município de Abaetetuba, nordeste do Pará.
O caso ocorreu nos bairros do São João e São José. O perímetro está com trincas no solo da Rua Siqueira Mendes até o final da D. Pedro I. Uma torre de transmissão de energia ficou prestes a tombar. Casas situadas às margens do rio Maratauíra foram destruídas pelo deslizamento de terra.
Deslizamento em Abaetetuba: casas já foram para o fundo do rio e torre de energia ameaça cair
Reprodução/Redes Sociais
Segundo a Prefeitura Municipal de Abaetetuba, não há feridos e, por precaução, é necessária a evacuação de emergência dos moradores no entorno. Equipes realizam o isolamento da área e o remanejamento das famílias para o ginásio esportivo Hildo Carvalho.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Defesa Civil estão na Travessa Dom Pedro I, local onde foram registrados os primeiros deslizamentos, para avaliar a gravidade dos danos e auxiliar os moradores que estão apreensivos e ouviram novos estalos.
A prefeita Francineti Carvalho solicitou apoio do Governo do Estado e do Ministério das Cidades. A prefeitura anunciou que vai destinar recursos para o aluguel social das famílias afetadas com o desastre.
O local onde o Corpo de Bombeiros está prestando atendimento às famílias atingidas é na Escola Estadual Vicente Maués (travessa José Gonçalves Chaves, 503), em Abaetetuba.
Atuam no atendimento aos atingidos agentes das Secretarias de Governo junto a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e DEMUTRAN.
O Governo do Pará informou que está prestando assistência ao município e está deslocando Forças de Segurança Pública, equipes da Seaster e Cohab.
Assista às principais notícias do Pará:
Related Posts
Nos EUA, empresa Space X coloca em órbita dois satélites brasileiros
Um foguete da empresa Space X colocou em órbita, nesta quarta-feira, dois satélites brasileiros. Os equipamentos, chamados Carcará I e II, fazem parte da primeira etapa do Projeto Lessonia, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira.
São satélites de órbita baixa, que serão usados pelo Censipam, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, operado em conjunto pelas Forças Armadas e por agências governamentais. Eles conseguem produzir imagens em alta resolução, mesmo que o céu esteja nublado.
A ideia é vigiar as fronteiras e combater o tráfico de drogas, a mineração ilegal e as queimadas florestais. Também será possível monitorar desastres naturais e atualizar os mapas da região amazônica.
O lançamento dos satélites do Projeto Lessonia 1 ocorreu no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. E foi acompanhado em Brasília, a partir do Centro de Operações Espaciais.
Aos 42 anos, candidata faz Enem para psicologia após perdas familiares para a depressão
A mulher está fazendo prova do Enem 2022 no campus Clóvis Moura na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Domingas Maria Silva Pires candidata do Enem 2022 em Teresina faz prova para psicologia
Mayara Valença/g1 PI
Aos 42 anos, Domingas Ferreira da Silva Pires, está fazendo seu primeiro Enem. Ela contou que a decisão por cursar psicologia, área para a qual deseja concorrer, veio de experiência familiar com ansiedade e depressão.
“Isso despertou meu interesse, para estar preparada para essas situações. Imagino que se eu tivesse conhecimento, na época, teria sabido como agir melhor”, ponderou.
A dona de casa, mãe de uma filha de 13 anos, disse que teve total apoio em casa. “Meu marido preparou tudo para que eu pudesse fazer”, comemorou.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Domingas afirma que está curiosa e um pouco ansiosa para o exame.
“Vai ser uma oportunidade de testar meu conhecimento para encarar uma faculdade. Não pude estudar muito, vou fazer a prova pela fé”, concl..
Prefeitura de Belém realiza oficina de fotografia com celular; veja como se inscrever
Atividade é voltada aos moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação. Oficina de fotografia.
Lia Beatriz
A Prefeitura de Belém realiza nesta quarta-feira (10) uma oficina de “Fotografia com Celular”. As atividades são voltadas aos moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação.
Os interessados podem se inscrever até pela parte da manhã de quarta (10) por meio do telefone 91-983001636.
A oficina é direcionada para o público jovem, com o objetivo de potencializar os moradores para atividades que levem a uma leitura crítica da realidade em que vivem, a partir de um olhar fotográfico.
Oficina
A atividade ocorre no Anexo III do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), na Avenida Bernardo Sayão, 3224, das 8h às 11h30.
A Oficina será ministrada pelo fotógrafo Luís Miranda, que tem mais de 25 anos de carreira. Ele vai iniciar os estudos sobre luz na fotografia e ajudar o usuário a ter domínio sobre a câmera do aparelho, mas ao mesmo tempo saber usá-la para conh..
