
‘Formatura de meio-médico’: alunos de medicina viralizam com festa de R$ 1,4 milhão
O gabarito do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 será divulgado, em versão preliminar, na próxima quarta-feira (22). Veja o calendário completo mais abaixo.
A prova, aplicada no último domingo (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi criada para unificar instrumentos já existentes:
o Enade, que mede a qualidade dos cursos de graduação;
e o Enare, exame objetivo para ingresso em residência médica de acesso direto.
Ou seja: a nota servirá tanto para avaliar as faculdades de Medicina quanto para selecionar residentes.
LEIA TAMBÉM: Curso de Medicina mais caro do país tem mensalidade de quase R$ 16 mil; veja ranking
🩺Cronograma de gabaritos
Gabarito preliminar: 22 de outubro
Recursos sobre o gabarito: 22 a 27 de outubro
Divulgação do gabarito definitivo e resultado final: 5 de dezembro
🩺Por que o Enamed é importante?
O Ministério da Educação (MEC) considera que o Enamed cria um “ciclo virtuoso” entre os exames —porque a nota obtida poderá ser usada como critério de entrada em programas de residência.
Os estudantes passam a ter, portanto, mais um incentivo para participar do exame. Isso gera resultados confiáveis tanto para avaliar o ensino oferecido pelas universidades quanto para estruturar o Sistema Único de Saúde, que depende da formação de novos médicos.
🩺Novidade na forma de avaliação
Diferentemente do Conceito Enade, que apresentava limitações, o Enamed divulgará os resultados em escalas de desempenho. Essa metodologia mostra se os estudantes atingiram os padrões esperados ao final da graduação, tornando a análise mais precisa e útil para:
monitorar a qualidade dos cursos;
subsidiar políticas de regulação e financiamento;
qualificar o processo de ingresso em residências.
🩺Como é a estrutura do Enamed? Quais instrumentos foram aplicados?
O exame é composto por:
Prova teórica: 100 questões de múltipla escolha, com igual número de perguntas por área.
Questionário do Estudante (para concluintes de Medicina inscritos no Enade) – obrigatório
Questionário Contextual (para os demais participantes) – obrigatório
Questionário de Percepção de Prova
Os dados dos questionários não influenciam a pontuação no Enare, e serão utilizados penas para fins estatísticos e avaliação da educação superior.
Enamed: alunos de medicina farão o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica
Adobe Stock
Related Posts
Aluna do ensino médio ganha medalha em olimpíada internacional de astronomia após estudar com livros de faculdade; e você, sabe o básico sobre os planetas?
Natália Vinhaes, de 18 anos, fez parte da delegação brasileira e levou o bronze. Competição aconteceu nesta semana e envolveu mais de 300 estudantes, de 53 países. Natália venceu competição internacional de astronomia e astrofísica
Clara Sampaio
O que você me diz sobre isto aqui? (αE ; δE) = (18h00m00s; + 66∘33'39'').
Calma, não se assuste: esse é “apenas” um dos dados disponibilizados aos candidatos da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica para que eles consigam resolver as 8 questões teóricas da prova.
E não pense que serão adultos universitários a analisar a precisão de telescópios, identificar corpos celestes e dominar conceitos como “sistema de acreção”, “ângulo azimutal” ou “órbitas tundras”. Só participam da competição alunos… do ensino médio. E do mundo inteiro.
🎖️É por isso que a medalhista Natália Vinhaes, maranhense de 18 anos, diz que os conhecimentos ensinados na escola são muito superficiais para quem pretende participar da Olimpíada. Ela..
Por que não se deve usar um linguajar infantilizado quando nos dirigimos aos idosos
Nos Estados Unidos, um programa criado na Universidade de Kentucky treina o time de saúde para evitar o 'tatibitate' com os mais velhos. “Está na hora da sua comidinha”; “Deixa eu te ajudar, docinho”; “Vozinho, vovozinha, amoreco, querido”…
Sem aumentos ou plano de carreira, professores temporários são maioria nos estados pelo 3º ano seguido, diz Censo 2024
No Brasil, 14 redes estaduais priorizam contratação 'por temporada', sem garantir estabilidade ou plano de carreira aos professores. Índices devem melhorar após Prova Nacional Docente, afirma especialista. Censo Escolar mostra precarização dos professores e descumprimento de meta nas creches
Pelo terceiro ano seguido, o índice de professores temporários nas escolas estaduais foi maior do que o de efetivos em 2024, mostra o Censo de Educação Básica, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (9).
A pesquisa revela que havia 331.440 docentes concursados (49,96%), contra 331.971 contratados apenas por “temporada” (50,04%). Essa última modalidade, em geral, envolve condições de trabalho mais precarizadas, como a ausência de aumentos ou de bônus (como quinquênios) por tempo de carreira.
🔊Atenção: É importante, sim, que as redes tenham professores temporários, para substituir os titulares em casos de doença, po..
