Prova é gratuita e voltada para alunos que não se formaram na idade correta. Aluno estuda para o Encceja
Divulgação
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 terminam nesta sexta-feira (2). Por meio dessa prova, quem não concluiu os estudos na idade certa pode pleitear um diploma de conclusão de ensino fundamental e de ensino médio.
Para participar, é preciso preencher os dados pessoais neste link.
Abaixo, tire suas dúvidas:
💸Qual é a taxa de inscrição?
A prova é gratuita. Mas, se o candidato se inscreveu para o Encceja do ano passado e não compareceu ao local de avaliação, só conseguirá participar em 2025 caso justifique sua ausência em 2024. Se não houver uma explicação, será necessário pagar uma taxa de R$ 40.
🧾A partir de que idade é possível participar?
Para buscar um diploma de ensino fundamental, é preciso ter a partir de 15 anos. Para o de ensino médio, 18 anos.
🖊️Quando as provas serão aplicadas?
Em 3 de agosto de 2025, seguindo os horários abaixo:
Manhã (ciências naturais e matemática)
Abertura dos portões: 8h
Fechamento dos portões: 8h45
Início das provas: 9h
Término das provas: 13h
Tarde (língua portuguesa, redação e disciplinas de ciências humanas)
Abertura dos portões: 14h30
Fechamento dos portões: 15h15
Início das provas: 15h30
Término das provas: 20h30
📝Quais os formatos de prova?
O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Os candidatos também devem escrever uma redação de até 30 linhas, no formato dissertativo-argumentativo (o mesmo do Enem).
As provas para certificado do ensino fundamental são:
ciências naturais;
matemática;
língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação
história e geografia;
No ensino médio, são provas de:
ciências da natureza e suas tecnologias;
matemática e suas tecnologias;
linguagens, códigos e suas tecnologias e redação;
ciências humanas e suas tecnologias.
📐Qual conteúdo será cobrado? O que o aluno deve estudar?
Segundo o MEC, cada área do conhecimento tem uma Matriz de Referência composta por 30 habilidades. As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).
📏Como localizar materiais para estudo?
O Inep mantém em seu site uma coletânea. Ela pode ser acessada neste link.
🎓Qual é a pontuação mínima para a aprovação?
Para obter o certificado, o participante deverá atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala de 60 a 180. Na redação, é preciso ter nota igual ou acima de 5.
Atenção: se você obtiver a nota necessária em apenas algumas das disciplinas, poderá receber uma declaração de proficiência parcial. No ano seguinte, só precisará fazer as provas nas quais seu desempenho foi insuficiente.
🧑🎓Se eu não tiver diploma do ensino fundamental, posso fazer direto a prova do ensino médio?
Sim. Candidatos com mais de 18 anos que não têm o diploma do ensino fundamental podem prestar diretamente o Encceja para o diploma do ensino médio.
🗂️O diploma será concedido pelo governo federal?
Não. O Inep é responsável por elaborar e aplicar a prova. A confecção dos diplomas ficará a cargo das secretarias estaduais.
Inscrições para o Encceja terminam hoje
Related Posts
Estudantes de RR se surpreendem com tema da redação do Enem 2024: “Esperava outra coisa”
Neste domingo (3), candidatos responderam questões sobre linguagens, ciências humanas e escreveram redação com o tema 'Desafios para a valorização da herança africana no Brasil'. Estudantes deixam local de prova do Enem 2024 em Boa Vista.
Yara Ramalho/g1 RR
Apostando em questões ambientais, uso da inteligência artificial e saúde mental como tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, alguns candidatos que fizeram a prova neste domingo (3) em Boa Vista ficaram surpresos com a escolha deste ano, que abordou os “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
📱 Receba as notícias do estado no g1 Roraima
Os portões para o primeiro dia de provas foram abertos às 11h e fecharam às 12h (horários locais) na capital roraimense. Os candidatos começaram a deixar os locais a partir das 14h30, mas sem levar o caderno de questões. A aplicação do exame ocorre até as 18h neste domingo, horário limite 🕗.
Iva Claudia, de 35 anos, fez a 1ª prova do Enem 2024 em B..

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais
Exame teve aumento de mais de 1 milhão de inscritos em comparação com a última edição. Candidatos farão prova nos dias 3 e 10 de novembro em mais de 10 mil locais de aplicação. Candidatos do Enem 2023 no campus da Universidade Paulista (UNIP), em São Paulo (SP).
CELSO LUIX/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. A edição tem mais de 5 milhões de candidatos inscritos, maior número desde 2020.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Enem no WhatsApp
Nesta reportagem, o g1 reúne todas as informações que os estudantes precisam saber sobre o exame, como datas, horários, o que pode e o que não pode levar e dicas sobre o conteúdo das provas e análise da redação. Confira abaixo:
Aumento no número de inscritos
Pela primeira vez desde 2014, o Enem registrou um crescimento de mais de 1 milhão de inscritos de uma edição para a outra. Da última vez que isso havia acontecido, há dez anos, o exame teve 8,7 milhõ..
Nove veículos devem reforçar frota de ônibus durante os domingos de Enem em Rio Branco, segundo RBTrans
Provas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) ainda deve disponibilizar mais nove ônibus reservas que devem ficar em pontos estratégicos. Ônibus terão reforço no Enem 2024
Aline Nascimento/g1
Nove ônibus devem ser adicionados a frota de 52 veículos que normalmente circula aos domingos, totalizando 61 unidades fazendo os trajetos durante os dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, em Rio Branco. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Conforme o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Benício Dias, além dos coletivos programados para circular, a empresa Ricco Transportes, deverá disponibilizar nove ônibus reservas, que devem ficar em pontos estratégicos caso seja necessário acioná-los.
Os veículos reservas devem estar a postos a partir das 7h, sendo três no Terminal Central, um no termina..