Enzo Gabriel da Silva mora na Zona Sul e estuda na Zona Norte de Macapá. Enzo Gabriel acorda às 5h para se preparar e chegar até a escola que fica longe de onde mora.
Arquivo pessoal/divulgação
O estudante Enzo Gabriel da Silva, de 18 anos, é mais um estudante do Amapá que enfrenta todos os dias muitos desafios para chegar até a escola e se preparar para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem em todo o país neste domingo (10).
A rotina do estudante é longa, pois ele mora no bairro da Fazendinha, na Zona Sul e estuda no bairro do Brasil Novo, na Zona Norte de Macapá.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Enzo contou ao g1 que os domingos de provas serão decisivos, após meses de preparação. Desde março, ele mantém uma rotina intensa de estudos, acordando às 5h para conseguir chegar na escola e depois, ainda seguir para o cursinho.
"Minha rotina começa bem cedo: acordo às 5h da manhã, pois moro longe da escola. Resido na região da Fazendinha e estudo no IFAP, campus Macapá, o que representa uma distância de quase 24 km. Nos dias de aula integral, saio direto da escola para o cursinho preparatório para o Enem, que inicia às 19h e termina às 21h50", destacou Enzo.
Em casa, o estudante conta com o incentivo da mãe, que não mede esforços para ajudar o filho.
"Moro com minha mãe, que sempre me dá todo o apoio e ajuda possível. Sem dúvida, ela é a pessoa que mais me auxiliou ao longo dessa jornada", explicou o estudante.
Ajuda de professores
Na escola, Enzo destaca a importância dos professores na preparação para o Enem, principalmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
"Meu professor de matemática, ajuda muito nas aulas, revisando questões que já caíram em edições passadas. Sempre que temos dúvidas, ele explica novamente, com paciência, até que todos entendam. Para mim, ele é um professor incrível que jamais esquecerei. A professora de Língua Portuguesa também se empenhou bastante, especialmente nas aulas sobre redação. Ela nos ensinou passo a passo como escrever uma redação dissertativa argumentativa, abordando as competências exigidas pelo Enem", pontuou o estudante.
VEJA TAMBÉM:
GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM 2024 – será atualizado aqui
COBERTURA EM TEMPO REAL – acompanhe por aqui
PROGRAMA AO VIVO COM PROFESSORES – Será transmitido na página do g1 e nos canais no YouTube e no TikTok
Estratégia de estudo
Para encarar as provas do Enem, o estudante optou por dedicar bastante tempo à resolução de questões de provas anteriores.
"Foi fundamental para me familiarizar com o estilo das questões e desenvolver estratégias de gestão do tempo durante a prova. O cursinho presencial foi uma ajuda valiosa para revisar conteúdos e tirar dúvidas específicas. Embora houvesse dias em que não consegui comparecer devido à rotina intensa e à falta de transporte público nos horários necessários para chegar cedo, aproveitei ao máximo as aulas quando estive presente", disse Enzo.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Related Posts

Inscrições para o vestibular do ITA são prorrogadas até o dia 24 de julho; veja como se inscrever
inscrições terminariam nesta quarta-feira (17), mas foram prorrogadas por mais uma semana para atender alta demanda de interessados. São 180 vagas neste ano, 30 a mais do que no vestibular do ano passado. Inscrições para o vestibular do ITA terminam na próxima quarta-feira (24); mais de 6,9 mil estudantes já se inscreveram.
Foto: Carlos Santos/G1
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com sede em São José dos Campos (SP), anunciou a prorrogação do prazo para as inscrições do vestibular de 2025. Inicialmente, o prazo terminaria nesta quarta-feira (17), mas foi adiado por mais uma semana, encerrando no dia 24 de julho.
Segundo o ITA, mais de 6,9 mil estudantes já haviam sido inscritos para a prova até a última segunda-feira (15). A prorrogação, segundo o Instituto, visa atender a alta demanda e garantir que todos os interessados tenham a oportunidade de participar do processo seletivo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Neste ano, são 180 ..
Desenrola Fies: prazo para renegociação da dívida é adiado para 31 de dezembro; descontos chegam a 99%
Valor do abatimento depende do perfil socioeconômico do aluno e do período de atraso no pagamento. FIES
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
O prazo para os estudantes renegociarem suas dívidas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com descontos de até 99%, terminaria neste sábado (31), mas foi adiado para 31 de dezembro.
💰Chamado de “Desenrola Fies”, o programa permite que alunos [veja critérios abaixo] que financiaram as mensalidades do curso superior privado possam reduzir o valor que ainda estão devendo ao governo.
🪙 Para isso, devem entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou com o Banco do Brasil para descobrir as possibilidades de negociação. É possível fazer simulações virtuais do novo contrato.
🧑🎓Quem pode participar? Estudantes que tenham assinado o contrato de financiamento até 2017 e que ainda estavam com débitos em 30 de junho de 2023.
Quais os descontos?
1- Contratos vencidos e não pagos há mais de 90 dias, em 30/06/2023:
desconto de 100% nos juros e de 12% n..
Escolas devem combater bullying machista e homotransfóbico, decide STF
Tribunal julgou ação do PSOL contra Plano Nacional de Educação, de 2014. Ministros seguiram voto do relator, Edson Fachin, que apontou o papel da escola no combate à discriminação. Bandeira gigante colore a Rodoviária do Plano Piloto pelo Dia do Orgulho LGBTQIA+
Hugo Barreto
O Supremo Tribunal Federal decidiu que as redes de ensino pública e privada são obrigadas a tomar medidas para combater, no ambiente escolar, a discriminação de crianças e adolescentes por gênero e orientação sexual – por exemplo, o bullying machista e homotransfóbico.
A questão foi definida em plenário virtual, e o julgamento terminou nesta sexta-feira (28).
Prevaleceu o posicionamento do relator do caso, ministro Edson Fachin, relator de uma ação do PSOL sobre o tema. O ministro Nunes Marques divergiu.
O partido questionou pontos do Plano Nacional de Educação, aprovado em lei em 2014. A sigla sustentou que é preciso garantir que as escolas ensinem crianças e adolescentes a conviverem com a diversidade, em uma s..