Estudantes responderam neste domingo (10) questões de matemática e ciências da natureza. O g1 tem gabarito extraoficial. Candidatos de São Carlos avaliam provas do 2º dia de Enem
Ana Júlia Storti/g1
Neste domingo (10), foi a vez de resolver as questões de exatas e biológicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O g1 conversou com os primeiros candidatos a deixarem um dos locais de prova em São Carlos (SP) e, segundo eles, matemática tinha questões complexas.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
GABARITO ENEM 2024: confira as respostas extraoficiais das questões do 2º dia
ENEM EM SÃO CARLOS: veja como foi o segundo domingo
Para o estudante Gabriel Felipe Leal Fidelix, de 24 anos, a prova foi bem complicada com fórmulas difíceis.
“Foi uma prova bem complexa, tem que estudar e se empenhar bastante, senão não consegue. Não sou muito bom com exatas, nunca foi o meu forte, mas estou estudando porque quero prestar engenharia mecânica”, disse.
Gabriel Felipe Leal Fidelix, de 24 anos, quer cursar engenharia mecânica em São Carlos
Ana Júlia Storti/g1
Aluna de escola pública, a estudante Gabrieli Rocha, de 18 anos, presta o Enem pela segunda vez e tenta cursar educação física.
Gabrieli disse que começou a prova pelas questões de biologia, disciplina que tem mais facilidade, e depois partiu para a matemática.
“Eu consegui fazer muitas questões, só que várias delas eu tive grande dificuldade por não ter visto o conteúdo na escola. Por agora ter vários itinerários e aulas que não ajudam a gente nos vestibulares, então a gente acaba sim tendo uma dificuldade em várias questões, em várias matérias. Se a gente quiser prestar um vestibular e passar em alguma universidade pública, a gente tem que estudar por fora porque só na escola não tem jeito. Foi complexa”, disse.
A estudante de São Carlos (SP) Gabrieli Rocha, de 18 anos, sonha cursar educação física
Ana Júlia Storti/g1
Já o estudante Francisco Trombini Barbosa, de 17 anos, que tenta uma vaga no curso de engenharia elétrica começou a prova pelas questões que matemática, área que tem mais facilidade, e depois respondeu as questões de biologia.
“Química e física estavam muito complexas e difíceis. Achei que foi diferente do que estudei, de tudo o que vi na internet, dos cursos que fiz, foi um Enem diferente”, disse o jovem.
O estudante de São Carlos (SP) Francisco Trombini Barbosa, de 17 anos, tenta uma vaga no curso de engenharia elétrica
Ana Júlia Storti/g1
LEIA TAMBÉM:
ENEM 2024: 2º dia de prova reúne mais de 27 mil candidatos na região de São Carlos
ESTRATÉGIA: quantos minutos gastar por questão? É melhor começar pelas perguntas ou pela redação?
✏️Neste domingo, os participantes responderamm questões de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química). No primeiro dia de provas, o foco foi em linguagens e ciências humanas.
Os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 serão divulgados em 20 de novembro (próxima quarta-feira) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Eles mostrarão as respostas consideradas corretas das quatro provas (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática).
O g1 terá gabarito extraoficial e correção ao vivo a partir das 18h30.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Related Posts
Fies 2025: aprovados podem começar a estudar só em 2026; entenda o caso de alunos de medicina da Uninove
Centenas de estudantes estão sendo informados de que suas matrículas foram postergadas para o segundo semestre de 2025 ou para o primeiro semestre de 2026. Situação é prevista em edital. FIES
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Quem for convocado para preencher as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento ao Estudantil (Fies) até 9 de abril NÃO tem garantia de que vá começar a estudar ainda no primeiro semestre de 2025. A data é o prazo limite para que os convocados da lista de espera preencham as vagas remanescentes do programa.
📆 O Fies é um programa de financiamento de mensalidades em instituições de ensino superior privadas, cuja seleção é feita a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que funciona como um empréstimo. Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.
Apesar de o programa ter um calendário de pré-seleção e confirmação de documentação próprio, as instituições de ensino têm calendários indep..
Lula cita falta de interesse na carreira de professor e fala em criar programa para estimular jovens
Dia do Professor foi comemorado nesta terça-feira (15). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (16) que há uma falta de interesse de jovens na profissão de professor e falou em criar um programa para incentivar estudantes a seguirem a carreira.
“Essa profissão que já foi nobre está sendo destruída porque nós descobrimos que ninguém mais quer ser mais professor. Nós vamos ter que criar um programa de incentivo para alunos que prestaram o Enem fazerem um curso para se transformarem em professores. Porque ganha muito pouco, tem muito trabalho e as pessoas não querem”, afirmou o petista.

Por que universidades do Reino Unido estão sendo acusadas de negligência por aceitar alunos que não entendem bem inglês
Em dificuldades financeiras, instituições de ensino britânicas estariam ignorando a falta de competências linguísticas de estudantes estrangeiros, que pagam caro por cursos de pós-graduação no Reino Unido.
'Se pode cobrar de um estudante estrangeiro tanto quanto ele estiver disposto a pagar'
Getty Images/via BBC
Yasmin (nome fictício) veio do Irã para fazer mestrado numa nova universidade do Reino Unido, mas ficou “chocada” ao descobrir que muitos dos seus colegas tinham um inglês limitado e apenas um ou dois eram britânicos.
“Como é possível continuar este curso sem entender corretamente o sotaque britânico ou o inglês?”, disse ela à BBC.
A maioria dos estudantes pagava outras pessoas para fazerem os cursos, explica, e alguns pagavam pessoas para registrar a frequência deles às aulas.
A experiência de Yasmin reflete uma preocupação crescente no Reino Unido.
➡️O Sindicato das Universidades e Faculdades (UCU, na sigla em inglês) aponta que algumas instituições estão negligenc..