Portões foram abertos ao meio-dia, e fecharam às 13h em todo Brasil. Em Brasília, mais de 74 mil pessoas estão inscritas. Estudantes do DF esperam abertura dos portões no primeiro dia de prova do Enem 2024
TV Globo/Reprodução
A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou a ser aplicada às 13h30, deste domingo (3), no Distrito Federal. Os portões dos locais de prova foram abertos ao meio dia, e fecharam às 13h em ponto, em todo o Brasil. O encerramento é às 19h.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
E para não perder a hora, os estudantes chegaram cedo. Samuel Richarlynson, que quer fazer o curso de física, estava no local antes mesmo da abertura dos portões e diz que chegar cedo ajuda a acalmar a ansiedade durante a prova.
"É muito importante chegar antes, justamente, por conta dessa antecipação que você tem que ter. Isso já mostra também a sua responsabilidade com a vida. Porque isso tudo tá te preparando para vida, para o curso que você vai fazer, e para outras coisas que ainda vão acontecer na sua história de vida", conta o estudante.
Ana Letícia Damasceno pretende fazer pedagogia, e já estuda para o Enem há dois anos. Ela está confiante de conseguir um bom resultado na prova deste domingo.
"É bom vir um pouquinho antes do horário da prova, porque você fica mais tranquilo, se distrai, encontra seus amigos. E quando você chega atrasado você fica muito ofegante, mais preocupado", diz Ana.
Estudantes esperam abertura dos portões para o Enem 2024, no DF
TV Globo/Reprodução
Neste ano, o tema da redação do Enem é "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. O assunto foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), às 14h30.
Inscritos no Distrito Federal🖋️
No Distrito Federal, 74.366 candidatos se inscreveram para participar do Enem.
📌O número superou os registros do ano passado, que teve 72.982 candidatos: um aumento de 1,8%
📌Quase 60% das inscrições em Brasília são de mulheres
📌 No país, o número de inscritos este ano é de 4.325.960 pessoas
A prova é considerada a principal maneira para entrar no ensino superior, já que por meio do exame, os estudantes conseguem acesso aos demais programas de ensino oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Datas das provas 📆
👉3 de novembro
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas;
redação.
👉10 de novembro
45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.
✅ Quando sai o resultado do Enem❓
Segundo o edital do exame, o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. Já o resultado com as notas individuais deve ficar disponível para os participantes a partir de 13 de janeiro de 2025.
LEIA TAMBÉM:
ENEM 2024: g1 trará neste domingo (3) o gabarito extraoficial e fará a correção da prova ao vivo
ENEM 2024: Quais matérias vão cair no primeiro dia de prova?
Leia outras notícias da região no g1 DF.
Related Posts

SC tem maior número de leitores do Brasil, aponta pesquisa
No estado catarinense, 64% se declaram leitores. Média brasileira é de 47%, conforme dados da 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Leitores na Biblioteca Pública de Santa Catarina, em Florianópolis
Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Divulgação
Santa Catarina é o estado do Brasil com mais pessoas que se declaram leitoras, segundo a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada nesta quarta-feira (18). No território catarinense, 64% se declaram leitores. A média brasileira é de 47%.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A região Sul é a única das cinco do país onde ainda há uma maioria de leitores na população: atualmente, 53% dos moradores desses três estados (SC, RS e PR) leu total ou parcialmente pelo menos um livro nos últimos três meses.
Entretanto, a pesquisa revelou um alerta: o dado é cinco pontos percentuais menor do que na edição anterior da pesquisa, quando a mesma região registrou 58% de leitores.
SC discute formas de ampliar número de leitore..

Inep estuda retomar Enem como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos; veja o que se sabe
Prova deixou de ter essa função em 2017. Encceja, que atualmente é usado para dar o diploma a quem não se formou na idade correta, continuará sendo aplicado, independentemente da mudança. Centro de Detenção Provisória CDP em Mogi das Cruzes estudo aluno Encceja
Reprodução/TV Diário
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou no domingo (10) que a pasta estuda a possibilidade de, a partir de 2025, usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como certificado de conclusão escolar para maiores de 18 anos.
📖A prova deixou de ter essa função em 2017, por decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desde então, adultos que não se formaram na idade correta passaram a buscar o diploma do ensino médio (e também do fundamental) por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
“Vamos nos dedicar a este estudo, com todo o afinco, para desenhar essa proposta e discutir com todo o país, porque trata-se da c..
Lula cita falta de interesse na carreira de professor e fala em criar programa para estimular jovens
Dia do Professor foi comemorado nesta terça-feira (15). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (16) que há uma falta de interesse de jovens na profissão de professor e falou em criar um programa para incentivar estudantes a seguirem a carreira.
“Essa profissão que já foi nobre está sendo destruída porque nós descobrimos que ninguém mais quer ser mais professor. Nós vamos ter que criar um programa de incentivo para alunos que prestaram o Enem fazerem um curso para se transformarem em professores. Porque ganha muito pouco, tem muito trabalho e as pessoas não querem”, afirmou o petista.