Ministro da Educação disse que uma pessoa tentou sair antes do horário e será interrogada, mas não deu detalhes da ocorrência. Em 2023, foto vazada da prova mostrava página onde constava tema da redação. Capa das provas do Enem 2024
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
A Polícia Federal analisa uma possível circulação de imagens da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) antes do horário permitido para sair dos locais de prova com o caderno de questões. O primeiro dia do exame aconteceu neste domingo (3), com questões de linguagens e ciências humanas, além da redação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
"Por volta das 16h, uma pessoa tentou sair… A gente teve que ter todo procedimento e ela vai ser investigada pela PF", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista coletiva após a realização das provas.
O ministro não deu detalhes sobre a ocorrência. Em 2023, uma foto vazada da prova mostrava a página onde constava o tema da redação do Enem 2023 "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil" e os textos de apoio. A PF indiciou uma pessoa.
Outras ocorrências
De acordo com o balanço apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve:
eliminação de 4.999 participantes
689 ocorrências logísticas
Segundo o Inep, entre os casos que serão investigados estão de pessoas que causaram alguns tipos de "perturbação da ordem pública" e outras que faziam a prova e entraram em conflito com a equipe de organização.
LEIA TAMBÉM:
ENEM 2024: 73,4% dos inscritos fizeram prova neste domingo (3), diz Inep
ACOMPANHE: Gabarito do Enem e correção das questões: siga o programa ao vivo do g1
Leia outras notícias da região no g1 DF.
Related Posts

Trump deve assinar ordem para fechar Departamento de Educação nesta quinta
O procedimento prevê que Linda McMahon, secretária de Educação, deve “tomar todas as medidas necessárias para facilitar o fechamento do Departamento de Educação e devolver a autoridade educacional aos estados”. Na última semana, procuradores-gerais de estados democratas entraram com uma ação judicial para tentar impedir o fechamento. Donald Trump
REUTERS/Evelyn Hockstein
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve assinar uma ordem executiva para fechar o Departamento de Educação nesta quinta-feira (20). A informação foi divulgada pela Casa Branca em uma ficha informativa sobre a medida.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O procedimento prevê que Linda MaMahon, secretária de Educação, deve “tomar todas as medidas necessárias para facilitar o fechamento do Departamento de Educação e devolver a autoridade educacional aos estados”. A cofundadora da franquia de luta livre profissional WWE defendeu os planos de Trump de abolir a agência, ..

Mais de 10 mil estudantes participam do primeiro dia do Enem em Petrolina; veja dicas
Provas acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro. O g1 faz cobertura especial neste domingo. Redação do Enem é aplicada no primeiro dia de provas
Agência Brasil
Mais de 10 mil estudantes fazem a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Petrolina, Sertão de Pernambuco, neste domingo (3). A abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. O início da prova está previsto para as 13h30. Os participantes devem levar documento de identificação e caneta de tinta preta de tubo transparente.
De acordo com o Ministério da Educação, ao todo, no município 13.159 inscrições foram confirmadas. Neste domingo, primeiro dia do exame, os candidatos terão quase seis horas de provas. Os estudantes terão que responder 90 questões das áreas de linguagens e ciências humanas, além da redação.
g1 irá fazer a correção da prova e soltar um gabarito extra-oficial
Segundo o regulamento, os alunos são autorizados a deixar a sala de aula a partir das 15h30, sem o caderno de questões. Eles p..

Fórmula do banho perfeito: Trump aprovaria os chuveiros brasileiros mais comuns?
Presidente dos Estados Unidos derrubou norma que limitava o fluxo de água nos chuveiros no país — segundo ele, estava difícil de lavar seus 'belos cabelos'. Entenda os conceitos de vazão e de pressão (e compare tudo com a realidade do Brasil). Fórmula do banho perfeito: Trump aprovaria os chuveiros brasileiros mais comuns?
É a “Guerra dos Chuveiros”: o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estava insatisfeito com a regra nacional que, com o objetivo de poupar recursos naturais, limitava o fluxo de água na hora do banho. “Gosto de lavar meus lindos cabelos”, disse ele, ao determinar, nesta quinta-feira (10), o fim da norma.
🚿O que dizia essa diretriz? Implementada pelos democratas Barack Obama e Joe Biden, ela estabelecia que os aparelhos deveriam ter uma vazão máxima de 9,5 litros por minuto. Dessa forma, seria possível economizar água e energia elétrica (usada no aquecimento).
“Tenho de ficar debaixo do chuveiro por 15 minutos até conseguir me molhar. Sai gota por go..