De acordo com dados do Inep, o estado possui 69.376 inscritos. Candidatos em SE falam sobre tema da redação.
Joelma Gonçalves/g1
Neste domingo (3), após o término da prova da primeira fase do Enem 2024, candidatos começaram a deixar os locais de provas por volta das 15h30 e avaliaram o tema da redação ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’.
NOTÍCIAS: clique aqui para seguir o novo canal do g1 SE
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
O tema da redação agradou os candidatos que foram ouvidos pelo g1 e os primeiros a deixarem um dos locais de prova em Aracaju.
Para Gabriel Rodrigues dos Santos, de 25 anos, que está fazendo o Enem para testar os conhecimentos, o tema da redação foi bom”Achei pertinente falar sobre anossas raízes africanas,”, resumiu.
Jocilene Dias Alves, de 25 anos, que tenta o Enem para farmácia, afirmou que o tema é relevante e que foi possível se preparar para a proposta. "Dentro do que acho que a gente já viu o ano todo e até no decorrer da vida toda. Acho que foi até fácil", disse a candidata.
Micaelle Oliveira Menezes de Góes, 21, que cursa direito e tb faz o exame como teste, o tema da redação deveria ser mais debatido. “Através de redações, eu acho que o Ministério da Educação também deveria colocar na grade curricular, falando sobre esse tema, para a gente possa conhecer a nossa história”.
Já para Gilberto José de Carvalho Neto, de 22 anos, que presta Enem para enfermagem, o tema já deveria ter sido tratado antes. “Achei um tema bom, pois nunca tinha sido algo tão específico sobre cultura afrodescendente aqui no Brasil”.
Saída de um dos locais de prova em Aracaju.
Joelma Gonçalves/g1
Além da redação, os candidatos também responderam questões de linguagens e códigos e ciências humanas no primeiro dia de prova.
A segunda etapa das provas acontece no próximo domingo (10), quando os candidatos respondem a 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza. De acordo com dados do Inep, o estado possui 69.376 inscritos.
Related Posts

Vestibular Indígena 2025: Unicamp e UFSCar abrem inscrições; veja como se inscrever
Inscrição é gratuita, voltada para estudantes indígenas que fizeram escola pública e deve ser feita pela internet até 29 de novembro. Provas acontecem em seis cidades no Brasil. Estudantes durante prova do vestibular indígena da Unicamp
Antoninho Perri/SEC Unicamp
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriram nesta sexta-feira (1º) as inscrições para o processo seletivo para o Vestibular Indígena unificado 2025.
Podem se inscrever gratuitamente todos os estudantes indígenas que fizeram escola pública. As provas acontecem em seis cidades no Brasil. Ao todo, são 195 vagas para este vestibular. As inscrições vão até dia 29 de novembro e devem ser realizadas pelo site.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Vagas
As universidades disponibilizam neste processo 195 vagas, divididas entre a Unicamp (130) e a UFSCar (65). Os candidatos podem escolher até dois cursos durante a inscrição, sendo um em cada instituição.
O inscrito p..

Curso online para o Encceja abre inscrições nesta segunda; veja como participar
Iniciativa da Fundação Roberto Marinho, realizada em parceria com o Instituto Equatorial, é gratuita e conta com aulas online de todas as disciplinas exigidas pelo currículo de educação básicas. Encceja, exame em busca de certificação de ensino.
Thiago Ataíde
A partir desta segunda-feira (17), pessoas que interromperam os estudos e desejam concluir a educação básica podem se inscrever no SEJA, curso preparatório da Fundação Roberto Marinho para o Exame para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).
A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Equatorial, é gratuita e conta com aulas online de todas as disciplinas exigidas pelo currículo de educação básicas. As inscrições podem ser feitas no site na fundação, a partir das 12 horas. As atividades terão início em 31 de março.
➡️O Encceja é realizado para avaliar competências e habilidades de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame, elaborado pelo Inep, será aplicado no dia 3 de..

Atacada por ‘largar’ medicina, Manu Cit explica saída de curso, desmente reprovação e cita ameaças de morte
Jovem de 20 anos, com mais de 3 milhões de seguidores, estava no 4º semestre da UFRJ. Perfis nas redes sociais afirmam que rotina saudável 'vendida' pela jovem – que acordava às 4h da manhã para fazer exercício e conciliar com a universidade – não era sustentável. Influencer Manu Cit justifica por que abandonou curso de medicina
Aos 20 anos, a influenciadora Manuela Cit está sendo criticada nas redes sociais por ter anunciado, na quarta-feira (11), que desistiu do curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela estava no 4º período e havia sido aprovada assim que terminou o ensino médio.
➡️Usuários do TikTok e do Instagram alegam que Manu “vendia” aos seus mais de 3 milhões de seguidores uma rotina insustentável a médio prazo: ela acordava às 4h da manhã todos os dias, corria na praia, estudava em período integral (das 8h às 17h), ia da universidade direto para a academia, treinava mais um pouco, revisava os conteúdos das aulas, preparava refeições pr..