Segundo o MEC, a decisão foi para dar mais tempo para os interessados garantirem a participação no exame. Saiba como fazer a inscrição. Cadernos de provas do primeiro dia da segunda aplicação do Enem 2016
Divulgação/Ari de Sá
O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi prorrogado até 13 de junho, segundo o Ministério da Educação (MEC). O prazo terminaria às 23h59 desta sexta-feira (6).
Segundo o MEC, a decisão foi para dar mais tempo para os interessados garantirem a oportunidade. A pasta também disse que fará uma grande mobilização nos estados para incentivar a inscrição no exame.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção dos municípios Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro.
Quem não obteve isenção da taxa de inscrição deve fazer o pagamento de R$ 85 até 11 de junho, via boleto bancário, PIX ou cartão de crédito.
Passo a passo da inscrição no Enem 2025
Acesse a Página do Participante e clique em 'Inscrição' (ATENÇÃO: a inscrição deve ser feita unicamente pelo site enem.inep.gov.br/participante).
Selecione a imagem indicada nas orientações do desafio.
Informe o CPF, data de nascimento e clique em 'Iniciar a inscrição'.
Confira seus dados, leia as orientações e clique em 'Próximo'.
Informe o nome do pai ou selecione 'Não quero declarar'.
Preencha os dados de sexo, raça/cor, estado civil e nacionalidade.
Informe seu estado e município de nascimento.
Insira o CEP e clique em 'Próximo'.
Confirme o endereço e complemento.
Informe se precisa de recurso de acessibilidade e diga qual.
Participantes travestis, transexuais ou transgêneros que têm nome social cadastrado na Base da Receita Federal pode escolher nesta etapa o uso do nome social.
Escolha o idioma da língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).
Informe a situação de ensino médio.
Responda o questionário socioeconômico.
Informe telefone e e-mail para contato.
Escolha o município de aplicação da prova.
Envie uma foto do participante.
Confirme as informações pessoais e as escolhas de língua estrangeira, município para realização do exame.
Clique em 'Enviar Inscrição'.
Confira o comprovante e o número de inscrição.
Faça login na Página do Participante com CPF e senha do gov.br.
Clique em 'Pagamento/Isenção' e baixe o boleto de pagamento.
Escolha a forma de pagamento e pague a taxa de inscrição — é possível também pagar com PIX ou cartão de crédito, no aplicativo do banco, em uma agência bancária ou na casa lotérica.
Related Posts

‘Homeschooling’: STF mantém inconstitucionalidade de lei que permitia ensino domiciliar no DF
DF foi primeira unidade da federação a criar normas sobre tema. Decisão do Supremo diz que ensino domiciliar só pode ser criado e regulamentado por meio de lei federal. Crianças desenhando, em imagem de arquivo
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a inconstitucionalidade da lei que permitia a educação domiciliar, o chamado “homeschooling”, no Distrito Federal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A lei havia sido sancionada pelo governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB), em dezembro de 2020. O DF foi a primeira unidade da federação a criar normas sobre o tema.
No entanto, uma decisão do STF de 2018 diz que o ensino domiciliar só pode ser criado e regulamentado pelo Congresso Nacional, por meio de lei federal.
“Por isso, qualquer legislação municipal, estadual ou distrital que o adote será inconstitucional, por invadir a competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação”, in..

Quais matérias vão cair no primeiro dia do Enem?
Exame teve aumento de mais de 1 milhão de inscritos em comparação com a última edição. Candidatos farão prova nos dias 3 e 10 de novembro em mais de 10 mil locais de aplicação. Candidatos do Enem 2023 no campus da Universidade Paulista (UNIP), em São Paulo (SP).
CELSO LUIX/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. A edição tem 4,3 milhões de candidatos inscritos.
As matérias, ou disciplinas, que caem no primeiro dia de prova são:
linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
ciências humanas; e
redação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Enem no WhatsApp
Abaixo, nesta reportagem, o g1 reúne todas as informações que os estudantes precisam saber sobre o exame, como datas, horários, o que pode e o que não pode levar e dicas sobre o conteúdo das provas e análise da redação. Confira abaixo:
🗓️ Datas das provas
O Enem 2024 será aplicado apenas na versão impressa em mais de 10 mil loc..

Reaplicação do Enem 2024: tema da redação é ‘desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro’
Prova é dirigida a quem perdeu a primeira versão por problemas de infraestrutura ou de saúde, por exemplo. Pessoas privadas de liberdade também prestam o exame nesta terça (10) e na quarta (11).
Redação do Enem é aplicada no primeiro dia de provas
Agência Brasil
O tema da redação na reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 é “Desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro”.
Na aplicação comum, em novembro, os candidatos tiveram de escrever sobre “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
'Levo livros para a cela onde moro': conheça as histórias de detentos que fazem o Enem de dentro do presídio
Quem participa da reaplicação do Enem?
A prova, aplicada em 10 e 11 de dezembro, é voltada para:
pessoas privadas de liberdade (Enem PPL);
candidatos que não compareceram ao primeiro domingo de provas (03/11) porque estavam com doenças infectocontagiosas (tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemop..