
Enem 2025: local de prova é divulgado; saiba como consultar
Participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem consultar seu local de prova. A informação está disponível no cartão de confirmação de inscrição, disponibilizado nesta quinta-feira (23) na página do participante.
Para conferir o cartão de confirmação, é preciso acessar a página do participante (enem.inep.gov.br/participante), utilizando o login gov.br (CPF e senha).
Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2025 já está disponível.
Reprodução
👉O que é cartão de confirmação? É o documento em que o candidato pode consultar o local de prova. Lá, também estarão escritos o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), as datas do exame e as solicitações de atendimento especializado (no caso de pessoas com deficiência ou lactantes, por exemplo) e de tratamento por nome social.
Mais sobre o cartão de confirmação
Cartão de confirmação do Enem 2025
Reprodução
A apresentação do cartão de confirmação nos dias de prova não é obrigatória, mas o Inep recomenda que o candidato imprima e leve o documento consigo, para conferir as informações, se necessário.
👉 Após consultar o cartão de confirmação, as dicas são:
pesquisar o endereço do seu local de prova;
verificar a distância e o tempo de deslocamento;
e, se possível, simular o percurso em um domingo, quando o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes.
🚨 O portão fecha às 13h, mas a orientação do Inep é chegar às 12h ao local de prova.
Redação do Enem ou 'cover' de Machado de Assis?
Sobre o Enem 2025
🗓️ Datas das provas
O Enem 2025 será aplicado em dois domingos de novembro (menos em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão em 30 de novembro e 7 de dezembro).
9 de novembro
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas; e
redação.
16 de novembro
45 questões de matemática; e
45 questões de ciências da natureza.
🖋️ O que levar no dia da prova
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não o apertem.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
Horários de aplicação (no fuso de Brasília)
Portões abrem às: 12h
Portões fecham às: 13h
Prova começa às: 13h30
Aplicação da prova no 1º dia acaba às: 19h
Aplicação da prova no 2º dia acaba às: 18h30
O candidato só deixa o local de aplicação com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
LEIA TAMBÉM:
Enem: os 7 principais erros que os candidatos cometem na redação
Related Posts
Medicina, Psicologia e Relações Internacionais continuam os cursos mais concorridos da Fuvest também para 2025; veja a lista
Ao todo, 107.330 pessoas se inscreveram para o processo seletivo de 2025 da maior universidade pública do Brasil, incluindo 11.213 treineiros. 1ª fase deve ocorrer em 17 de novembro deste ano. Confira o calendário geral. Estudantes realizaram a primeira fase da Fuvest em 2023
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
A Fuvest divulgou nesta quinta-feira (24) a relação de candidatos por vagas da próxima edição do vestibular que dá acesso para a Universidade de São Paulo (USP).
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Como em anos anteriores, cursos na área de saúde continuam sendo altamente procurados, o que reflete uma tendência de mercado de trabalho voltada para a saúde, bem-estar e saúde mental.
Medicina segue como o curso mais concorrido, com uma relação de 96,5 candidatos por vaga, uma diminuição em relação ao ano passado, quando a relação era de 117,6 (veja abaixo).
Ao todo, 107.330 pessoas se inscreveram para o processo seletivo de 2025 da maior univers..
A menina prodígio de 10 anos que virou a mais jovem mestre de xadrez
Bodhana foi selecionada para fazer parte da equipe feminina da Inglaterra nas Olimpíadas de Xadrez em 2024
BBC
Uma prodígio do xadrez de 10 anos, do noroeste de Londres, se tornou a pessoa mais jovem a ganhar o título de mestre internacional feminina..
Veja como calcular a nota do Enem e por que a TRI pode prejudicar quem utiliza ‘chutômetro’
Método de correção chamado Teoria de Resposta ao Item avalia a coerência no desempenho. Candidato terá menos pontos se acertar as questões muito difíceis, mas errar as mais fáceis. “Chutar” as respostas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode não ser uma boa estratégia para tentar garantir uma nota alta: há o risco de o desempenho final do candidato ser prejudicado.
Mas por quê? É que a nota final não é simplesmente a soma do número absoluto de acertos. O método de correção usado na prova, chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI), prioriza o desempenho que for coerente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Enem no WhatsApp
Dois alunos que acertarem exatamente o mesmo número de perguntas podem tirar notas diferentes. O raciocínio por trás disso é que, se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente “chutou” as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou as fáceis, mas errou as mais complexas (veja..
