Edital ainda não foi publicado, mas Camilo Santana, ministro da Educação, adiantou informações em um post do Instagram. Enem será aplicado em novembro, como nos últimos anos
Pexels
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (9) que o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será publicado nos próximos dias. Mas já adiantou que:
as inscrições ficarão abertas de 26 de maio a 6 de junho;
as provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro.
Disciplinas e horários
Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos. Se não houver, no edital, nenhuma alteração no formato da prova, a distribuição de disciplinas será a seguinte:
9 de novembro
O candidato deverá fazer:
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas;
redação.
16 de novembro
A prova trará:
45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília), seguidos nos últimos anos:
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
Para que serve o Enem?
As notas do Enem podem garantir vaga em instituições de ensino superior públicas ou privadas, tanto no Brasil quanto no exterior. Confira as formas de acesso:
Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seleciona estudantes para vagas em instituições públicas, com base na nota do Enem.
Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares. A aprovação também depende do resultado do Enem.
Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que "empresta" dinheiro para os estudantes pagarem as mensalidades no ensino privado, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura. O crédito pode cobrir total ou parcialmente a mensalidade do curso. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem.
Instituições privadas: Algumas faculdades também oferecem vagas ou descontos nas mensalidades a partir da nota do Enem. Geralmente, o candidato não precisa prestar outro vestibular.
Universidades no exterior: O Ministério da Educação possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, que aceitam o Enem no processo seletivo. Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local. É preciso pesquisar diretamente no site das universidades.
Related Posts

Sírio-Libanês lança curso de graduação em Medicina; veja valor da mensalidade
Aprovada com nota máxima pelo MEC, graduação oferecerá 100 vagas por ano. Proposta é investir em formação médica com foco em inovação, prática desde o primeiro semestre e abordagem humanizada. Faculdade Sírio-Libanês passa a oferecer curso de medicina
Sarah Daltri/Divulgação
A Faculdade Sírio-Libanês — da mesma mantenedora do Hospital Sírio-Libanês (SP), um dos mais renomados da América Latina — anunciou nesta semana que recebeu autorização do Ministério da Educação (MEC) para a abertura de um curso de medicina. Até então, a instituição oferecia apenas Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina.
💰Quanto vai custar? As mensalidades custarão R$ 12.400. A faculdade adiantou que serão 100 vagas por ano, sendo 10% delas com bolsa integral.
RANKING: Mensalidade do curso de medicina mais caro do país é de quase R$ 16 mil
🩺Qual é a duração do curso? O bacharelado terá duração de 12 semestres e carga horária de 8.600 horas.
🏥Quando a primeira turma começará a estudar? As inscrições par..
Alunos brasileiros leem muito devagar, não entendem frases e sentem vergonha, alertam professores; uso de telas agrava problema
Entenda por que falta de fluência na leitura pode atrapalhar autoestima e desempenho escolar dos estudantes. Problemas na alfabetização: o que é fluência leitora e por que ler devagar é preocupante
Sabe quando a criança está começando a ser alfabetizada e ainda não consegue ler com ritmo? Em voz alta, ela decifra sílaba por sílaba, bem vagarosamente: “A caaaaa-saaaa é boo-nniii-taa.”
É uma etapa natural do processo de aprendizagem. O problema é que, no Brasil, alunos estão chegando ao 4º ou 5º ano ainda com essa dificuldade, alertam acadêmicos, especialistas em educação e professores ouvidos pelo g1.
🚨E por que isso é preocupante? Os estudantes levam tanto tempo para chegar ao final de uma frase que esquecem o que estava escrito no comecinho da sentença. Resultado: não conseguem entender histórias, legendas de filmes ou placas de rua.
Ouça exemplos reais de dois alunos lendo o mesmo texto e perceba a diferença:
“No topo de uma montanha solitária, um lobo chamado Lúcio vivia em sua..

Fernanda Torres se inspira em influencer americana que viralizou ao ler Machado de Assis e estreia no TikTok com dicas de livros
Atriz brasileira elogiou a tiktoker Courtney Henning Novak, que fez com que autor entrasse para a lista de livros mais vendidos da Amazon após sua resenha. Fernanda Torres se inspira em influencer americana que viralizou ao ler Machado de Assis e estreia no TikTok com dicas de livros
Reprodução/TikTok
Fernanda Torres é a mais nova tiktoker. A atriz brasileira entrou para a plataforma inspirada em Courtney Henning Novak, uma influencer americana que viralizou após fazer uma resenha elogiando Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Novak também leu Dom Casmurro, inspirada pelas dicas dos brasileiros. Depois das resenhas da influencer, Biblioteca Machado de Assis – Box com 3 Livros entrou para o primeiro lugar na lista da Amazon na categoria de Livros de Movimentos e Períodos Literários.
Eu queria aproveitar essa minha estreia pra falar de uma das coisas mais legais que acontece dentro dessa plataforma que foi a viralização do 'Brás Cubas', do Machado de Assis. Isso é uma coisa extra..