Mesa está marcada para começar às 17h, no Anfiteatro da Estação das Docas, em Belém, no Palco LED Inova. O g1 também fará a transmissão de todo o evento. Veja os destaques do g1 Pará com Taymã Carneiro nesta terça, 26/11/24
O g1 vai participar de um painel durante o Festival LED – Luz na Educação, que ocorre pela primeira vez em Belém do Pará nesta quarta-feira (27).
Festival LED em Belém: saiba como assistir à transmissão do g1
A mesa "Bem informado, bem preparado: a importância da informação no dia a dia" está marcada para começar às 17h, no Anfiteatro, onde será o Palco LED Inova – confira a programação completa.
O Festival LED é totalmente gratuito e uma realização da Globo e da Fundação Roberto Marinho, com apoio da TV Liberal e do Futura e parceria estratégica com o SEBRAE.
Entre os convidados na edição Belém estão Sandra Annenberg, Fafá de Belém e Poliana Abritta. O evento será transmitido ao vivo pelo g1 e ficará disponível no Globoplay.
Na conversa do g1 na programação estarão:
dra. Diana Lemes Ferreira, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (Uepa), especialista em educação e vencedora do prêmio Professores do Brasil;
Gil Sóter, jornalista e editora do g1 Pará, premiada por reportagem sobre empreendedorismo socioambiental;
e Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, responsável pelo programa Educamídia, que trabalha para promover a educação midiática.
A mediação será com o editor do g1 Pará, Taymã Carneiro. O jornalista explica que a intenção é falar sobre como é possível se tornar consumidor mais crítico e consciente de informação, diante de tantas notícias que chegam no cotidiano.
"A educação é o norte de toda a programação do Festival LED e ela possui algo em comum com o trabalho feito por nós, jornalistas, que é ajudar o cidadão enxergar os fatos sob um olhar crítico. Isso vai ser exatamente um dos pontos principais da mesa do g1, como se manter bem informado diante de tantas notícias falsas que nos chegam e estar preparado", comenta.
A professora Diana Ferreira acredita que o festival "será uma festa pedagógica".
"Minha expectativa é de muita aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos e saberes", afirma.
Para Patrícia Blanco, o tema da mesa é pertinente, "pois estar bem informado hoje é questão de sobrevivência".
"Saber onde buscar informações confiáveis, identificar a fonte e saber diferenciar conteúdos é condição imprescindível para não cair em golpes ou acreditar em conteúdos que desinformam e podem causar tanto danos pessoais, como também para toda a sociedade".
g1 Jogos no LED
Além do painel, o g1 que é parceiro do Movimento LED também disponibilizará QR CODES que darão ao público a oportunidade de curtir intervalos com o g1 Jogos.
O objetivo da iniciativa é proporcionar momentos de diversão e leveza ao mesmo tempo em que desenvolve a concentração e raciocínio lógico.
Enquanto os visitantes aguardam para entrar nas ativações, poderão acessar a editoria, que é uma das mais consumidas do portal, e escolher passatempos como ‘Soletra’, ‘Dito’, ‘Sudoku’, ‘Palavras-Cruzadas’ e ‘Caça-Palavras’.
Festival LED em Belém será nesta quarta-feira; veja os detalhes
MAIS VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Related Posts

Harvard segue como a universidade com a melhor reputação; Brasil tem USP e Unicamp na lista
Ranking considerou a opinião de acadêmicos sobre excelência em ensino e pesquisa. e histórico de publicação para eleger as 300 instituições do mundo com melhores reputações. Foto de 2019 mostra alunos perto da biblioteca Widener, na Universidade Harvard, nos EUA
Charles Krupa/Arquivo/AP Photo
A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, segue sendo considerada a instituição de ensino superior com melhor reputação do mundo. O título foi concedido pela revista britânica Times Higher Education (THE). É o 14º ano consecutivo que Harvard ocupa a primeira colocação do ranking.
Ainda no pódio estão o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, também dos EUA, e Universidade de Oxford, do Reino Unido.
As únicas instituições do top 10 que são de outros países são a Universidade de Tsinghua, da China, que ocupa a 8º colocação, e a Universidade de Tóquio, no Japão, na 10ª.
Confira o top 10 de universidades com melhores reputações de 2025:
Universidade de Harvard (Estados Unidos)
Instituto de Tec..

Reaplicação do Enem 2024: tema da redação é ‘desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro’
Prova é dirigida a quem perdeu a primeira versão por problemas de infraestrutura ou de saúde, por exemplo. Pessoas privadas de liberdade também prestam o exame nesta terça (10) e na quarta (11).
Redação do Enem é aplicada no primeiro dia de provas
Agência Brasil
O tema da redação na reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 é “Desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro”.
Na aplicação comum, em novembro, os candidatos tiveram de escrever sobre “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
'Levo livros para a cela onde moro': conheça as histórias de detentos que fazem o Enem de dentro do presídio
Quem participa da reaplicação do Enem?
A prova, aplicada em 10 e 11 de dezembro, é voltada para:
pessoas privadas de liberdade (Enem PPL);
candidatos que não compareceram ao primeiro domingo de provas (03/11) porque estavam com doenças infectocontagiosas (tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemop..

Jovens fazem faculdade de ‘influencer digital’ na Irlanda
Curso “Criação de conteúdos e redes sociais” tem duração de 4 anos; com aulas de empreendedorismo, narração de histórias, análise de dados e produção de podcasts. Denisa Lacinova, de 19 anos, participa de aula de 'influencer digital' na Irlanda
Paul Faith/AFP
“Muitos pensam que ser 'influencer' é fácil, que basta publicar vídeos no TikTok. É muito mais que isso!”, assegura Marta Hughes, aspirante a viver dessa profissão contemporânea e que se prepara para isso em uma universidade irlandesa.
Desde setembro, a jovem acompanha as aulas dessa nova formação, chamada “Criação de conteúdos e redes sociais”, ministrada durante quatro anos na Universidade Tecnológica do Sudeste (Setu), em Carlow, a 80 km de Dublin.
A carreira de “influencer” apareceu recentemente, mas atrai muitos jovens da Geração Z, nascidos entre 1997 e 2012.
A ex-produtora de televisão Irene McCormick contou à AFP que começou oferecendo um curso intensivo de verão ministrado por tiktokers, que atraiu ..