Centenas de estudantes estão sendo informados de que suas matrículas foram postergadas para o segundo semestre de 2025 ou para o primeiro semestre de 2026. Situação é prevista em edital. FIES
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Quem for convocado para preencher as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento ao Estudantil (Fies) até 9 de abril NÃO tem garantia de que vá começar a estudar ainda no primeiro semestre de 2025. A data é o prazo limite para que os convocados da lista de espera preencham as vagas remanescentes do programa.
📆 O Fies é um programa de financiamento de mensalidades em instituições de ensino superior privadas, cuja seleção é feita a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que funciona como um empréstimo. Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.
Apesar de o programa ter um calendário de pré-seleção e confirmação de documentação próprio, as instituições de ensino têm calendários independentes. Por isso, caso uma instituição considere que os alunos matriculados pelo Fies podem ser prejudicados por conta dos prazos, o início do curso para estes estudantes pode ser postergado por até dois semestres.
É o que está acontecendo, por exemplo, com candidatos aprovados para o curso de Medicina na Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo. Estudante de diversos campi estão sendo informados de que suas matrículas foram prorrogadas para o segundo semestre de 2025 ou para o primeiro semestre de 2026.
Segundo relatos feitos nas redes sociais, os candidatos precisam assinar um requerimento de postergação para garantir o financiamento no semestre indicado pela universidade.
O g1 procurou a Uninove para saber quantos estudantes tiveram suas matrículas postergadas e qual a orientação para estes casos, mas não teve resposta até a publicação da reportagem.
Relatos apontam que mais de 130 estudantes de pelo menos quatro campi tiveram as matrículas adiadas para o segundo semestre de 2025, e pelo menos outros 86 alunos de outras duas unidades devem iniciar o curso em 2026.
O edital do Fies prevê que a postergação da matrícula pode ocorrer:
Excepcionalmente, nos casos em que a matrícula do candidato pré-selecionado for incompatível com o período letivo da IES [instituição de ensino superior] , o que pode resultar em sua reprovação por faltas, (…) essa Comissão deverá registrar a referida inscrição no sistema SisFies e postergar a sua conclusão para o semestre ou ano letivo seguinte, considerada a organização dos ciclos acadêmicos adotada para o respectivo curso/turno/local de oferta/IES.
Procurado pelo g1, o Ministério da Educação (MEC) não indicou nenhum problema no procedimento realizado pela universidade. "A postergação da inscrição é um procedimento específico de cada instituição de ensino". que participa do Fies, uma vez que é necessário considerar as diferenças dos calendários acadêmicos que cada instituição possui", disse a pasta em nota. [Veja a íntegra mais abaixo].
Para garantir a vaga nos próximos semestres, os candidatos que tiverem suas matrículas postergadas deverão reenviar a documentação quando solicitado, e estarão sujeitos a uma nova análise, de acordo com um novo edital do programa que ainda deve ser publicado.
Datas do Fies 2025
Resultados (pré-selecionados): 18 de fevereiro.
Complementação das inscrições dos pré-selecionados: 19 a 21 de fevereiro.
Convocação da lista de espera: 25 de fevereiro de março a 9 de abril.
O que diz o MEC
A postergação da inscrição é um procedimento específico de cada instituição de ensino que participa do Fies, uma vez que é necessário considerar as diferenças dos calendários acadêmicos que cada instituição possui. Nesse contexto, também existem outras instituições que realizaram esse procedimento ou ainda podem postergar a inscrição dos estudantes pré-selecionados no Fies para o 1° semestre de 2025, de acordo com o que está previsto no edital. Conforme o subitem 9.1.2 do Edital nº 3, de 15 de janeiro de 2025, os estudantes que tiveram a inscrição postergada para os próximos semestres letivos do curso, ou seja, 2° semestre de 2025 ou 1° semestre de 2026, deverão aguardar o prazo para a complementação das inscrições postergadas e dar continuidade aos seus processos até a contratação do financiamento. As datas dos períodos para realização do procedimento de complementação das inscrições postergadas, conforme já previsto no edital citado, serão definidas nos próximos editais dos processos seletivos do Fies, tanto aquele para o segundo semestre de 2025 como também para o primeiro semestre de 2026. A pré-seleção estará condicionada ao atendimento dos demais requisitos, prazos e procedimentos para concessão do financiamento.
VÍDEOS DE EDUCAÇÃO E PODCAST
E
Related Posts
2º dia de Enem 2024: estudantes relatam apreensão e nervosismo para provas de matemática e ciências da natureza, em Belém
No Pará, mais de 240 mil candidatos, distribuídos por 81 municípios, se inscreveram para fazer as provas neste domingo (10). Enem 2024 – Domingo (10) – Belém (PA) – Segundo dia de provas tem clima tranquilo.
Eduardo Quemel/g1
Em meio ao calor neste segundo dia de provas do Enem 2024, muitos estudantes relataram apreensão e nervosismo com as provas de matemática e ciências da natureza, em Belém.
No Pará, mais de 240 mil candidatos, distribuídos por 81 municípios, se inscreveram para fazer as provas neste domingo (10).
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
Vívian da Silva Ribeiro, de 44 anos, mora no bairro da Marambaia, em Belém, e tenta passar no curso de história da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ela diz que este 2° será mais difícil por conta das disciplinas de exatas.
“Estou bem tensa e bem ansiosa, coisa que não aconteceu no primeiro dia. Naq..
Governo da Bahia abre inscrições para auxílio permanência estudantil nas universidades públicas estaduais
Prazo começou nesta segunda-feira (19) e termina no dia 18 de setembro. Governo da Bahia abre inscrições para auxílio permanência estudantil nas universidades públicas estaduais
Claudionor Júnior
As inscrições para a seleção do segundo semestre do programa de auxílio permanência Mais Futuro foram abertas nesta segunda-feira (19) e prosseguem até 18 de setembro, através da internet.
Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), a iniciativa é direcionada a estudantes universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal.
Além disso, os candidatos devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação presencial em uma das quatro universidades estaduais da Bahia (UNEB, UESC, UESB e UEFS) e não podem ter concluído nenhum outro curso de nível superior.
📱 NOTÍCIAS: Faça parte do canal do g1 Bahia no WhatsApp
O auxílio permanência corresponde ao valor de R$ 400 para o perfil básico, ..

Matrículas em creches ‘desaceleram’ e ficam distantes da meta do MEC em 2024, diz Censo
De 2023 para 2024, houve um aumento de apenas 1,5% no número de crianças de 0 a 3 anos em creches. Crescimento precisa ser mais acentuado para chegar ao menos perto da meta estabelecida pelo Plano Nacional da Educação (PNE). Creches deixaram de ser vistas como locais com foco somente nos cuidados básicos. Na foto, bebês da CEI Indianópolis tomam café da manhã.
Marcelo Brandt/G1
De 2023 para 2024, o número de crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches (públicas e privadas) aumentou apenas 1,5% (de 4,12 milhões para 4,18 milhões), de acordo com dados do Censo de Educação Básica, divulgados nesta quarta-feira (9).
➡️É um ritmo muito abaixo do que seria necessário para que o país atingisse a meta de 5 milhões de alunos, mencionada pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado.
“O Plano Nacional de Educação (PNE) propõe que, no seu horizonte [2024], o atendimento chegue a 50% dessa população [de 0 a 3 anos], o que representa uma ampliação dos atuais 4,1 milhões em 2023 para algo em..