
Prazo para renegociações de dívidas do Fies segue até 31 de dezembro de 2026
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (4), o resultado das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2025.
Os candidatos podem conferir se foram pré-selecionados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: https://acessounico.mec.gov.br/. Basta clicar em "Fies" e fazer o login com a conta gov.br.
Nesta edição, foram ofertadas mais de 58 mil vagas, distribuídas entre 10.319 cursos e turnos de graduação de 690 instituições privadas.
📅 Entrega de documentos
Segundo o edital nº 21/2025, os estudantes pré-selecionados devem comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição onde foram aprovados entre os dias 5 e 6 de novembro.
Nessa etapa, será necessário comprovar as informações prestadas na inscrição, de forma presencial ou digital.
As vagas remanescentes são aquelas que sobraram após as etapas regulares de seleção do programa. Elas são destinadas a candidatos que consigam frequentar as aulas e concluir o segundo semestre letivo de 2025 no curso e turno escolhidos.
🎓 Reserva de vagas
Fies: resultado das vagas remanescentes é divulgado
Pexels
Metade das vagas remanescentes é reservada a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) — conforme as regras do Fies Social.
Esses estudantes podem financiar até 100% dos encargos educacionais. A identificação é feita automaticamente pelo sistema, com base em dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).
Também há reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, de acordo com a proporção da população desses grupos em cada estado, segundo o IBGE.
No caso de pessoas com deficiência, é exigido laudo médico com o código da Classificação Internacional de Doenças (CID).
ℹ️ O que é o Fies?
Criado pela Lei nº 10.260/2001, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do MEC que oferece crédito para cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É como um empréstimo para que o aluno só pague as mensalidades após se formar.
Related Posts
Estudante aprovada em medicina e que tirou nota mil na redação do Enem ensina como estudar em casa: ‘foco e determinação’
Maitê Maria estudou por quatro anos até passar no curso dos sonhos em duas universidades federais. A jovem conta quais os métodos e atividades que a levaram à aprovação. Maitê Maria, estudante de medicina que tirou nota mil na redação após estudar em casa
Maitê Maria / Arquivo pessoal
Maitê Maria estudou durante quatro anos até ser aprovada em medicina, o curso dos sonhos dela. Parte dessa preparação, que inclusive a fez alcançar nota mil na redação do Enem, aconteceu em casa. Por isso, g1 conversou com a estudante, que dá dicas para quem que estuda da mesma forma.
Ao longo dessa jornada, a jovem, de 23 anos, foi aprovada para medicina por meio do Sistema de Seleção Unificada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde estuda atualmente. Confira abaixo as dicas e conselhos que ela dá:
Como organizar o tempo para estudar ⏳
Um dos passos mais importantes dos estudos de Maitê para o Enem foi a organização do tempo.
“Criei meu próp..
O que muda no ensino de matemática após novo decreto do MEC?
‘Mostre o quão alto você é’: trend tem dois erros de matemática
O decreto que institui o Compromisso Nacional Toda Matemática foi publicado nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial da União (DOU). O objetivo da nova política é fortalecer o ensino da ..
Proclamação da República: como foi a última festa de arromba da monarquia, regada a champanhe, foie gras e música até o sol raiar
Corre em livros de História a seguinte anedota sobre o então imperador Dom Pedro 2º: ao chegar ao baile que acabou sendo o último do seu reinado e da monarquia, no dia 9 de novembro de 1889, tropeçou ao entrar no salão. Ao se reerguer, disse, brincando: “a monarquia tropeça, mas não cai”. Um convite para o baile foi preservado no Arquivo Nacional
Reprodução Arquivo Nacional via BBC
Corre em livros de História a seguinte anedota sobre o então imperador Dom Pedro 2º: ao chegar ao baile que acabou sendo o último do seu reinado e da monarquia, no dia 9 de novembro de 1889, tropeçou ao entrar no salão. Ao se reerguer, disse, brincando: “a monarquia tropeça, mas não cai”.
Não se sabe se a cena de fato aconteceu, mas ela se tornou uma metáfora perfeita daquele momento. A monarquia caiu menos de uma semana depois, com a proclamação da República, data comemorada nesta sexta-feira (15/11).
O baile da Ilha Fiscal, o último e o maior do período imperial, se tornou tão emblemático que virou quase u..
