Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), há cinco terras indígenas no Maranhão onde há focos de incêndios ativos, inclusive na região. Fogo nas Terras Indígenas
Reprodução/ TV Mirante
Há mais de 3 dias, um incêndio atinge a Terra Indígena Canabrava, no Maranhão. Segundo os indígenas, os focos de incêndio se espalharam rapidamente e já destruíram uma plantação de mandioca, aproximando-se das aldeias.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A Terra Indígena Canabrava fica no município de Jenipapo dos Vieiras e ocupa também a área do município de Barra do Corda, às margens da BR-226. Há suspeitas de que o fogo possa ter começado pela rodovia.
Para a líder indígena Alceni Guajajara, a maior preocupação são os animais que já estão sendo atingidos pelo fogo.
“Ontem, deparamos com os animais sendo queimados. Tentamos combater o incêndio, mas não conseguimos. Os caciques vieram até a minha casa, dizendo que em suas aldeias o fogo já chegou e que vários animais já foram queimados. Essa situação não está nada fácil para nossa Aldeia Canabrava”, disse a líder indígena Alceni Guajajara.
Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), há cinco terras indígenas no Maranhão onde há focos de incêndios ativos, inclusive na região. Entre elas estão a Terra Indígena Bacuri, em Grajaú, e a Terra Indígena Canela, além do município de Fernando Falcão.
O g1 solicitou um posicionamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre a situação das terras indígenas, mas não tivemos respostas até a publicação desta reportagem.
MA registra 243 focos de incêndios nas últimas 48 horas
O Maranhão registrou nas últimas 48 horas, 243 focos de incêndio, segundo o programa queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Só em 2024, já foram registrados mais 10 mil focos de incêndio.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão (CBMMA), os municípios que concentram a maior quantidade de focos são Mirador, Carolina e Alto Parnaíba, locais com percentual de baixa umidade relativa do ar.
O Maranhão está sob um decreto que proíbe o uso do fogo para limpeza e manejo das áreas rurais para reduzir os focos de incêndio no estado durante o período de estiagem. O decreto vale até o dia 30 de novembro.
MA registra 243 focos de incêndio nas últimas 48 horas
Related Posts

Duarte promete criar ‘Minha Casa Minha Vida São Luís’ e critica contrato com as empresas de ônibus
Candidato do PSB também falou sobre segurança pública, transporte, moradia, dentre outros temas. Confira a entrevista na íntegra. Duarte Júnior, em entrevista ao Bom Dia Mirante
Reprodução/TV Mirante
O Bom Dia Mirante realiza entrevistas com os candidatos à Prefeitura de São Luís. Nesta quarta-feira (18), o entrevistado foi Duarte Júnior, filiado ao PSB, e que conta com o apoio do PT, PCdoB, PSDB, PSD, União Brasil, Avante, Cidadania, PRD, Podemos, PV e PP.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Duarte tem 37 anos, é natural do Rio de Janeiro e tem formação como advogado e professor universitário. Atualmente, é deputado federal no primeiro mandato. Anteriormente, foi deputado estadual e, entre 2015 e 2018, foi presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
Essa é a segunda vez que Duarte concorre à Prefeitura de São Luís. Disputou as eleições em 2020 e foi para o segundo turno, mas não conseguiu se eleger.
Durante a entrevista a Clóvis Cabal..

Incêndios atinem plantações de açaí e de grãos no Maranhão
Fogo tem atingido plantações e áreas de preservação ambiental em cidades como Imperatriz e Balsas, localizadas no extremo sul do Maranhão. Com os incêndios, famílias que vivem da agricultura sofrem com as perdas na lavoura. Incêndios atinem plantações de açaí e de grãos no Maranhão
Há duas semanas, um incêndio de grandes proporções atinge uma reserva ambiental e tem destruído plantações de celulose, açaí e grãos em cidades do sul do Maranhão.
Em Imperatriz, cidade a 629 km de São Luís, o fogo tem destruído plantações de eucalipto que pertencem a uma empresa de papel e celulose. Nos últimos dias, mais de 1.500 hectares da área foram perdidos nos últimos dias.
Em 2023, por exemplo, a área destruída na região foi de 1.800 hectares. O rastro do fogo e o céu encoberto pela fumaça mostram o tamanho do problema na área que fica localizada no sul do Maranhão.
Incêndio atinge reserva ambiental no sul do Maranhão
Reprodução/TV Globo
Uma equipe da TV Mirante sobrevoou a região que conta com ma..

Brigadistas tentam controlar incêndio de grandes proporções na Serra do Penitente no sul do MA
Ao menos três lavouras com palhadas de milho foram atingidas pelas chamas. Mais de 500 ocorrências de incêndios foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros nos últimos 15 dias no Maranhão. Brigadistas tentam controlar incêndio de grandes proporções na Serra do Penitente
Reprodução/TV Mirante
Há três dias, brigadistas particulares tentam controlar um incêndio de grandes proporções que atinge fazendas na Serra do Penitente, no extremo sul do Maranhão. Ao menos três lavouras com palhadas de milho foram atingidas pelas chamas.
Somente nos últimos 15 dias, o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) já atendeu mais de 500 ocorrências de incêndio em todo o estado. Para tentar controlar as chamas, 150 brigadistas foram enviados para combater os incêndios no interior do Maranhão.
O Maranhão é o estado do Nordeste com o maior número de queimadas registrados, somente nos cinco primeiros dias de setembro, 792 focos foram identificados sendo, sua maioria, localizado no cerrado maranhense.
Incêndio de ..