
'Franquia de agiotagem': veja quem são colombianos foragidos de operação no PI, MA e CE Divulgação/SSP-PI Nomes e fotos de seis colombianos foragidos por participar de um esquema milionário de agiotagem foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, na tarde desta quinta-feira (5). Eles são alvos da segunda fase da Operação Macondo. Os suspeitos foram identificados como Jhon Alexander Marulanda Castro, Carlos Luis Hernández Sánchez, Yaqueline Alzate Arias (conhecida como Milena), Marbyo Alves da Costa, Dany Daniel Paredes Daquilema e Ender Yohel Gonzalez Davila. ✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp Pelo menos 14 pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (5). As investigações apontam que o grupo funcionava como uma espécie de franquia criminosa, com divisão de tarefas e envio do dinheiro arrecadado para um líder. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 1 milhão nas contas dos investigados, para congelar bens e quantias que possam ter origem na agiotagem. "Verificamos que a prática dessa agiotagem era como se fosse uma franquia, onde cada um tinha o território onde ia fazer o empréstimo de dinheiro", afirmou o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta. Colombianos alvos de operação no PI, MA e CE cobravam juros de até 30% Segundo Matheus Zanatta, os suspeitos coagiam e exerciam domínio territorial sobre pequenos comerciantes e trabalhadores informais a quem emprestavam os valores a juros abusivos. "Esses indivíduos presos realmente fazem parte de uma verdadeira organização criminosa, com divisão de tarefas, onde tem a pessoa que entrega o dinheiro pra poder fazer o empréstimo, a outra que empresta os valores, um terceiro que faz a cobrança, um outro que vai fazendo a contabilidade do que já foi cobrado e o que falta a ser cobrado. Essas pessoas são investigadas pelo crime de extorsão e lavagem de capitais, pela agiotagem e pela ameaça", explicou. A ação teve como objetivo reprimir também o uso de violência física e moral contra devedores e familiares. Entre as prisões, 13 ocorreram em Teresina e cidades do Norte e Sul do Piauí, e uma em Petrolina (PE). Além das prisões, as forças de segurança cumpriram 27 mandados de busca e apreensão contra os investigados em Teresina, Campo Maior, Esperantina, Floriano, Oeiras, Amarante, Picos, Timon (MA) e Tianguá (CE). As prisões fazem parte da Operação Macondo, realizada em 2025 contra colombianos e venezuelanos acusados de cobrar dívidas com juros de mais de 30%. Eles distribuíam panfletos oferecendo empréstimos e exigiam o pagamento de multas diárias de até R$ 70. Suspeitos de esquema milionário de agiotagem são presos em operação no PI, MA e CE Divulgação/SSP-PI VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Related Posts
Bloco Tradicional da APAE leva para passarela de São Luís ‘O Fantástico Mundo do Autismo’
1 de 1
Bloco Tradicional da APAE leva para passarela de São Luís ‘O Fantástico Mundo do Autismo’ — Foto: Divulgação/APAE Bloco Tradicional da APAE leva para passarela de São Luís ‘O Fantástico Mundo do Autismo’ — Foto: Divulgação/APAE
Com o samba-enredo “O Fantástico Mundo do Autismo”, o Bloco Tradicional da APAE se apresenta no domingo (25), na Passarela do Samba Chico Coimbra, situada no bairro Areinha, em São Luís, levando uma mensagem de inclusão e respeito para com as pessoas com deficiência intelectual ou múltipla.
Compartilhe esta notícia no WhatsAppCompartilhe esta notícia no Telegram O bloco, que é reconhecido por sua atuação na promoção da inclusão social há 53 anos, vai levar para o desfile mais de 70 participantes, entre jovens, adolescentes e adultos com deficiência.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Neste ano, o público presente no desfile vai poder apreciar a letra, que é de autoria do compositor Ribão Doludo, com direção e produçã..
Homem em situação de rua é assassinado a pedradas na avenida Guajajaras, em São Luís
Equipes da Polícia Militar estiveram no local e constataram a morte da vítima (imagem ilustrativa). Divulgação Um homem em situação de rua foi encontrado morto na madrugada desta quinta-feira (9), na avenida Guajajaras, no bairro Forquilha, em São Lu..
Mãe é condenada a mais de 21 anos de prisão por omissão na morte do filho; bebê de 1 ano e oito meses morreu vítima de maus-tratos no MA
Juliana Dutra foi condenada por homicídio triplamente qualificado e tortura, por omissão, pela morte do próprio filho, identificado como Ícaro Luís Dutra Silva. A criança foi morta pela companheira de Juliana. Bebê de 1 ano e 8 meses morre em Igarapé do Meio; a suspeita é que a criança tenha sofrido maus-tratos e abuso sexual
Reprodução/TV Mirante
Bebê de 1 ano e 8 meses morre em Igarapé do Meio, no Maranhão.
Reprodução/TV Mirante
A jovem Juliana Dutra dos Santos, de 19 anos, foi condenada a 21 anos e três meses de prisão, pela morte do próprio filho de 1 ano e oito meses de idade, identificado como Ícaro Luís Dutra Silva. O crime aconteceu no dia 10 de junho de 2023, em Igarapé do Meio, na região do Vale do Pindaré.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Juliana Dutra foi condenada por homicídio triplamente qualificado e tortura, por omissão. O julgamento foi realizado nessa quinta-feira (5), em Igarapé do Meio, termo judiciário de Monção.
A sessão do Tribunal d..
