A Fundação e o Instituto Estadual Carlos Gomes promovem a 40ª Edição do Festival de Música Brasileira, de 16 a 21 de setembro, na sede da instituição e na Igreja de Santo Alexandre. O objetivo é estimular a prática musical voltada para as raízes musicais brasileiras, e a programação homenageia o patrono da instituição, Antônio Carlos Gomes, com a participação do músico convidado, Hércules Gomes.
Em homenagem à trajetória de Carlos Gomes, o evento promove a palestra do professor e doutor, Jonas Arraes, que é o autor do livro “Tão Longe e Tão Distante – A presença de Carlos Gomes na Belle Époque de Belém do Pará”.
Durante a programação, que ocorre na manhã da segunda-feira (16), às 10h, na Sala Ettore Bosio, o pesquisador Jonas Arraes vai falar sobre a publicação, que reúne informações históricas importantes sobre a trajetória do maestro, o primeiro diretor do Conservatório de Belas Artes, que após a sua morte passou a ser chamado de Conservatório Carlos Gomes.
Durante o evento, o público poderá conferir o talento musical dos alunos dos polos do projeto Música e Cidadania, que há 25 anos proporciona ensino musical de qualidade para transformar a vida de crianças, jovens e adultos de áreas periféricas da Região Metropolitana de Belém, garantindo a inclusão social e oportunidade de aprimoramento musical.
Ao longo da programação, os polos Emaus, Cristo Redentor, Lar de Maria e Associação Filantrópica Icuí Solidário – AFIS realizarão apresentações para celebrar a qualidade e diversidade musical brasileira.
Além disso, o evento também terá a participação especial do músico convidado, Hércules Gomes, que é considerado uma das grandes referências do Choro no cenário nacional. O músico, que ministrará uma masterclass voltada para o gênero genuinamente brasileiro, é um dos grandes pianistas da atualidade, especialmente devido a sua experiência técnica e escolha do repertório voltado para o Choro. Para celebrar os 40 anos do festival, Hércules apresentará o seu talento no recital exclusivo, que ocorre na sexta (20), às 18h, na Sala Ettore Bósio.
Com entrada gratuita, o festival contará com recitais com a participação de alunos, professores e projetos de pesquisa e extensão que apresentarão o repertório elaborado exclusivamente para o evento, que reflete a qualidade musical das grandes obras brasileiras. O encerramento do evento ocorrerá no sábado (21), às 19h, na Igreja de Santo Alexandre com a apresentação da Banda Sinfônica Carlos Gomes e dos corais das turmas de canto coral do instituto.
Serviço:
40º Festival de Música Brasileira
Data: 16/09 a 21/09
Locais: Instituto Estadual Carlos Gomes e Igreja de Santo Alexandre
Entrada gratuita
Programação:
16/09 – Local: Sala Ettore Bosio – Instituto Estadual Carlos Gomes
10h – Abertura oficial com a participação do superintendente
10h – Palestra de Abertura: "Tão Longe e Tão Distante – A presença de Carlos Gomes na belle époque de Belém do Pará" – Prof. Dr. Jonas Arraes
16h – Apresentação dos Polos do Música e Cidadania: Emaús e Cristo Redentor
18h – Homenagem ao patrono Carlos Gomes: Trio Zona de Conforto, alunos de canto lírico da profª Madalena Jorge Aliverti, Grupo Carimbó Galo Duro e Coro Carlos Gomes
17/09 – Local: Sala Ettore Bosio – Instituto Estadual Carlos Gomes
16h – Apresentação dos Polos do Música e Cidadania – Lar de Maria
18h – O Som do Bacharelado – Camerata do Bacharelado IECG, Maurício Gomes e Grupo: Cores da Amazônia, Daniel Vieira-Zharbo, Grupo de Violoncelos do IECG / Profª. Kalyne Valente, Quarteto de Saxofones do Curso de Bacharelado em Música – BacSax Quartet
18/09 – Local: Sala Ettore Bosio – Instituto Estadual Carlos Gomes
10h – Recital matutino – Duo Norte/Sur e alunos da classe das professoras Débora Tavares Gomes Ferreira e Maria de Nazaré Pinheiro
16h – Apresentação do Polo do Música e Cidadania – Emaús
18h – Diversidade musical paraense – Ricardo Smith, Projeto Sons da Identidade, Coro Itacy Silva, alunos da professoras Débora Ferreira e Maria de Nazaré Pinheiro, Banda BORA?, Ayron Yves, Sara Moraes e Maurício Gomes, Terzetto Timbres e Coral de trombones do IECG
19/09 – Local: Sala Ettore Bosio – Instituto Estadual Carlos Gomes
10h às 12h/14h às 16h – Masterclass com o músico convidado Hércules Gomes
16h – Apresentação do Polo do Música e Cidadania – Cristo Redentor
18h – Apresentações do Ensemble de Saxofones Experimental do IECG, Duo de Violoncelos, Quarteto de Cordas e alunos da professora Kalyne Valente, classe de piano dos professores Débora Ferreira, Nazaré Pinheiro e Felipe Andrade Débora Ferreira, Maria de Nazaré Pinheiro e do prof. Felipe Andrade e das classes de flauta doce do prof. José Pedro Martins e musicalização da profª Nandara Nascimento
20/09 – Local: Sala Ettore Bosio – Instituto Estadual Carlos Gomes
10h – Recital Matutino –Camerata de violões experimental de repertório, Daniel Vieira-Zharbo, alunos da profª Kalyne Valente, Duo contrabaixo e violão e Dara Trio
16h – Apresentação do Polo do Música e Cidadania – Afins
18h – Recital com o Músico Convidado Hércules Gomes
21/09 – Local: Sala Ettore Bosio do Instituto Estadual Carlos Gomes
09h – Iniciação Musical – Turmas da professora Jeiza
10h30 – Iniciação Musical – Turmas da Profa Eliane
Local: Igreja de Santo Alexandre
19h – Concerto das turmas de canto coral do IECG e Banda Sinfônica Carlos Gomes.
Related Posts
Instagram ressuscita feed em ordem cronológica
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O feed do Instagram vai passar por novas transformações a partir desta quarta-feira (23) em todo o mundo. Haverá três tipos de feeds:
O “Seguindo”, usado no início da rede social, mas abandonado em 2016, está de volta. Nele serão mostradas apenas as postagens de quem você segue, na ordem cronológica em que elas vão ao ar.
O “Favoritos” mostrará as publicações somente das contas que você selecionar, também em ordem cronológica.
O “Página Inicial” é o que existe atualmente. Ele continuará trazendo uma mistura de conteúdos de pessoas e contas classificados por algoritmos e recomendações, de acordo com a atividade do seu perfil (como likes e interações).
A “Página Inicial” será a visualização padrão, portanto, sempre que acessar o feed, ele é que será exibido primeiro. As mudanças ocorrerão gradualmente a todos os usuários -atualmente, mais de um bilhão.
“Queremos que as pessoas tenham um controle significativo sobre sua experiência no Instagram. Cada um u..
Evento na Alepa discute papel dos produtores paraenses de cultura durante a COP 30 em Belém
A partir do que for discutido no encontro, realizado na Assembleia Legislativa, será elaborada uma carta de reivindicações, que serão apresentadas ao governo do estado Escritores, cantores, compositores e produtores culturais se reuniram na Assembleia Legislativa do Pará, nesta quinta-feira (22), para discutir o espaço que terão na COP 30.
A participação dos artistas na COP 30 tem sido debatida entre a classe desde que o evento foi confirmado na capital paraense.
“A gente precisa dar valor a tudo isso que tem sido construído todos esses anos pelos produtores culturais, pelos artistas, não deixar isso ser apagado, porque tem muita gente de olho aqui, eu não vejo problema nenhum que eles cheguem, mas que respeitem quem tá aqui desde o início”, conta Júlia Passos, cantora e compositora.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A conselheira municipal e estadual de cultura, Cláudia Peniche, que também é cantora, diz que o trabalho dos produtores de cultura ainda não foi incluído nos event..
Você viu? Incêndio em ônibus em garagem de empresa, morte de feirante de São Luís e outras notícias da semana no g1 MA
Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 Maranhão na semana de 3 a 9 de julho.
Domingo (3)
São Luís registrou dois homicídios durante a madrugada de domingo (3), segundo a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA).
Polícia Militar do Maranhão (PMMA)
Reprodução/PM
O primeiro caso, aconteceu no bairro Vila Conceição, na capital. A vítima foi identificada como Joel Colins Oliveira. Segundo a polícia, ele foi alvejado com dois disparos de arma de fogo na cabeça.
Desde a última terça-feira (5), os postos de São Luís já estarão oferecendo a vacina contra a influenza, que é o vírus da gripe. O anúncio foi feito no domingo (3), pelo prefeito da capital, Eduardo Braide, por meio das redes sociais.
Vacina contra gripe é ampliada para público geral em São Luís; e população com 30 ou mais pode tomar 4ª dose da vacina contra Covid
Divulgação/ Prefeitura de São Luís
D..
