Futebol com drones? Conheça jogo que lembra quadribol de Harry Potter
O Globo Repórter desta sexta-feira (21) mostrou como 70 anos após a guerra com os Estados Unidos, o Vietnã vive uma nova revolução — desta vez tecnológica. Em Ho Chi Minh, a maior metrópole do país, estudantes de escolas públicas e privadas experimentam um método inovador para aprender se divertindo: partidas de “futebol de drones”.
A atividade faz parte das aulas de STEAM, que integram ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Duas vezes por semana, estudantes se reúnem para controlar drones em equipe, em um jogo que lembra o quadribol de Harry Potter: vence quem atravessa o arco com a “bolinha high-tech”.
Segundo Huynh Duc Duy, professor da HDFPV Company, a prática vai além da diversão.
“Eles aprendem a trabalhar em equipe, desenvolvem comunicação e raciocínio rápido. Quando voltam para a sala de aula, absorvem melhor o conteúdo”, explica.
O objetivo é despertar paixão pela ciência e mostrar como ela pode melhorar a vida das pessoas.
“É como controlar um carrinho de controle remoto, mas exige prática”, diz o educador.
Para especialistas, iniciativas como essa podem ser um golaço no jogo da educação. O impacto é visível: um estudo internacional revelou que os dez piores alunos do Vietnã tiveram desempenho semelhante aos dez melhores do Brasil.
ACRESCENTAR ASPA ESPECIALISTA SOBRE EDUCAÇÃO LÁ
Veja a íntegra do programa no vídeo abaixo:
Globo Repórter – Saigon: 70 anos da Guerra do Vietnã – 21/11/2025
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
Related Posts
MP pede prisão de ex-funcionária suspeita de desvio milionário em verbas de pesquisa da Unicamp
Suspeita é que Ligiane ainda esteja fora do país. Defesa diz que solicitou a oitiva dela à polícia e chamou pedido de prisão de 'prematuro'. Ligiane Marinho de Ávila, investigada pela Polícia Civil por suspeita de desviar verbas de pesquisa da Unicamp
Reprodução/EPTV
O Ministério Público Estadual (MP-SP) pediu à Justiça a prisão preventiva e a quebra de sigilo bancário da ex-funcionária da Unicamp, Ligiane Marinho de Ávila, suspeita de desvios milionários de verbas destinadas para pesquisas no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp.
A funcionária foi demitida em janeiro da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), onde era responsável por auxiliar os pesquisadores na gestão das verbas, quando as suspeitas vieram à tona. Desde então, é investigada pela Polícia Civil de Campinas e pelo MP-SP.
Os pedidos da Promotoria foram feitos na sexta-feira (30) após o delegado do caso indiciar a ex-funcionária por peculato, que é o crime de desvio de dinheiro público para proveito ..
Enem 2024: veja 5 dicas do que fazer na véspera da prova
Mais de 4,3 milhões de pessoas estão inscritas para o exame que acontece nos dias 3 e 10 de novembro. Após as provas, g1 terá correção ao vivo e gabarito extraoficial. Enem 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro.
Agência Brasil
Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), confira cinco dicas do que fazer na véspera da prova, que começa neste domingo (3)
A principal recomendação para este sábado é descansar e, claro, conferir uma última vez como chegar ao local de prova e separar o que é preciso levar. (Veja mais abaixo).
“Priorizar um momento de lazer e ter uma véspera tranquila vai preparar o corpo e a mente para a maratona do dia seguinte”, explica Lúcio Fernandes, organizador do Cursinho Comunitário de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.
O g1 trará ainda no domingo o gabarito extraoficial das questões e fará a correção da prova ao vivo com professores do Anglo.
Abaixo, veja as dicas para a véspera da prova:
1 – Evite revisar o conteúdo
Com a tensão ca..
Pai e mãe dão apoio ao filho no dia do Enem 2025 com camisas e cartazes com fotos dele: ‘Uma pequena homenagem’
Enem 2025 começa neste domingo para 4,8 milhões de inscritos
Ivone Vieira e Francisco Pereira, pais de Daniel Vieira, estudante que está fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, neste domingo (9), apoiaram o filho em frente ao local da p..
