Histórias reais de trabalhadoras da limpeza urbana de Petrolina e Juazeiro viram tema de livro

Advertisements


Escrito pela jornalista Gislaine Milca, 'Os Caminhos das Margaridas' narra a trajetória de oito mulheres. O livro é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da autora, na Uneb. 'Os Caminhos das Margaridas', da jornalista Gislaine Milca
Divulgação / Editora Letramento
Histórias reais de oito trabalhadoras da limpeza urbana de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia, formam o livro 'Os Caminhos das Margaridas', da jornalista Gislaine Milca. A obra, que é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da autora, descreve o passado, o presente e os anseios pelo futuro dessas mulheres.
Muitas vezes tidas como invisíveis, essas trabalhadoras compartilham sonhos, frustrações, amizades, preconceitos, empoderamento feminino e a desvalorização da profissão. No Brasil, desde a década de 1970, as mulheres que atuam na limpeza urbana são conhecidas como Margaridas.
Formada em jornalismo no ano de 2019, pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, Gislaine Milca, que mora em Petrolina, conta que passou a perceber as Margaridas no caminho até a universidade. O projeto começou a ser construído em 2017.
Gislaine Milca, jornalista e autora do livro 'Os Caminhos das Margaridas'
Bia Braga / Divulgação
Em 'Os Caminhos das Margaridas', o público vai conhecer histórias do passado e presente das oito protagonistas. Durante a obra, a autora acompanhou de perto a rotina de trabalho dessas mulheres.
“Conquistei a confiança delas, que aceitaram participar da pesquisa, e passei a acompanhar o dia de cada uma, desde a saída de casa até as horas em que estavam trabalhando varrendo as ruas”, afirma Gislaine.
Este é o primeiro livro da jornalista. A obra, lançada pela Editora Letramento, está disponível em pré-venda, pela internet.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PEOriginal Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *