
Operação foi retomada após o fim do período chuvoso. O território indígena está entre os mais desmatados na Amazônia. Ibama retoma retirada de rebanho da TI Ituna-Itatá
Marcelo Penalber/Ibama
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) retomou a operação para a retirada de rebanho bovino da Terra Indígena (TI) Ituna-Itatá, que abrande os municípios de Altamira e Senador José Porfírio, região sudoeste do Pará.
Na última sexta-feira (2), 118 bovinos e 12 equinos foram transportados para fora do território indígena, e o Ibama estima que ainda falta retirar cerca de 700 cabeças de gado.
A operação começou em agosto do ano passado e já retirou 2.030 bovinos da Ituna-Itatá. Os trabalhos tinham sido suspensos em decorrência das chuvas na região.
Com a retomada das ações, o Ibama tenta impedir a entrada de novos invasores, combater os crimes ambientais na região e propiciar a regeneração natural da floresta, além de cumprir com uma decisão judicial.
Leia também: Operação prende suspeitos de destruir pontes e carro para impedir combate ao desmatamento em terra indígena no PA
A TI Ituna-Itatá está entre as áreas mais desmatadas da Amazônia e, segundo o Ibama, as ações de fiscalização impediram o avanço do desmatamento e impediu ainda entrada de invasores, que tornavam o local uma área de conflito e ameaças ao processo de demarcação do território indígena.
Área de desmatamento na Terra Indígena Ituna-Itatá, no Pará.
Reprodução / PF (Arquivo)
Em maio deste ano, o ministro Ricardo Lewandowski, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), autorizou o uso da Força Nacional na Terra Indígena.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A ação de retirada dos animais conta com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Mapa localiza a terra indígena Ituna-Itatá
Rodrigo Sanches/G1
O gado retirado da TI Ituna-itatá será doado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), onde os recursos serão revertidos para criação de rebanhos permanentes destinados ao ensino e à pesquisa na fazenda experimental, localizada em Santarém, no oeste paraense.
No ano passado, a Polícia Federal também deflagrou uma operação de combate a criação ilegal de gato e desmatamento da TI. Relembre:
Operação da Polícia Federal mira criação ilegal de gado e desmatamento em Ituna-Itatá
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará
Related Posts
UemaSul divulga editais para contratação de professores substitutos
As inscrições podem ser feitas até 11 de junho. Educação, Letras, Matemática, Física e Engenharia Florestal são áreas contempladas no processo seletivo
Divulgação/UEMASUL
A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) publicou quatro editais de processos seletivos simplificados para contratação de professores substitutos na instituição. As inscrições podem ser feitas até 11 de junho.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Os editais contemplam o Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), campus Imperatriz; o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), campus Imperatriz; o Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Imperatriz e o Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL), campus Estreito.
Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: seletivo.caes@uemasul.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 50 e o resultado final do processo seletivo será divulgado em 14 de julho.
Estão sendo ofertadas duas..
Governo da Paraíba capacita agentes de saúde para aumentar capacidade de vacinação do estado
Primeiras turmas de 2023 aconteceram nos municípios de Santa Cecília, Remígio e Arara. Curso de capacitação vai aumentar capacidade de vacinação da Paraíba
SES-PB/Divulgação
O Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a capacitação de todos os agentes comunitários de saúde (ACS) para fortalecer o calendário vacinal. Serão 135 turmas ao todo e o intuito é melhorar as coberturas vacinais do estado. As primeiras turmas aconteceram nos municípios de Santa Cecília, Remígio e Arara.
A ação faz parte do Projeto Vacina Mais Paraíba e o objetivo é capacitar os agentes com a atualização do calendário vacinal. A capacitação foi iniciada pelos coordenadores de imunização das Gerências Regionais de Saúde e agora eles estão replicando o conteúdo dentro dos municípios.
A SES explica que os agentes comunitários são o elo de ligação entre as famílias e os serviços de saúde, e por isso podem contribuir muito para manter a caderneta da criança atualizada. A capacitação é compost..
Cadeirante viraliza ao dançar reggae no Centro Histórico de São Luís: ‘bailando sobre rodas’
Cadeirante viraliza ao dançar reggae pela primeira vez no Centro Histórico de São Luís
Uma história singular foi registrada nessa semana transformando uma noite comum em um espetáculo de superação e amor. Entre as ruas do Centro Histórico de São Luís, uma cadeirante desafiou as limitações e se debruçou ao amor pela dança.
Compartilhe essa notícia no WhatsAppCompartilhe essa notícia no Telegram Ao som do reggae, Maria Rocha, de 46 anos, ‘bailou sobre rodas’ acompanhada do seu esposo, Eliomar ..
