O festival realiza oficinas e apresentações até dia 15 de setembro. Elenco de artistas do II Festival Internacional de Mulheres Cômicas do Pará
Divulgação
Belém recebe o II Festival Internacional de Mulheres Cômicas do Pará, com programação gratuita que segue até o dia 15 de setembro, na Praça Benedito Monteiro, no bairro do Guamá. O festival promete ser um verdadeiro banquete de risadas, com participações locais, nacionais e internacionais.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Romana Melo, diretora de produção do festival, destaca a importância do encontro para potencializar corpos cômicos e despertar trocas e reflexões, trazendo múltiplas formas de comicidade feitas por mulheres não só de Belém, mas também de outras partes do Brasil e do mundo.
“O festival é um importante momento de realizar encontros e fomentar a arte do riso na cidade. Queremos despertar as potências do trabalho em redes de trocas, pensamento e reflexão, trazendo para o cenário paraense múltiplas formas de comicidades feitas por mulheres na cena de Belém do Pará, e também diálogos com artistas e pesquisadoras mulheres e pessoas não binárias de outras partes do país e do mundo, principalmente da América Latina, buscando fortalecer olhares e práticas feministas a partir do Norte do Brasil", explica a diretora.
A 2ª edição do festival pretende descentralizar o território da cidade, ocupando praças nos bairros e espaços alternativos de atuação artística de Belém. O evento oferecerá uma oficina de comicidade feminina, com Raquel Keké (PE), três espetáculos com Dani Mirini (AC), Raquel Keké (PE) e Darina López (México) e um cabaré com artistas de todo Brasil.
Segundo a integrante da organização do festival, Penélope Lima, todas as ações e atividades fazem parte de um programa de objetivos cuidadosamente e coletivamente propostos. “Nosso trabalho vincula-se aos movimentos artísticos e culturais da região e do estado que promovem a arte e a cultura sem descuidar da íntima relação entre poéticas e políticas na sociedade contemporânea”.
Artistas do II Festival Internacional de Mulheres Cômicas do Pará
Divulgação
Palhaçaria e maternidade
A vivência de Palhaçaria e Maternidade, organizada e ministrada pelas atrizes e integrantes da equipe do II Festival, Paula Barros e Amérika Bonifácio, foi direcionada a mulheres, mães e pessoas que cuidam. A oficina aconteceu no dia 30 de agosto, no espaço Koringa Teatro, em Icoaraci.
De acordo com Amérika, a proposta "alcançou mulheres que trabalham dentro e fora de suas casas, pais, avós, tias e tios que cuidam". O espaço também acolheu as crianças desses cuidadores. “Mulheres que não possuem rede de apoio e nem o pai da criança presente, a vivência também recebemos essas crianças”, explicou Paula Barros.
A vivência palhaçaria e maternidade foi criada com o objetivo de investigar a comicidade de corpos maternos, através das técnicas de palhaçaria. “ A gente quer resgatar o riso de si e do cotidiano. Construir um encontro e um espaço seguro entre mulheres mães que adentraram as mudanças decorrentes do processo de maternar e a partir desse encontro buscamos refletir, investigar e celebrar o corpo materno, bem como proporcionar acolhimento e cuidado a quem cuida", finaliza Paula.
Programação:
12/09/24 (Quinta) – às 20h – Espetáculo Circuluz Brincante (Raquel Franco – PE)
13/09/24 (Sexta) – às 20h – Espetáculo A Criação do Mundo (Darina Robles Pérez – México )
14/09/24 (Sábado) – às 20h- Espetáculo Kakarecos in solo the Tchello (Dani Mirini – AC)
Serviço:
“Vem Cá Tua Graça, Vem!” – II Festival Internacional de Mulheres Cômicas . Horário: às 20h. Local: Praça Benedito Monteiro (Tv. Ezeriel Mônico de Matos, 469-591 – Guamá, Belém – PA, 66075-220).
Related Posts

Pixel 6a. Eis as capas protetoras do novo celular da Google
O Pixel 6a será lançado oficialmente no mercado no final de julho e, antes deste momento, foram partilhadas pela página de Twitter de Max Jambor algumas imagens das capas protetoras que chegarão às lojas pela mesma altura.
As capas em questão parecem ser oficiais da Google, o que significa que estarão disponíveis na loja oficial da empresa quando o Pixel 6a for lançado. Tal como esperado, as capas têm uma abertura na zona do módulo de câmara e poderão ser adquiridas em cinzento ou verde.
Pode ver as imagens destas capas protetoras na galeria acima.

Alagoas completa 20 dias sem registro de novos casos de meningite
Estado permanece com 29 casos confirmados e 11 mortes por doença meningocócica. Neisseria meningitidis, a bactéria que causa a meningite meningocócica.
Wikimedia
Alagoas completou 20 dias sem registro de novos casos de meningite e de mortes causadas pela doença, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta segunda-feira (25), com base nos boletins epidemiológicos divulgados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).
📲 Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1
O último caso da doença no estado foi confirmado no dia 5 e o paciente, um morador de Maceió, já está recuperado, de acordo com a Gerência Estadual de Vigilância das Doenças Transmissíveis.
Com isso, o estado permanece com 29 casos confirmados e 11 mortes pela doença, sendo 27 casos e 10 óbitos em Maceió. O crescimento de casos e mortes na capital levou o Ministério da Saúde a reconhecer o surto de meningite meningocócica.
Vacinação contra meningite
..

No final da carreira, José Aldo se aproxima de cinturão do UFC: ‘Fome de vencer’
José Aldo, aos 34 anos, esbanja a mesma confiança e tranquilidade que um dia o levou ao topo do UFC. Após encerrar uma era de oito anos no peso-pena, o brasileiro se aproxima do topo novamente, agora na categoria dos galos. Ele enfrenta Merab Dvalishvili neste sábado, no UFC 278, nos Estados Unidos. Uma vitória o colocará em uma nova disputa pelo cinturão da organização, dois anos depois de sua derrota para Petr Yan, quando foi desafiante do peso-galo.
Em 2019, Aldo optou por descer de peso no UFC. Ele passou por um momento delicado nos penas, com duas derrotas em disputas de cinturão, contra Max Holloway e Conor McGregor. Com um início delicado na categoria, o lutador mostra alegria ao comentar sobre seu momento no MMA. “Foi um início complicado (no peso-galo). Ajustes de peso, de luta e de estilo de combate. Mas hoje eu me sinto novamente no auge, pronto para qualquer desafio”, afirmou o lutador ao Estadão.
“É diferente dessa vez. Quando era jovem, tinha muita fome de vencer, de de..